Notícias / Mato Grosso

30/12/2018 - 10:21

Médicos brasileiros desistem de substituir cubanos em Mato Grosso. Pontes e Lacerda foi afetado

Por Folha Regional

Folha Regional

 (Crédito: Folha Regional)
O Governo Federal abriu uma nova etapa do “Mais Médicos” para o preenchimento das 65 vagas restantes em Mato Grosso. Agora, os profissionais têm até o dia 10 de janeiro para se inscrever no programa.

Na primeira etapa – quando o edital foi lançado no final de novembro para preencher 132 vagas – o Mais Médicos teve 100% de adesão, porém, metade dos candidatos brasileiros não compareceu no último dia 18 deste mês, quando encerrou o prazo de homologação das vagas, com isso, 65 vagas ficaram abertas.

Os novos contratados vão substituir os médicos cubanos que deixaram o programa por questões políticas envolvendo o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e Governo caribenho. O futuro governante questionou a competência dos médicos estrangeiros para atuar no país e impôs novas regras ao acordo assinado durante o Governo Dilma Rousseff (PT).

Mato Grosso contava com 258 médicos cadastrados no programa. Desses, 132 eram cubanos, ou seja, os profissionais atendiam um terço da população mato-grossense.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Regina Paula de Oliveira Amorim Costa, as vagas remanescentes foram transferidas para segunda fase do edital. Nessa etapa, ainda participam apenas brasileiros que tiraram o registro profissional (CRM) no país.

Caso as 65 vagas – ou parte delas – não sejam preenchidas na segunda fase, o programa abrirá uma terceira etapa, com brasileiros formados no exterior sem o CRM do Brasil. Segundo Regina, o Mais Médicos ainda prevê uma quarta etapa, apenas com médicos estrangeiros, para o preenchimentos das vagas remanescentes.

Conforme a coordenadora da Atenção Primária do Estado, o objetivo é dilatar os prazos do edital até que todas as vagas sejam preenchidas.

Desistência dos médicos

Segundo Regina, na primeira etapa do edital, houve muitas desistências principalmente nos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei’s) e nos municípios mais afastados de Cuiabá.

Ela comentou que uma médica, inscrita para trabalhar no Dsei Cuiabá, entrou em contato para tirar dúvidas sobre o local. Ao saber que a sede do Dsei’s ficava na Capital, mas que o trabalho seria na aldeia, a profissional desistiu da vaga.

Dentre os municípios que sofreram com desistências estão: Água Boa, Luciara, Canarana, Nova Monte Verde, Nova Xavantina, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda e Novo Santo Antônio. Para não trabalhar nesses locais os médicos alegaram falta de interesse, dificuldade de deslocamento e motivos pessoais.

Das 35 vagas disponibilizadas para os distritos indígenas apenas quatro foram de fato homologadas e os médicos já estão atuando nas comunidades.

Comentários

inserir comentário
20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ligia, em 31.12.2018 às 13:58

    Ehhhhhhh, independente deste ou daquele ser ou não eleito, conseguimos enxergar tempos sombrios, na saúde, educação, saneamento, e deputados querendo aumentar salários embasados no aumento do STF. Só para isso que nosso dinheiro serve, para bancar pançudos mal acostumados.

  • por Tibúrcio junco pantaneiro, em 31.12.2018 às 13:50

    PRESIDENTE DO BRASIL "BOLSONARO", SAÚDE É COISA SÉRIA, EXIGIMOS JÁ O REVALIDA DE TODOS MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR... SE ESTUDOU NÃO HÁ OQUE TEMER A PROVA DO REVALIDA...

  • por Edu - chupa essa bebe, em 31.12.2018 às 12:31

    Claro, sou a favor do revalida, coisa que o governo não faz a quase dois anos por sabotagem junto com a máfia, mas também sou a favor dos médicos recém formados aqui fazerem também um exame para confirmar que estão aptos a atuar. Não concorda ? OAB tem pq eles Não podem fazer ? São melhores que os outros? Aqui formou e já pega a carteira sem teste algum, isso está certo ? Todos confiam tanto assim nas universidade brasileiras ou fazem vistas grossa ? Universidade brasileira nem quase tem.servico comunitário.

  • por Edu - chupa essa bebe, em 31.12.2018 às 11:28

    Tibúrcio e os daqui ? Sem prova ? Pode errar a vontade? Mude sua cabeça, quer dizer os daqui pode fazer o que quiser pq estudou aqui. Sou formado no Brasil, tenho duas faculdades e vou te falar, ensino superior aqui não é a excelência não viu !

  • por Victor, em 31.12.2018 às 07:11

    Enquanto ficam usando o programa para super se valorizar, sabotando, se.inscrevendo e não apresentando, a população carente fica sem assistência. Essa saúde e alguns são una piada de mal gosto. Votei no Bolsonaro, porém algumas atitudes dele está deixando a desejar, e muito. Mais, maldito homem que confia em outro homem.

  • por Guile, em 30.12.2018 às 21:46

    Chorem bastante, não foi falta de aviso! Cadê os Bolsominions para defenderem o grande boçal? Qualquer coisa é só procurar uma igreja evangélica para ser curado! Era só tirar o PT que estaria tudo bem! Fora Bolsonaro e toda a sua corja!

  • por Lima, em 30.12.2018 às 20:55

    Pois é, quando tiverem com seus filhos, ou alguém da sua família em um PSF, lembrem de quem é a culpa. Eu era contra os cubanos serem escravizados, mais também sou contra essa manobra radical sem pensar e projetar antes. E mais uma, não vemos a população cobrando prova para recém formados no Brasil, acho que isso teria que ser obrigatório, irão lidar com vidas, mais que justo testar as habilidades, e pq não fazerem este serviço comunitário, social ? São melhores que os outros? Brasil, um país cego, surdo e mudo, quando convém.

  • por Bene, em 30.12.2018 às 20:47

    Esqueçam de cubanos que a caquinha foi feita, esqueçam dos daqui que não irão em áreas extremas, esqueça

  • por Sandro, em 30.12.2018 às 20:45

    Eitaaaa, se depender desse povo vai faltar médico pra tudo quanto é lado, nao é só por essas bandas não. Muito mal planejado o pé que deram nos cubanos, coisa de amador, queria mostrar poder e quem levou até encostar foi aquele pobrezinho lá no meio do mato, pq aqui no centro tá cheiooooo de Dr

  • por Nildo, em 30.12.2018 às 19:51

    Uai não eram mais de 30 mil inscritos ? Esperando uma vaga? Uaiiiiiii, está cheirando é coisa pra sabotar o programa mesmo. Ou vai, ou não se inscreve p.... são pessoas que ficam desassistidas por causa de irresponsabilidade de ums que nao querem sujar o jalequinho branquinho.

Mais comentários
 
Sitevip Internet