Notícias / Economia

24/11/2018 - 10:28

Juba diz apoia projeto que proíbe sacolas plásticas em supermacados

Por Jornal Correio Cacerense

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
A disponibilização de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso pode estar com os dias contados, já que a Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, na última quarta-feira (21), um projeto de lei de autoria do deputado tucano Wilson Santos que proíbe o comércio de usar essas embalagens para colocar as compras dos clientes.

O projeto determina que os estabelecimentos comerciais forneçam sacolas papel com matérias-primas biodegradáveis que não agridam a natureza para os clientes transportarem os produtos.

A lei, se aprovada em segunda votação e sancionada pelo governador Pedro Taques, se aplica apenas às embalagens fornecidas pelo próprio estabelecimento para o acondicionamento e transporte dos produtos, não se aplicando às embalagens originais dos produtos.

Caso os supermercados disponibilizem sacolas plásticas, elas devem ser retornáveis ou confeccionadas com material biodegradável de ciclo curto.

Conforme o gerente do Grupo Juba (Supermercados) em Cáceres, Alexandre Vieira, as lojas do complexo comercial, vem aderindo a politica de defesa e respeito ao meio ambiente, adotando no Projeto Juba Ecológico, a quarta feira verde, quando caixas de papelão substituem as sacolas plásticas. Tambem já foram distribuidas certca de 10 mil sacolas retornaveis aos consumidores, aguardandio-se novas unidades para uma segunda etapa.

 O autor do projeto argumenta que as sacolas plásticas são derivadas do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e  podem demorar séculos para e decompor.

A proposta, que tem amplo apoio do Juba, diz ainda que, no Brasil, aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por sacolas plásticas, e sua produção é ambientalmente nociva, segundo dados do Instituto Akatu. De acordo com números da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo de sacolas plásticas tradicionais chega a 12 bilhões de unidades por ano. "Em média, segundo o levantamento, cada brasileiro utiliza em torno de 66 sacolas por mês. As embalagens tradicionais podem demorar até 400 anos para se decompor no meio ambiente. (Com G-1).

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fransergio Rojas Piovesan, em 26.11.2018 às 07:35

    Elis, as sacolas biodegradáveis são muitas vezes mais caras que as atuais!!!

  • por Elis, em 24.11.2018 às 19:49

    O bom que o supermercado já economiza também, podendo reduzir os preços dos produtos, né?

 
Sitevip Internet