Notícias / Politica

17/01/2019 - 10:04

Leonardo falta a sessão que aprovou pacote contra servidores

Por Folha Max

Ronaldo Mazza/ALMT

 (Crédito: Ronaldo Mazza/ALMT)
Em uma sessão polêmica e repleta de manifestações de servidores públicos, a Assembleia Legislativa aprovou em 1ª votação o projeto que trata sobre as regras para a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores públicos do Estado ao longo dos próximos anos. Além disso, votou pela aprovação da reedição do Fethab 2.

O projeto relacionado a RGA foi cercado de polêmica. Os servidores não aceitam que o projeto seja votado na atual legislatura, que se encerra em 31 de janeiro, e que 14 deputados não retornarão a Casa de Leis. “Fora, derrotados”, eram alguns dos gritos dos servidores. 

A deputada Janaína Riva chegou a pedir vistas da matéria, o que foi negado pelo presidente Eduardo Botelho (DEM). Neste momento, foi lançado gás de pimenta na galeria do legislativo, que acabou chegando ao plenário, dificultando a fala e respiração de alguns deputados. 

Após a sessão ser suspensa por 10 minutos, o projeto foi aprovado com seis votos contrários. Votaram pela rejeição da matéria os deputados Janaina Riva (MDB),  Valdir Barranco (PT), Wancley Carvalho (PV), Wilson Santos (PSDB), Max Russi (PSB) e Allan Kardec (PV).

Kardec, que foi reeleito, foi alvo da fúria dos servidores. Anunciado como secretário de Cultura, Esportes e Turismo de Mauro Mendes, ele foi chamado de “traidor” ao tentar se posicionar na tribuna da Assembleia.
Ele, porém, reagiu e lembrou que votou pela rejeição da matéria. “Sou servidor, filho de servidores e votei com o servidor. Exijo respeito, principalmente daqueles que nos últimos anos vem batendo em meu gabinete pedindo apoio e depois ficam fazendo críticas nas redes sociais”, disparou.

A fala gerou reconhecimento dos servidores. “Fica, fica”, bradavam as categorias, numa alusão ao fato de que, em fevereiro, após tomar posse junto com a nova legislatura, ele irá se afastar do mandato para assumir a secretaria.

Com a aprovação, a matéria será enviada a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser submetida a votação definitiva no plenário. A tendência é de que seja apreciado na próxima semana.

FETHAB E VISTAS

Após a votação da matéria sobre a RGA, os deputados aprovaram, por unanimidade, a reedição do Fethab 2. Caso seja aprovada, a contribuição vai gerar receita de R$ 650 milhões ao Estado.

As demais matérias enviadas por Mauro tiveram pedido de vistas concedidos pela presidência da Assembleia. Elas tratam da reforma administrativa e da Lei de Responsabilidade Fiscal no Governo do Estado.

PROJETO DA RGA

O projeto encaminhado por Mauro Mendes prevê que a Revisão Geral Anual (RGA) só será concedida se atender a novos requisitos, ligados a um novo indicador, intitulado CFP (Capacidade Financeira de Pagamento), que analisará a situação econômica do Estado. 

O novo índice levará em consideração o resultado de uma divisão entre as Despesas Totais custeadas com a Receita Ordinária Líquida do Tesouro (DTROLT) e Receita Ordinária Líquida do Tesouro (ROLT). O primeiro é o somatório das despesas do ano corrente já empenhados com os restos a pagar sem disponibilidade financeira e pagos com recursos da ROLT, além dos restos a pagar não processados e pagos com recursos da ROLT.

O fator considera também os repasses dos duodécimos aos Poderes e Órgãos Autônomos. Já o segundo é o somatório das receitas provenientes da arrecadação de impostos já deduzidas as transferências obrigatórias, aos Municípios e ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Ambos os índices, ROLT e DROLT, levarão em consideração os dados financeiros dos últimos 12 meses antes do envio do projeto à Casa. O projeto estabelece que, para que haja concessão da RGA, o CFP precisa ser inferir a 1. Ou seja, as dívidas precisam ser menores que a ROLT. Caso contrário, não há concessão do reajuste. 

O projeto ainda prevê que, qualquer que seja o resultado da operação matemática, a concessão da RGA não pode resultar – já no mês seguinte à sua implementação – em um CFP igual ou superior a 1. Em sua mensagem ao Parlamento, o governador argumentou que é preciso considerar a situação financeira do Estado antes de conceder o direito.

Os sindicalistas alegam que o projeto, na verdade, “congela” a RGA aos servidores públicos.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Helena, em 20.01.2019 às 16:50

    Ah.marcia esqueci que quem vai Pra Brasília esquece diante saiu, esquece quem o elegeu ! Obrigado por lembrar. Pq até agora não vi nenhum esforço para trazer melhorias para nosso município! Né?

  • por Marcia, em 19.01.2019 às 09:47

    Se estão falando do Dr Leonardo realmente ele não vai aparecer na Câmara do Estado. Ele foi eleito deputado federal então foi para Brasília.

  • por Victor, em 18.01.2019 às 09:35

    Fujão

  • por Marcio Souza, em 17.01.2019 às 16:10

    Jesus do céu, bolachinha deixou uma dívida para o estado de quase 5 bilhões de reais !!! ?? Eu não vejo ações do Leonardo para qualquer melhoria, para ele bem como para muitos nessa política está bem sucessagado, serem eleitos e ficarem assim durante 4 anos, sem cobrança e sem qualquer esforço maior por parte dos bonitinhos de cara feia. Que o diga os " Políticos" daqui né Cáceres!?

  • por Fernando, em 17.01.2019 às 14:29

    CADÊ LEONARDO NE ?

  • por Luiz César, em 17.01.2019 às 14:27

    Ixiiiiiii votamos em alguém que era para nós representar, representar e defender nossos direitos, aonde fomos amarrar nosso burro de novo hein? Será que aprendeu agregar com os políticos local? Essa política, essa forma de fazer Política aqui está dando cada dia mais nojo

  • por Bugre, em 17.01.2019 às 11:37

    Xana... rsrs Piada

  • por Helena, em 17.01.2019 às 11:26

    Quando é para mostrar alguma coisa corre, é isso mesmo ? Tá feia a coisa, parece que tá pior que o mandato anterior

  • por Jr, em 17.01.2019 às 10:19

    Votei no senhor e exijo retorno em melhorias para nosso município. URGENTE. E votei não foi por causa de show e sim coloquei um tio de confiança mesmo muitos não acreditando. Espero que se movimente para trazer essas melhorias !

  • por Xana, em 17.01.2019 às 10:18

    Esse Deputado vai ser e será uma decepção para os cacerenses, não tem articulação politica. Vota projeto contra a população.

Mais comentários
 
Sitevip Internet