Notícias / Mato Grosso

28/01/2019 - 09:25

Governo ‘mira’ motocicletas e inicia série de blitzes para fiscalizar regularidade de veículos

Por Wesley Santiago

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar iniciam, nesta segunda-feira (28), a ‘Operação Motociclista Vivo’, que consiste em uma série de blitzes para fiscalizar a regularidade dos veículos que circulam por Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo, conforme as autoridades, é conscientizar os condutores e reduzir os riscos de acidentes envolvendo motocicletas.

As ações serão concentradas em blitzes educativas e fiscalizatórias, com a verificação de condições de regularidade e circulação dos veículos e condutores e também conscientização para normas de conduta e direção defensiva.
 
“Nosso objetivo, durante as abordagens, exclusivamente aos motociclistas, é observar se está tudo correto com o veículo, o que inclui itens de segurança, como farol, placas, lacres e a documentação. Além disso, o motorista deve estar utilizando o capacete e portar a carteira de habilitação”, explicou a gerente de fiscalização do Detran, Kerollain Pacheco.
 
Esse tipo de ação, segundo a gerente, é determinante para a redução no número de acidentes. “A fiscalização influencia diretamente na segurança e fluidez do trânsito, contribuindo para a efetiva mudança de comportamento dos usuários da via, e de forma específica, do condutor infrator, a partir da imposição de sanções, propiciando a eficácia da norma jurídica”, pontuou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcellos.
 
Em 2018, foram registrados 17.973 acidentes em todo o Estado, sendo 9.407 envolvendo motocicletas, o que corresponde a um índice de 52% do total de ocorrências, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
 
Já os registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), da Secretaria Municipal de Saúde, apontaram que somente em Cuiabá, de janeiro a julho de 2018, foram registradas 1.326 internações por acidentes. Deste número, aproximadamente 80% das internações foram no Pronto-Socorro do município, o que gerou um custo de R$ 1 milhão em procedimentos hospitalares.
 
“Para se ter uma ideia, o Ministério da Saúde apontou que em Cuiabá, somente em 2015, houve 98 acidentes com vítimas fatais e deste total, 56 envolveram motociclistas. E quando a vítima não é fatal, os motociclistas ocupam o maior índice de gastos com internações e tratamentos de longo período nas unidades hospitalares”, concluiu a gerente de fiscalização.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rodrigo Brasil, em 30.01.2019 às 11:34

    Poderia haver uma reorganização das taxas de trânsito e sua gradual redução, o MT podia reduzir o IPVA e assim favorecer as transferências de município... Uma coisa é certa: não existe fábrica de multas por dois motivos simples: 1° quem anda certo não leva multa, 2° quantas infrações um motorista médio comete por dia? Umas 10? e quantas multas por ano, umas 2?

  • por Souza Silva, em 28.01.2019 às 20:54

    Os governos tanto do estado, município estão mirando tudo que possa receber o nome de " arrecadação ". A população que não se cuide não, que o meio de arrecadar irá piorar mais ainda.

  • por Luiz César, em 28.01.2019 às 16:01

    Fábrica das multas em força total, só assim para girar dinheiro em um estado aonde a maioria dos políticos embolsa, por isso o estado está do jeito que está, quando será que irá acabar isso?

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 28.01.2019 às 12:39

    Arrancando o couro dos mato grossenses, chegou a hora de vender a motoca e comprar uma bike para sair fora dos impostos sobre veículos e ganhar saúde com isso.

  • por Lino, em 28.01.2019 às 10:17

    Só para encher o pátio de veiculos é deteriorar com o tempo, compensava para o governo flexibilizar as taxas arrecadava mais.

 
Sitevip Internet