Notícias / Politica

05/01/2019 - 09:43

Tentativa de Zé Eduardo de acabar com a taxa de religação de água é reprovada pela maioria dos Vereadores

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
O Projeto de Lei n° 28, de 10/08/2017, de iniciativa do Vereador Zé Eduardo Torres, foi votado pela Câmara Municipal na sessão ordinária realizada no dia 15 de fevereiro de 2018. O mencionado Projeto de Lei pretendia proibir o Município de cobrar taxa de religação de água dos cidadãos que têm o serviço de água cortado - em razão de inadimplência - mas que posteriormente pagam as contas em atraso.

Nos termos da justificativa apresentada por Zé Eduardo, o Projeto de Lei tem o objetivo de combater a punição excessiva ao consumidor que enfrenta dificuldade financeira e atrasa o pagamento mensal das contas de água.

Tal cobrança seria ilegal, excessiva e injusta, tendo em vista que o consumidor já paga a taxa para ter acesso a tais serviços, sendo um contrassenso a cobrança de nova taxa para sua religação.

Na Tribuna, Zé Eduardo destacou que os consumidores já passam pelo constrangimento de terem o fornecimento de água em suas residências suspenso, em virtude do atraso do pagamento das respectivas contas. Desse modo, além do transtorno do corte do serviço, ser exigido dos cidadãos o pagamento da taxa de religação é medida que se mostra totalmente desarrazoada, desproporcional e em desconformidade com o princípio da dignidade da pessoa humana.

O pagamento das contas em atraso automaticamente torna o consumidor adimplente. Com isso, é obrigação da concessionária restabelecer, de imediato, o fornecimento do serviço interrompido, sem a cobrança de taxa adicional, uma vez que, caso assim não seja, o consumidor será duplamente penalizado.

Apesar do evidente interesse público envolvido, o Projeto de Lei não foi aprovado.

Dentre os 15 Vereadores, somente 06 votaram pela sua aprovação (Zé Eduardo, Creude Castrillon, Denis Maciel, Jeronimo Gonçalves, Rosinei Neves e Wagner Barone); 07 votaram pela sua reprovação (Alencar, Cézare Pastorello, Claudio Henrique, Dona Elza, Elias Pereira, Rubens Macedo e Valdeníria); 01 ficou impedido de votar (o Presidente Domingos é impedido de votar em Projetos de Lei Complementar); e 01 esteve ausente, com a ausência devidamente justificada (Valter Zacarkim).

O Vereador Zé Eduardo lamentou o resultado, mas ressaltou: “a reprovação do Projeto na Câmara não faz com que a cobrança da taxa de religação de água seja legal. Há várias decisões judiciais em diversos Estados da Federação reconhecendo a ilegalidade de tal cobrança. Esgotados meus direitos como parlamentar, pretendo exercer agora meus direitos de cidadão. Destaco que, todos os que se sentirem lesados com a cobrança desta taxa, podem procurar o Judiciário por meio de uma ação popular, para que tal ilegalidade seja imediatamente corrigida, medida que imediatamente tomarei. A discussão não morre aqui; ilegalidades não podem prosperar. Esse é o sentido da democracia, essa é a essência do Estado Democrático de Direito”.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandro, em 07.01.2019 às 09:40

    Estão ajudando a prefeitura arrecadar mais ainda as custas do povo que nao consegue pagar taxas e valores absurdos que cobram, a luz está no mesmo caminho. Se Deus é por nós quem estará contra nós né? Só Deus na causa, esperar por ações de políticos, nao sobra nem para comida para a população, enquanto isso, políticos se esbanjam com mesa farta as custas de " bobo " que paga imposto !

  • por Tibúrcio Junqueano Pantaneiro, em 05.01.2019 às 17:22

    Como pode um negócio desse, um ótimo projeto que iria beneficiar todo população Cácerense não ser aprovada na câmara de vereadores? quero aqui parabenizar o nobre vereador Eduardo torres até porque os vereadores são representantes do povo e não da Prefeitura e do Prefeito. Pelo menos um vereador poderia fiscalizar o tapa buraco que está sendo feito para que façam um serviço certo para não jogar material asfáltico fora pois é caríssimo, e deveria ser executado por pessoas qualificadas para não jogar dinheiro público no lixo, pois se der uma chuva já sai tudo pro ralo...fica a dica....

  • por Luiz César, em 05.01.2019 às 13:46

    O que esperar de certos vereadores né?

  • por Elis, em 05.01.2019 às 13:45

    Pois é quanto é para beneficiar a população eles barram ! Normal !

  • por Jr, em 05.01.2019 às 09:51

    Claro esse lugar eh assim: sit, sentado, calado! E olha, a taxa de luz subiu tá, só para avisar os que se dizem representar a população mais está aí por um emprego político de longos 4 anos! Aonde iremos chegar com essas taxas abusivas e ninguém toma vergonha e vai fazer o dever de casa para defender a população. Pelo menos este vereador está tomando atitudes que era para o restante tomar mais fica a serviço deste ou daquele menos da população, pior, bancados pelos nossos impostos!

 
Sitevip Internet