Notícias / Politica

18/11/2018 - 10:35

Rubens e Jerônimo disputam a presidência da Câmara de Cáceres

Por Sinézio Alcântara

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Se as eleições para nova Mesa Diretora da Câmara de Cáceres fossem nesta semana, a disputa estaria entre os vereadores Rubens Macedo (PTB) e Jerônimo Gonçalves (PSB). Até hoje, a pouco mais de um mês para as eleições, apenas esses dois nomes se manifestaram o interesse de dirigir o Legislativo. Ainda não foi definida uma data, mas a previsão é de que o pleito ocorra na última sessão ordinária, antes do recesso parlamentar, que neste ano acontece no dia 17 de dezembro.

O bom trabalho desempenhado pela atual Mesa Diretora despertou o interesse de alguns vereadores em apoiar a manutenção do atual presidente Domingos Oliveira dos Santos (PSB) na direção da Casa. Porém, a proposta esbarra no Regimento Interno que proíbe a reeleição.

Além da candidatura do veterano Rubens Macedo, pela ala governista e do novato Jerônimo Gonçalves, do grupo considerado independente, até na semana passada, o vereador Creude Castrillon (Podemos) acenava com a possibilidade de entrar na disputa. No entanto, na quinta-feira (15), em contato com a reportagem, ele afirmou que havia desistido da ideia. “A presidência toma muito tempo. E, além disso, o desgaste é muito grande. Não vale apena” justificou.

Outro nome cogitado que também garantiu estar fora, o vereador José Eduardo Torres (PSC), diz que prefere continuar na relatoria da Comissão de Constituição Trabalho e Justiça (CCJ). “Creio que como relator da CCJ tenho mais ao oferecer à população, impedindo irregularidades no Executivo” afirmou.

Nomes considerados de “peso” que também descartaram concorrer foram os ex-candidatos a deputado estadual Cesare Pastorello (SD), Claudio Henrique (PSDB) e Valdeníria Ferreira (PSDB). Pastorello disse que “eu já não me candidatei em 2017 quando teria mais chances de eleger por ter sido o mais votado, muito menos agora”. Por usa vez, o vereador Claudio Henrique diz ter mais importância defender a gestão do prefeito Francis Maris, na Câmara, do que ser presidente. Valdeníria garantiu não ser candidata, mas não justificou por que.

A reportagem do Jornal Expressão e do site Expressão Noticias, apurou que a candidatura do vereador Rubens Macedo conta com maior número de apoiadores. Os vereadores Elias Pereira, Claudio Henrique e Elza Basto afirmaram que votam em Macedo. Pelo menos, mais três vereadores garantiram a mesma intenção, mas não autorizaram revelar o voto. “Está muito cedo. Mas estamos avançando. Já temos a confirmação de boa parte dos vereadores” confirmou Macedo.

Por sua vez, Jerônimo Gonçalves, afirmou que já conta com a garantia de apoio de, pelo menos, 6 vereadores, mas não nominou. Apesar de, apenas dois se manifestarem o desejo de concorrer ao cargo, a situação, na verdade, está indefinida. Historicamente, o nome do presidente da Câmara de Cáceres é decidido, momentos antes da eleição.

Comentários

inserir comentário
26 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jaime Souza, em 20.11.2018 às 21:58

    Xiiiiiaaaaaaaiiiiiiii, não fez nada e já quer ? Fácil né? Nas próximas eu candidato também

  • por Sandro, em 19.11.2018 às 10:19

    Zpe sambando na cara da sociedade e vereadores estão como ??? Só nas eleições.

  • por Silvana, em 19.11.2018 às 09:51

    Essa parte do LEVANTOU INTERESSE, foi a melhor da década kkkkkkkkkkkkkk

  • por Junior, em 19.11.2018 às 09:49

    O negocio tá assim nessa ZPE: se cercar é um hospício se por uma lona é um circo !!

  • por Priscila Martins, em 19.11.2018 às 09:11

    Não consigo ver quem é o menos pior desses dois sujeitos ai, pelo amor de Deus, olha o nível que chegamos!!!

  • por Universitário, em 19.11.2018 às 08:58

    Entro para ler mais os comentários, haushaushaus, fico feliz em ver que a população não é mais aquela passiva, submissa, desavisada, desorientada, equivocada, manipulada que serve de massa de manobra e degrau para certas peças de políticos. Bom, pelo menos uma parte dela não coloca venda nos olhos e se fazem igual certos políticos por aí. Fico feliz pelas observações da população.

  • por Ray, em 19.11.2018 às 08:48

    O presidente de Câmara teria que ser o vereador que tem mais rendimentos na apresentação de servicos a população e não por " aliadinhos "

  • por Ricardo, em 19.11.2018 às 08:44

    Éééé o povo tá muito feliz não. Com razão

  • por Thiago, em 19.11.2018 às 07:45

    Se aposentar como presidente de Câmara a aposentadoria aumenta?

  • por Miguel Mariano, em 19.11.2018 às 07:32

    Porque ao invés de ficarem planejando quem será aliado de quem não pegam todos e saem nas ruas para verem os reais problemas de Cáceres. A população a tempos não está nada satisfeita com essa Câmara, façam uma pesquisa e verão o quanto nos a população estamos descontentes com a falta de resultados de serviços. Mais como sei que isso não irá acontecer pq estão c.... E andando para o povo, me reservo em dizer que essa Câmara não me representa em nada.

Mais comentários
 
Sitevip Internet