Notícias / Cultura

21/11/2018 - 07:21

Grupo de Teatro Cacerense conquista prêmios em festivais

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Teatro Plenilúnio participou este mês de dois festivais de teatro: O XII Festival Velha Joana, na cidade de Primavera do Leste e o Festival IFMT de Cenas Curtas, em Cáceres. O primeiro é uma realização da Prefeitura municipal de Primavera do Leste, um dos poucos eventos dessa natureza que ainda resistem no estado de Mato Grosso, e é considerado um dos mais importantes do Brasil, entrando na rota dos grandes festivais brasileiros. Já o festival realizado pelo Instituto Federal é um projeto de extensão desenvolvido na instituição que em 2018 está na sua 2ª edição.

No festival Velha Joana o Teatro Plenilúnio apresentou Bastiana quer casar e Retirante Asa Branca, dois trabalhos desenvolvidos pelo grupo em 2017 e 2018. Bastiana quer casar recebeu desataques nas categorias cenário e Luciano Paullo ganhou como ator. Retirantes Asa Branca é baseado na obra de Luiz Gonzaga, tem direção de Luciano Paullo e conta a história de um retirante nordestino zoomorfizado com a figura do pássaro Asa Branca. Um solo de teatro/dança protagonizado pelo ator Ismael Diniz. O trabalho recebeu no Velha Joana 5 prêmios: sonoplastia, figurino, direção, ator e o prêmio de melhor espetáculo.

No festival de Cenas Curtas o grupo apresentou cinco trabalhos e recebeu 18 destaques em diferentes categorias: ator, cenário, pesquisa de trilha sonora, dramaturgia, direção, atriz, figurino, produção de audiovisual e efeitos visuais.

O grupo que é apadrinhado e parceiro da APAE Cáceres, desenvolve atividades de estudo em teatro e produção teatral de forma gratuita, não tem fins lucrativos e sobrevive de apoios e de suas produções. “Só foi possível nossa participação nos festivais porque tivemos um patrocinador e o apoio logístico da Unemat”, comenta Luciano Paullo. “Os apoiadores do projeto são sempre bem-vindos. Toda e qualquer contribuição serve para manutenção das oficinas e construção de novos espetáculos. Valorize a arte da nossa cidade!”, concluiu Paullo que é ator e diretor na companhia.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro Corrêa, em 23.11.2018 às 20:53

    Elevação da cultura em Cáceres... Muito orgulho!!

 
Sitevip Internet