Notícias / Educação

15/11/2018 - 08:59

Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Unemat obtém decisão inédita de maternidade socioafetiva

Por Hemilia Maia

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Cáceres (NPJ/Unemat), obteve recentemente uma decisão inédita de Maternidade Socioafetiva junto à 1ª Vara de Família e Infância de Cáceres.  A decisão foi obtida sob acompanhamento do NPJ/Unemat, que faz a orientação jurídica e promove ações para a população cacerense que não tem condições de arcar com a custa de um advogado.

NCSAB requereu a maternidade socioafetiva da enteada KATB com quem convivia desde fevereiro de 2009 e, mais tarde, em março de 2014, com o falecimento da mãe biológica da menina, a menor foi morar com ela e o marido. Os laços familiares e afetivos de mãe e filha se tornaram tão fortes a ponto de ter partido da jovem a vontade de que seus documentos retratassem a sua realidade familiar.

A comprovação do vínculo sentimental entre a NCSAB e a adolescente, que se consideram mãe e filha foi atendida, segundo a professora Evely Bocardi de Miranda, do NPJ/Unemat, por uma construção de doutrina seguida da evolução da sociedade e das decisões judiciais. A partir da decisão a adolescente teve acrescido em sua certidão de nascimento o nome da mãe socioafetiva juntamente com o nome da mãe biológica. 

A ação foi confeccionada sob orientação da professora Evely Miranda e coordenação do professor Hamilton Lobo Mendes Filho. A audiência de instrução e julgamento também foi acompanhada pela professora Wilsimara Almeida Barreto Camacho.

NPJ/Unemat

Os atendimentos à população são realizados de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, em sala própria, na biblioteca do Câmpus Universitário Jane Vanini, sob orientação dos professores e advogados Bruno Luiz de Arruda Lindote, Cibele Simões dos Santos, Evely Bocardi de Miranda, Wilsimara Almeida Barreto Camacho e coordenação do professor e advolgado Hamilton Lobo Mendes Filho.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet