Notícias / Educação

19/01/2019 - 10:20

Medicina: Formandos do IFMT Cáceres recebem bolsas de estudo de programa do consulado da Bolívia

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O sonho de cursar medicina se aproxima da realidade dos jovens estudantes Abdenego Saldanha Domingos, Ranikelly Vivian dos Santos, Natália Martins de Morais e Leonildo Rodrigues Verdecio, alunos formandos 2018 de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo que receberam nesta quinta-feira (18.01) bolsas de estudos do programa de bolsas do Consulado da Bolívia em Cáceres oferecido em parceira com a Universidade de Aquino Bolívia (Udabol).

            Na cerimônia de entrega das bolsas, presidida pelo Cônsul Emílio Tamayo Oblitas, os jovens celebraram a oportunidade, juntamente com familiares e outros estudantes do município e da região selecionados pelo programa.

            "Será um desafio bem grande. Não é somente por mim, pela minha família, mas é em prol da vida, em prol da sociedade", afirma Leonildo que acompanhado do pai, o motorista Inácio Verdécio, recebeu o certificado da bolsa e comemorou a oportunidade de ingressar em um curso de medicina.

            Durante a cerimônia, o pró- reitor de extensão do IFMT, professor Marcus Taques comunicou o propósito da instituição de estreitar os laços com os países da América Latina e de, modo particular,  com os países vizinhos, a exemplo da Bolívia. 

Ele destacou a parceria com o consulado da Bolívia no Brasil que se aprofundou a partir da oferta pelo IFMT Campus Cáceres, em 2017, de curso de Formação Inicial e Continuada na área de bovinocultura para estudantes de San Matias. Outro fruto dessa parceria foi o início da oferta de bolsas da Udabol para alunos de Cáceres, que já possibilitou ao egresso do campus, João Marcos Fornazari Ferri, ter concluído o primeiro ano do curso de medicina na Bolívia. 

            De acordo com o embaixador de relações internacionais do IFMT Campus Cáceres, professor Marcos Pereira, a expectativa é que ainda esse ano outras ações sejam desenvolvidas em parceria entre o campus e o consulado, como a oferta de curso de Formação inicial e Continuada em Informática e Agropecuária para estudantes bolivianos do Instituto Tecnológico Professor Roberto Pillai Herrera.

            Entre as autoridades, participaram do ato de entrega de bolsas, a vice-diretora da Udabol, Cláudia Camacho, o reitor da Universidade de Estado de Mato Grosso, Unemat, Rodrigo Zanin, o Secretário do Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, e representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, procurador Bruno França e o vereador Rubens Macedo. 

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JEANE CARNEIRO CHAVES, em 27.05.2019 às 19:00

    Olá! Estou desenvolvendo um artigo sobre estudar medicina fora do Brasil. Gostaria de saber se alguém tem a lista dos agraciados com as 40 bolsas para o curso de medicina na UDABOL em Janeiro de 2019? Desde já agradeço muito se alguém puder me ajudar.

  • por Luiz César, em 23.01.2019 às 15:23

    Parabéns aos que conseguiram a bolsa, o que os de casa não faz pelo seu povo os de fora vem e faz. Até pq, todos sabemos que certos cursos aqui não é para todos, como muitos desavisados por aí acredita.

  • por Luiz César, em 23.01.2019 às 15:18

    Esse senhor toda vez que sai uma matéria sobre estudo fora do Brasil bem com essa mesma atitude, deve querer ibope. Tem pessoas que se acha mesmo, será que é tão bom profissional assim ?

  • por Elis, em 23.01.2019 às 10:13

    Também acho, tem certos comentários que certos por aí deveriam nos poupar. Até pq ninguém quer saber a opinião. Tem que se tocar.

  • por Souza Silva, em 22.01.2019 às 17:38

    É vdd, eu queria só saber o que Esse Marionely Viegas fez para comunidade para ter este ar de superioridade em quase todos os comentários? Alguns deveriam ter acesso negado em comentários jornal oeste, se não ajuda construir uma idéia útil, melhor nem comentar.

  • por Jr, em 22.01.2019 às 17:04

    Vixi pq Marionely lá vem vc com seus preconceitos desacebardos e descabidos ? Vc precisa estudar mais e segurar mais seus dedos para não tc e comentar o que não sabe. Está passando vergonha por certos comentários, principalmente os que refere estudantes que saem para o exterior. Ou o senhor com toda sua inteligência e cultura acredita que medicina aqui no Brasil é a excelência? Procure saber mais para não passar vergonha, e não é que um campus tem seu sobrenome que pode colocar em questão outros cursos, principalmente no exterior. Está ficando chato seus comentários!

  • por Marionely Viegas, em 20.01.2019 às 04:02

    Vixi!!!!!!!!

  • por Rosinha, em 19.01.2019 às 20:56

    Nós estamos muito felizes de Natália ter conseguido a bolsa ...apesar de ficar um tempo longe de casa e nos matar de saudades..estamos todos na torcida pela nossa princesinha ....parabéns sobrinha ,vc é tudo de bom que Deus nos mandou ??

  • por O cacerense, em 19.01.2019 às 13:22

    Aqui em Cáceres teria que ter mais falculdade de medicina para atender a população de baixá renda transformar a nossa cidade em um pólo estudantil aqui em caceres está faltando de trazer a UFMT

 
Sitevip Internet