Notícias / Educação

23/01/2019 - 08:54

Servidores da Unemat iniciam greve e são primeiros a parar na gestão de Mauro

Por Diego Frederici/Folha Max

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Os servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) decidiram cruzar os braços após deliberação realizada em assembleia geral na última segunda-feira (21). O início da paralisação, contudo, começará em 72 horas.

A informação foi repassada pelo próprio Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat) em nota pública. De acordo com informações da representação sindical, os servidores decidiram pela greve após o atraso nos salários do funcionalismo informada por meio de nota publicada pelo governador Mauro Mendes (DEM) no dia 4 de janeiro deste ano.

Outro ponto citado para o movimento grevista é o não cumprimento do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos trabalhadores do Poder Executivo Estadual. “Os profissionais técnicos da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso se encontram com os salários do mês de dezembro atrasados (e escalonados) pelo Governo. O atraso salarial que já havia acontecido no mês de dezembro de 2018, se repetiu neste mês de janeiro, porém em situação mais gravosa: o Governo parcelou os salários em três diferentes datas (10, 24 e 30/01), com parte do funcionalismo só recebendo os seus vencimentos no penúltimo dia do mês de janeiro”, diz trecho do comunicado do Sintesmat.

No texto, o sindicato também explica que a reitoria da Unemat já foi informada da decisão dos servidores. O Sintesmat revela que em torno de 75% dos representares sindicais optaram pela greve.

A maior parte dos trabalhadores de todas as unidades da Unemat no Estado – Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra - concordaram com a medida. Os servidores da Unemat são a primeira classe a parar na gestão Mauro Mendes, que vem enfrentando uma forte oposição do funcionalismo não apenas em relação aos atrasos nos salários, mas também a proposta do Poder Executivo em extinguir a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), a Central de Abastecimento do Estado (Ceasa-MT), a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). 

O Governo ainda encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa que prevê regras para o pagamento da RGA, o que na visão do funcionalismo, representará no “congelamento” da recomposição inflacionária das categorias. Nesta terça-feira, os servidores do executivo ocuparam a Assembleia Legislativa em protesto às medidas.

VEJA A NOTA PÚBLICA DOS SERVIDORES DA UNEMAT

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr5, em 24.01.2019 às 11:57

    Lógico, não vamos generalizar, nem quem defende certos por aí, nem alguns políticos, que se conta em uma mão e sobra dedos. Porém está difícil, as coisas mudaram e irão mudar mais ainda, esperamos melhorias, porém infelizmente, estas mesmas melhorias está difícil de enxergar, está difícil até de ter uma previsão, pelo modo de Política que fazem. Espero também que antes de defenderem este ou aquele político, cobrem o que é de direito seu, e do município, tenha em mente que estão lá para encontrar soluções de melhoria e não por um emprego político, que seja um eleitor inteligente, sensato, que saiba direcionar seu voto para o bem do município e não ser vítima de conversa mole de quem visa o próprio umbigo e não a população.

  • por Luiz César, em 24.01.2019 às 11:40

    Jr, está certíssimo. Souza, ele irá ficar em off 3 anos e meio depois como o amigo disse, faz um showzinho, levanta poeira e um monte soca voto nele, achando que é o " super político " está e nossa forma de votar, " consciente, atuante e incompetente ".

  • por Jr4, em 24.01.2019 às 09:00

    O que falta é opção, pessoas que não são contaminadas ainda por esse meio de fazer Política, que entre nisso não para ter um emprego nessa vantagem descarada e trabalhe realmente para o povo a impressão que da, que está pessoa ainda Nem nasceu, ou não tem força pq partidinhos meia boca com sua patotinha segura candidatura de quem pode ajudar para dar emprego político para aquele que dança conforme a música deles. Até quando a população irá ver esse jogo de interesse se renovar em 4 em 4 anos ? Bancando pançudos através dos impostos, não tendo retorno e passando pelo que está passando. Falando em alto escalão defendendo cara de pau, que quer armar o marido que irá matar a esposa, ou filhos, pq ele eh protegido pela PF, anda com escolta de 20 no mínimo e vc que conta moeda ? Quem vai te defender de uma vala perdida ? Acreditando em "mito furado" ou confiando em quem roubou no passado ? Chego de ter vergonha alheia de certas atitudes! Veja bem......

  • por Jr3, em 24.01.2019 às 08:52

    Sabe o que eh engraçado mesmo ? Vc entra em uma rede social e vê de um lado um bando de hipócritas, acéfalos, defendendo um governo, do outro lado outros tantos defendendo um outro que tem histórico de roubo, siglas que corromperam o Brasil, siglas que estão aí de boa ditando qual safado político deve ou não se candidatar, enquanto os acéfalos defendem políticos, e por tabela suas siglas toscas, a população sofre Por falta de emprego, atraso de salário, saúde, educação, saneamento.

  • por Jr2, em 24.01.2019 às 08:51

    Passou da hora do povo tomar vergonha na cara, cobrar de vereador ao cargo mais alto dessa Política descarada, parar de chamar de " mito " um cara que elegeram e até agora o que vemos eh ações "paleativas", ajudamos eleger deputado e não ouvimos falar no cara, mas daqui a pouco, antes das eleições, faz um showzinho meia boca e um monte de bobo alegre soca voto nele ! Ajudamos eleger vereadores para que? Prefeito parece mais um inimigo da população querendo cobrar mais e mais impostos para suprir o desejo insano de ideias mirabolantes como exemplo: colocar semáforos nessas ruas ridículas, outros transferir uma rodoviária para o fim do mundo, meio do mato, e o que vemos, todos de braços cruzados. Enquanto isso, vc está sem receber seu salário ou desempregado, está contando moeda para comer ou abastecer, enquanto deu um emprego político de 4 anos para sem vergonha, ou defendendo este ou aquele que nem sabe que vc existe. Nessas eleições sinceramente, eu vi de tudo e sai com a conclusão que o erro não está no cara de pau que candidata e se elege através dos votos mais sim em uma população que gosta de ser enganada, iludida e que crê em papai Noel de política oportunista e desnecessária, desnecessária para a população né? Pq para eles só vantagens, salários, benefícios e o povo que se dane, que vai se ferrar!

  • por Jr1, em 24.01.2019 às 08:49

    Aí paro e penso de novo, estão em greve, porque o governo passado não soube administrar ou porque este governo atual com seu senador e deputadozinho não sabem o que fazer ? A décadas vejo prometeram antes de entrar no " jogo " depois que entram, jogam culpa no governo incompetente anterior e vivem 4 anos reclamando, a mesma " Merda " de sempre. E a população? Leva " bosta " na cara e pior, ainda alguns defendem de vereador a presidente. E existe uns que ainda chamam de " mito", ou outros que juram que o passado roubaram mais fez ! A política está contaminada desde seu voto ! A verdade é essa !

  • por Jr, em 23.01.2019 às 15:44

    Estão certos ! Trabalhar sem receber, é justo ? PERGUNTA DE SALARIO E BENEFICIOS DE POLITICO ATRASA ? engraçado que ajudamos eleger um monte, um bando de Políticos, mas na hora de resolver problemas aparece um ou dois gatos pingados! Impressionante. Cadê os deputados que ajudamos eleger? Senador, cadê os partidinhos meia boca que ficam arquitetando este ou aquele para lançarem candidaturas? E agora ? Não aparece uma sigla para tentar unir forças né? Essa Política é uma palhaçada de mal gosto sustentada pelos nossos impostos !

  • por Souza, em 23.01.2019 às 11:39

    Por um acaso alguém sabe do deputado da nossa cidade Dr leonardo. O que será que ele pensa com todos estes problemas que está ocorrendo? De que lado ele está será? Deputado aparece sou servidor e votei em vc.

 
Sitevip Internet