Notícias / Educação

24/01/2019 - 12:48

Com 980 pontos, Gabriella e Paulo Henrique atribuem bom desempenho na prova à educação integral vivenciada no IFMT

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A redação é uma 'tensa' e importante etapa para quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM. Desafio superável, de acordo com os estudantes cacerenses Gabriella Alves Queiroz de Freitas Leal, 18 anos, e Paulo Henrique Cardoso Barbosa, 17 anos, por meio do desenvolvimento do hábito da leitura, exercício prático da escrita e, principalmente, senso crítico.  Gabriella e Paulo estão entre os 10 alunos egressos do campus do Instituto Federal de Mato Grosso no município de Cáceres que obtiveram 900 pontos ou mais na redação do ENEM, 2018. Eles alcançaram 980 pontos na prova que tem nota máxima de mil pontos, atendendo a todos os critérios nessa etapa do exame, com margem de acerto de 98%.

            "Fazer várias redações nos ajuda no controle do tempo que é uma das coisas mais difíceis no ENEM, porque temos que controlar a tensão e organizar nosso tempo para fazer as outras provas. Também é muito importante ficar atento aos assuntos que estão sendo refletidos na sociedade", afirma Paulo, aluno formando 2018 no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Nas palavras do estudante que pretende cursar medicina, o seu desempenho na redação foi facilitado pelo fato do IFMT Cáceres "ser uma escola boa em infra-estrutura e ter bons professores que sempre nos levam a pensar e refletir sobre a sociedade".

            Para Gabriella, formada no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, a nota da redação é resultado do seu processo de formação facilitado com a possibilidade da educação integral no IFMT.
            "Durante os 3 anos do curso a gente é preparado para escrever bem, não só redação, mas outros  trabalhos acadêmicos. A gente no IF acaba tendo essa vivência com o estudo integral. Até na hora do almoço tem sempre alguém fazendo um trabalho e a oportunidade de discutir sobre algum assunto, sobre alguma disciplina. É diferente do que vejo com quem estuda só um período", afirma.

            A estudante que já foi premiada junto com sua equipe do IFMT Campus Cáceres em projeto de iniciação científica com o primeiro lugar nacional na categoria incentivo à pesquisa, na 23ª Feira Internacional Ciência Jovem, realizada em Recife- Pernambuco, em 2017 destaca que o estudo acadêmico associado à formação para a vida ajuda no desenvolvimento do senso crítico, outro elemento importante para a escrita da redação. " O IFMT nos prepara não só para o lado acadêmico, mas para vida e isso tem um papel fundamental para desenvolver o nosso senso crítico", considera.

            Mesmo com a ótima avaliação na redação, Gabriella reflete a necessidade de ampliar o tempo dedicado à leitura. "Eu acho que se eu tivesse tido a consciência de ter me dedicado um pouco mais à leitura, tinha sido melhor na redação", afirma a estudante que pretende cursar Medicina Veterinária em uma universidade federal no Rio de Janeiro.

            Outros alunos egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMT Cáceres, Thamires Motta da Silva, Arthur Sene dos Santos, Guilherme Pavini Nunes, Mario Antonio Barros de Assis Junior , Wesley Ferreira Teixeira Pereira, Abdenego Saldanha Domingos, Amanda Cardozo Rocha  e Fernanda Gomes de Oliveira Lima Moran estão entre os 1,9 % dos candidatos que alcançaram entre 900 e mil pontos na redação, nas 4,1 milhões de provas corrigidas nessa edição, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir do tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" eles se destacaram,  com base nos critérios do exame, apresentando redações que demonstraram domínio da forma padrão escrita da língua portuguesa; compreensão e desenvolvimento do tema dentro da estrutura de texto dissertativo-argumentativo, organização e apresentação coerente das ideias, além da elaboração de propostas de intervenção social para os problemas relacionados ao tema.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MANOEL PEDRO, em 24.01.2019 às 13:54

    PARABENS AOS ALUNOS, ESTUDAR TEM OS LOUROS DA VITORIA, NESSE MOMENTO ESTÃO COLHENDO, PH E UM JOVEM APLICADO E RESPONSAVEL, PRINCIPALMENTE TEMENTE AO NOSSO DEUS, PARABENS PAULO HENRIQUE, DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A SUA VIDA E PRINCIPALMENTE SEUS PROJETOS FUTURO.

 
Sitevip Internet