Notícias / Educação

14/11/2018 - 10:09

Conselho de Defesa dos Direitos da Criança entrega moções de aplauso à Unemat

Por Nataniel Zanferrari

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na segunda-feira, 12, foi realizada a 4ª edição do Seminário para Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e Adolescentes e dos Conselheiros Tutelares do Núcleo de Formação da Escola de Conselhos Rosarinha Bastos, em Cuiabá. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) é membro do grupo gestor da Escola de Conselhos, e foi homenageada na noite de ontem.

Durante o evento, foras entregues duas moções de aplausos “em reconhecimento à importante participação na defesa dos direitos da criança e do adolescente” para a Unemat: uma para a reitora Ana Maria Di Renzo, representada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Anderson Marques do Amaral, e outra para o servidor Guilherme Angerames Rodrigues Vargas, que representa a Instituição junto ao grupo gestor da Escola de Conselhos e é um dos coordenadores do curso de formação.

O curso objetiva prover a formação continuada aos conselheiros de Direitos das Crianças e Adolescentes e conselheiro tutelares de Mato Grosso, para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos. A Escola de Conselhos de Mato Grosso é ligada ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). A estrutura administrativa e didática e o financiamento do curso são feitos pela Escola de Conselhos, por meio de recursos do convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do Ministério dos Direitos Humanos (MDH) e a Setas-MT, e gerida pelo Grupo Gestor da Escola de Conselhos Rosarinha Bastos.

Mestre em Educação, Guilherme afirmou que o curso é uma oportunidade para o desenvolvimento de políticas públicas no Estado através da Universidade. “Atender a área de Direitos Humanos faz de nossa experiência institucional a base para formação de diversas ações de impacto no estado”, explicou Guilherme.

As ações de formação da Escola de Conselhos foram desenvolvidas em módulos. O curso de 200 horas foi dividido em três módulos presenciais e um a distância, com quatro seminários avaliativos para apresentação do trabalho final e cerimônia de entrega de certificados.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 14.11.2018 às 16:21

    Homem de visão, a minha ideia bate com a sua, isto que tento passar, mais aparentemente, querem fazer uma política de gabinete e não ações, práticas, concreta! Projetos de gaveta podem vir dar resultados para eles, porém não para população e acredito que, o objetivo deste conselho não seja o levante de poeira, como observamos em certos meios políticos, aliás, políticos que fazem uma política sem necessidade, sem frutos e sem qualquer fundamento ! Esperamos que revejam a forma de trabalharem, revejam os métodos e os reais objetivos !

  • por Jr, em 14.11.2018 às 14:03

    Acho que teriam mais resultados que ao invés de moções, colocassem em práticas ações! Já sabemos, que homenagens, moções, tem resultado individual e temporário vai na linha contrária a orientação , prevenção, ações práticas comunitárias. Modinhas de moções, homenagens, palestras, mimimi, blábláblá, tem pouco, quase nada, retorno! Quem faz de coração, o reconhecimento é o resultado em prática!

  • por Homem de Visão, em 14.11.2018 às 13:56

    Que maravilha, eu gostaria de saber, quanto as crianças e adolescentes que estão na ponta da violação de direito, quais politicas estão sendo pensadas para elas? Como a Unemat está se articulando para trabalhar nessas violações de direitos? Tenho visto muitos projetos de gaveta, e os sujeitos continuam em processo de violação, vamos para com isso, essas fotos devem ser batidas no chão dos bairros com crianças e adolescentes envolvidos, talvez esteja errado, se tiver me perdoe....

 
Sitevip Internet