Notícias / Cidade

13/11/2018 - 09:32 | Atualizado em 14/11/2018 - 09:54

Hoje Cáceres festeja o Dia do Rio Paraguai

Por Cáceres Notícias

Cáceres Notícias

 (Crédito: Cáceres Notícias)
ONGs, movimentos sociais de Cáceres (MT), comunidades ribeirinhas e pessoas interessadas na preservação das águas, celebraram hoje (14), o 17º Dia do Rio Paraguai.
 
São 17 anos de atividades concretas, de lutas e conquistas em defesa da vida do principal afluente da maior área úmida continental do mundo, o Pantanal, considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e Reserva da Biosfera pela Unesco, no ano 2000.
 
O evento é organizado pelo Comitê Popular do Rio Paraguai/Pantanal, com apoio da articulação internacional de áreas úmidas do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Holanda, Humedales Sin Fronteras.
 
A celebração terá início às 6h da manhã, com uma procissão fluvial da Nossa Senhora do Pantanal, saindo da Chácara Tuiuiú e do Capitão Renato. No Porto do Dito Gato (o porto do mutirão de limpeza), a procissão encontra com uma Mística Pantaneira às 8h. Uma hora depois, seguem, por terra - à beira rio - e por água, até a Sicmatur, onde, às 10h30, ocorrerá um cerimonial do Rio Internacional, com falas dos representantes de todos os países da região úmida da Bacia do Prata.
 
Ao longo de todo o dia, ocorre na Sicmatur, uma Feira Agroecológica. As atividades se encerram às 17h.
 
Ronivon Barros
0a8e4284-7d64-431e-a4b7-60d9b21e56bc.jpg
Surgimento do Dia do Rio Paraguai
 
No dia 14 de novembro de 2000, estava marcada a audiência pública sobre o licenciamento ambiental para a construção do porto de Morrinhos, região a 83 Km do centro urbano de Cáceres, cidade localizada a oeste do estado do Mato Grosso, a 210 quilômetros da capital Cuiabá.
 
O porto de Morrinhos seria o berço da Hidrovia Paraná-Paraguai, projeto amplamente questionado pela sociedade até os dias de hoje. Porém, devido a uma determinação judicial a audiência foi cancelada e então a decisão foi comemorada pela sociedade no município de Cáceres.
 
Então, desde o ano de 2001 criou-se o Dia do Rio Paraguai, comemorado todo o dia 14 de novembro pelas comunidades rurais e centros urbanos localizados nas proximidades do rio Paraguai, que preparam uma grande festa para demonstrar seu amor e o sentimento de proteção.
 
O rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e ao longo de seu curso rumo ao sul recebe vários afluentes importantes pela margem esquerda, destacando-se os rios Cuiabá, Taquari, Miranda e Negro. Abrange uma área de 1.095.000 Km², sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet