Notícias / Educação

08/01/2019 - 06:59

Pais acampados em frente creche de Cáceres querem interferência de vereadores

Por Jornal Oeste

Joner Campos

 (Crédito: Joner Campos)
Após o caos instalado na educação, não havendo acordo junto ao Ministério Público, pais de alunos se mobilizaram via rede social e também ligando para os vereadores para que realizem uma sessão extraordinária pra derrubada do Decreto 003/2019, onde definiu critérios beneficiando apenas pais que moram em torno das creches/escolas.

Entenda, no final do ano de 2018 fora divulgado nos veículos de comunicação e rede social que as matrículas para o ano letivo de 2019 seria realizada a partir do dia 07/01, por ordem de chegada. 

Pais desesperados na procura de vagas, sabendo da limitação creches,  começaram a forma fila de espera já no primeiro dia do ano, daí em diante a fila veio aumentando gradativamente, até o dia de ontem havia mais de 80 pais na fila.

Após o decreto esse número de pais aumento para 120, uma vez que o primeiro item do decreto está por proximidade da casa da criança. 

Sabendo que não há, creches suficientes e apenas duas creches atendem público específico de 01 ano, pais que moram em bairros distantes podem ser desclassificado sem qualquer subjeção dos demais ítens.

Segundo os representantes dos pais,  precisamos de 10 assinaturas pra realização da sessão extraordinária no prazo de 48h, 15 assinaturas, podendo ser realizada a sessão ainda hoje e resolver todo esse impasse. 

Infelizmente a gestão  demostra não ter se sensibilidade. A situação que os pais tem  passado  é de invulnerabilidade, insegurança, sem garantia de que serão contemplados com as vagas.

Agora com esse período de chuvas, mesmo com tendas e barracas não foi suficiente pra escapar da chuva, tendo seus pertences molhados. Em outros locais de pré - matrículas, pais estão no relento e passam pelo mesmo transtornos.

O município publicou matéria informando o número de vagas, mas se observarmos a demanda pra crianças de 01 ano, apenas duas creches são contempladas.

A educação infantil é um direito humano e social de todas as crianças até cinco anos de idade, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor de pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física e mental, nível socioeconômico ou classe social. Também não está atrelada a situação trabalhista dos pais, nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandro, em 08.01.2019 às 22:10

    Nunca defendi, não defendo e nunca defenderei político e suas siglas. Perda de tempo, saiu como um idiota, ridículo e ainda corro o risco do " sem vergonha" que defendi ainda nem lembrar que existo. C.... e andei para político e só voto pq e obrigatório pq se não nem perdia temp de sair da minha casa para dar emprego político para zé e mané da vida que não irá fazer nada e sentar o .... na cadeira e dar banana para o povo. Besta de quem acredita nessa raça com partidos ainda ! #prontofalei

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 08.01.2019 às 19:19

    O item no decreto que diz que para a mãe ter direito de colocar na creche precisa estar trabalhando é muito bom, tem mães que deixa o filho (a) na creche e volta para casa para ficar no Whatssap e Facebook . É preciso também exigir cópia da carteira assinada ou provar que trabalha de diarista para 6 pessoas durante a semana, mediante declaração autenticada em cartório.

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 08.01.2019 às 18:50

    A população deveria cobrar do prefeito a urgência para terminar as creches que estão sendo construída, ex: a do bairro Jd Guanabara já está quase terminada e agora pararam a obra da creche, só nesta creche do Jd Guanabara já abreria muitas vagas.

  • por senhor senadinho, em 08.01.2019 às 14:59

    e por sinal o prefeito e a vice prefeita tiraram ferias, ficando o Bruno Cordova tomando conta da cidade. esse prefeito é artista mesmo em::

  • por senhor senadinho, em 08.01.2019 às 14:56

    kkkk..interferencia de vereadores???? absurdo. eles sabiam muito bem do que iria acontecer, agora fica postando videos em defesa do povo. vergonhoso.

  • por Maria Sylvia, em 08.01.2019 às 11:29

    Prefeitura de Cáceres mudando as regras do jogo no meio da partida? Ainda não chegou aqui o princípio da confiança? Não sabem que a expectativa criada pela Administração gera consequências? Ninguém sabia que centenas de pais iam procurar a creche modelo da cidade e que não ia ter vaga pra todo mundo? Exigir demais da Secretaria de Educação que previsse esse problema e regulamentasse as matrículas antes do Natal. Para quem começa ano letivo sem professor... Daqui uns cinquenta anos, a preocupação com a primeira infância chega aqui. De resto, parabéns ao Ministério Público do Estado do Paraná, que lançou essa importante campanha “Educação infantil: direito fundamental de toda criança”. http://www.mppr.mp.br/2018/01/19889,10/Creche-e-pre-escola-um-direito-fundamental-de-toda-crianca.html

  • por Juracy, em 08.01.2019 às 10:36

    Gente????? Cadê a Promotoria da Infância nesta cidade Cáceres - MT, Brasil...esse decreto primeiramente fere alguns direitos e princípios...mães diaristas são as mais prejudicadas...se elas ñ tem dinheiro nem para comprar o pão da manhã para seus filhos, imagine pagar para reconhecer firma de endereço e outros absurdos...se ñ me falha memória creches primeiramente para baixa renda...e ñ é isso q está acontecendo...o MP tem que auditar creches...onde estão os auditores da prefeitura?

  • por Souza Silva, em 08.01.2019 às 09:20

    Enquanto a população ficar assim, engolindo tudo que políticos dizem, sem cobranças, vendo as coisas acontecerem aqui e calarem a boca, irão agindo da forma que estão, uns fazem absolutamente nada, outros fazem o que querem, e outros se faz de cego, surdo e mudo a espera do salário que cai mensalmente em conta.

  • por Jr2, em 08.01.2019 às 09:00

    Os pais tem que cobrar os políticos que socaram votos, esses políticos daqui tem que tomarem vergonha na cara, cadê os que ficam empencados em.folha de pagamento esperando salários e benefícios dentro dessa Política? Cadê Leonardo, aquele Jaime só escutei aquele senhor falar até agora e não fez nada de útil, aliás vai tomar essa postura os 4.anos ? Político municipal, estadual tudo farinha do mesmo saco, levanta poeira e resultado que é bom nada ! Secretariado dessa ADM, vamos parar de amadorismo e vamos colocar as cartas na mesa ou irão ficar remediando situações até quando ? Cáceres não anda ele se arrasta com incompetência generalizada ! E aí " justiça ", alguém de competência para olhar para tudo que vem acontecendo aqui ferindo direitos da população e deixando deveres dos poderes correr só jeito que está!

  • por Jr, em 08.01.2019 às 08:52

    Jude, vc sente o que a maioria das pessoas aqui sentem, desassistidos, abandonados por um sistema hipócrita, e triste do homem que confiar em outro homem ( político ), pq irão fazer a cena e com certeza não farão absolutamente nada ! Muitos politicos daqui entram na politica por um empregobe para agradar patotinha de partido ! O MP há tempos está deixando a desejar, eu só queria saber o que está acontecendo que não tomam uma atitude com relação a muita coisa que vem ocorrendo aqui na educação, saúde, saneamento. Estão esperando o que ? Disk ajudamos eleger um deputado federal, mas cadê esse cara ? Vai ficar igual aos 4 anos atrás? Sentado e no apagar das luzes faz um showzinho meia boca para enganar bobo alegre ? A coisa está difícil!

Mais comentários
 
Sitevip Internet