Notícias / Educação

06/11/2018 - 13:18 | Atualizado em 06/11/2018 - 13:22

Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes

Por Weverton Correa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste Antonio Krauze Feitosa, Lucca Adrian Seabra Vanini e João Paulo Vieira e Silva conquistaram prata na Mostra Brasileira de Foguetes, disputada em Barra do Piraí-RJ. Eles obtiveram o título com o experimento atingindo 143 metros de distância, na final realizada entre os dias 30 de outubro de 2 de novembro, com equipes de todo país.

Antonio destacou o árduo trabalho em busca da boa colocação. "Tínhamos muitas atividades referentes a escola, a rotina, mas conseguimos conciliar. Conseguimos montar nossas bases, foguetes, proporções. Estudamos. Muitos fatores levaram ao bom desempenho. Tenho muito agradecer à Instituição, os professores que ajudaram", destacou, ao também incentivar os demais colegas. "Temos o pensamento de incentivar os próximos alunos, porque temos o conhecimento e queremos repassá-lo aos colegas, comunidade, explicar como funciona cada detalhe, tudo. Temos que passar adiante".

Lucca reforçou o apoio recebido. "Foi a primeira vez que fomos e conseguimos essa excelente colocação. Saímos de Pontes e Lacerda, interior, divisa com a Bolívia, e fomos competir com pessoas do Brasil inteiro. Foi gratificante. Sem falar na troca de experiências com os competidores das outras regiões, o conhecimento que obtivemos nas palestras preferidas. Eu por exemplo, nunca havia ido ao Rio de Janeiro".

O professor mestre Leomir Batista Neres, que acompanhou os alunos, destacou a preparação ainda no Campus. "Começamos em um evento dentro do Campus, que foi a Mostra Brasileira de Foguetes (local), na qual conseguimos a classificação. Depois tivemos apoio da gestão para recursos de custeio para o nacional, porque isso é um investimento. De todo modo conseguimos mostrar para os alunos que o Instituto Federal transcende nossos muros. Mostramos que de fato existe muito a galgar e há resultado possível, e o que o IFMT proporciona isso para eles".

E há possibilidade de mais resultados. O discente João Paulo Vieira e Silva foi classificado para participar da Jornada Espacial que será realizada em São José dos Campo-SP, entre os dias 02 e 08 de dezembro, além de ter sido convidado a participar das seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia.    

Pelo Campus, o aluno João Vitor Vieira Flauzino já conquistou ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES- A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 08.11.2018 às 08:21

    Parabéns aos contemplados seus mestres a direção do estabelecimento que acredita no potencial de seus pupilos, e não mede esforços para inserí-los nos eventos importantes que são realizados no País, e dessa forma, mostra para a sociedade a qualidade do ensino praticado no IFMT-Pontes e Lacerda, competindo com Estabelecimentos de grandes centros e conseguindo lugar de destaque nas competições.

 
Sitevip Internet