Notícias / Cidade

20/01/2019 - 09:38

Lixeiras ecológicas são danificadas por uso inadequado de moradores e comerciantes

Por Sinézio Alcântara

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Lixeiras ecológicas instaladas em vários pontos da cidade, para colocar  pequenos resíduos, geralmente, de pessoas em trânsito, estão sendo usadas de forma inadequada, causando danos materiais e prejuízos financeiros a autarquia Águas do Pantanal. Moradores e comerciantes, principalmente da área central da cidade, estão abrindo as lixeiras para jogar lixo residencial, danificando totalmente a estrutura.

O objetivo da autarquia, de acordo com o diretor, Paulo Donizete da Costa foi colocar as lixeiras para evitar que latas vazias de refrigerantes, papéis descartáveis e outros pequenos resíduos, fossem jogados na rua. E, dessa forma estar contribuindo para manter a cidade limpa. Mas, segundo ele, “infelizmente”, alguns moradores e comerciantes, estão fazendo uso errado das lixeiras, colocando lixo residencial.

“Eu não sei se não entenderam ou se estão fazendo de forma proposital. Alguns estão arrebentando a tampa e colocando lixo residencial nas lixeiras. Com isso, além de agirem de forma inadequada, estão causando danos materiais e financeiros ao município” diz o diretor acrescentando que das 300 lixeiras instaladas em pontos estratégicos da cidade – perto de praças e ruas de maior movimento -, pelo menos, 30 já foram danificadas”.

Pelo cronograma da autarquia, para esse tipo de trabalho, as lixeiras teriam que ser recolhidas para limpeza, uma vez por semana. Porém, por estarem sendo usadas de forma inadequada, quase todos os dias, os caminhões de lixo tem que fazer o recolhimento porque já estão cheias.

Outro fator que contraria a forma de trabalho da autarquia, sãos os lixos residencial e comercial que são colocados nas calçadas fora do dia de recolhimento. O diretor explica que, algumas pessoas, não obedecem ao calendário da rota e colocam o lixo nas calçadas fora do dia previsto. Quando chove, os papelões derretem e se espalham nas calçadas. Outras vezes os cachorros rasgam o plástico e esparramam o lixo, diz.

O diretor clama para que a população se conscientize da necessidade de manter a cidade limpa e auxilie a autarquia a realizar o trabalho evitando jogar o lixo comercial e residencial nas lixeiras, bem como colocando o lixo para coleta nos dias programados.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 20.01.2019 às 17:03

    Isso é lixo de gente sem educação...mesmo assim a prefeitura de Cáceres deveria notificar a autarquia que recolhe os lixos da cidade para fazer uma cartilha e entregar nas casas dos moradores explicando os dias que o caminhão que recolhe os lixos, pois tenho certeza que a maioria da população está confusa e não sabe o dia que o caminhão passa no seu bairro. E depois desta cartilha distribuída, notificar o morador que colocar o lixo na rua em dia impróprio com o dia do caminhão passar, e se não resolver é multa para o morador. Pronto falei...

  • por João Edson Fanaia, em 20.01.2019 às 16:15

    Não é uso inadequado. É FALTA DE EDUCAÇÃO MESMO.

 
Sitevip Internet