Notícias / Educação

27/10/2018 - 06:39

7ª Mostra de Iniciação Científica da Unemat premia em quatro categorias mais voto popular

Por Hemilia Maia

Moisés Bandeira

 (Crédito: Moisés Bandeira)
A sétima edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) chega ao fim nesta sexta-feira (26) com a premiação dos projetos que alcançaram os três primeiros lugares de cada uma das quatro categorias, e a seleção de cinco alunos entre os projetos vencedores nas categorias Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para se tornarem bolsistas de Iniciação Científica Júnior.
 
Durante dois dias, 479 alunos do Ensino Fundamental e Médio, orientados por 73 professores, participaram da Mostra com 140 projetos. A novidade desta edição foi a estadualização do evento. Diferente das edições anteriores, estudantes de todo o Mato Grosso puderam se inscrever. Atenderam ao chamado alunos de escolas públicas e privadas de Araputanga, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Confresa, Cuiabá, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos e Tangará da Serra.

Uma equipe de 83 avaliadores, entre professores da Unemat, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), professores municipais de Cáceres e representantes da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), do Senai, do Sebrae, do Centro de Formação de Professores (Cefapro) e de empresas parceiras, observaram o caráter investigativo da pesquisa dos projetos apresentados. Além dos avaliadores, os visitantes também podiam escolher um dos projetos e votar por meio do aplicativo de celular Mostra Pantanal.

Uma das avaliadoras, a professora Sandra Mara Neves, do curso de Geografia da Unemat em Cáceres, reforçou que a proposta da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal está pautada no papel pedagógico e social. “O bem maior é despertar junto aos alunos o prazer pela pesquisa e incentivar os professores metodologicamente”. Parece que os objetivos serão alcançados. Carlos Henrique Almeida, do 2º ano da Escola Estadual Professora Elizabet Evangelista Pereira, de Rosário Oeste, e seu professor orientador Rayan Mayke, disseram ter adorado a experiência de compartilhar conhecimentos e que já irão pensar em um novo projeto para o próximo ano. Nesta edição eles apresentaram o “Controle de irrigação na horta através do site”.

O professor Marcos Borges, do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim) da Unemat, e coordenador da Mostra, disse que estadualizar a Mostra foi uma iniciativa de ampliar o incentivo aos alunos de investigar a comunidade e o mundo à sua volta e o interesse pela ciência. Borges ainda comentou perceber uma evolução de um ano para o outro. “A qualidade dos alunos que chegam à Mostra vem aumentando, e a melhora na produção dos trabalhos também”, explicou o professor.

Realizado pelo Ceicim/Unemat em parceria com o IFMT/Cáceres e a Prefeitura Municipal de Cáceres, o evento conta com recursos federais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), recursos estaduais da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), patrocínio de empresários locais e o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de Mato Grosso e da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade.

Três pitadas de Iniciação Científica – Para os alunos que participaram da Mostra o mais importante foi estar presente e poder apresentar seu trabalho e ver o dos outros. A equipe da Assessoria de Comunicação conversou durante o evento com alunos de alguns projetos:

A equipe de alunos do projeto “Tabela Periódica Interativa”, do IFMT/Cáceres, chegou à Mostra com a ideia de facilitar a vida de quem precisa aprender. Anabelly Silva, Brenda Souza, Gabriel Silva e Mara Oliveira gostam de Química, mas reconhecem que é difícil entender a tabela periódica, e queriam torná-la acessível. “Quando complica causa desinteresse”, advertiram.

Os alunos do 3º ano da Escola Estadual João Sato, de Araputanga, expuseram um veículo protótipo no projeto “Construção de Plataforma Robótica, movido à bateria solar e controlado via Bluetooth”. José Gomes, Kauane Meira, Matheo Bonucia e Nathália Silva disseram ter colocado na prática as teorias de Física e Química vistas em sala de aula para unir a robótica à energia sustentável.

Já os alunos da Categoria Mirim, do Colégio Imaculada Conceição (CIC), de Cáceres, apresentaram “A importância das Minhocas para o ecossistema”. Quando perguntados o motivo da escolha, Ana Luiza Mariano, Lívia Tanaka, Pedro Moraes Pinto e Rafaela Vilela, de 9 e 10 anos, tinham a resposta na ponta da língua: “Porque são os seres mais importantes que vivem debaixo da terra”.

Premiação: Os três primeiros colocados de cada categoria levaram para casa jogos matemáticos e troféus.

Categoria 1 – Iniciação Científica Mirim (1º ao 5º ano)

1º lugar - Projeto: Minhoca: não é só isca de peixe
Escola/Município: Escola Municipal Duque de Caxias
Alunos: Julia Maria Ranzani, Luanderson dos Santos Mineiro, Thamilly Raphaely Duarte Pereira e João Carlos Kusther Preisgke da Silva
Orientador: Katiene Aparecida da Silva Costa
 
2º lugar - Projeto: Cáceres: Princesa ou Plebéia?
Escola/Município: Escola Estadual Frei Ambrósio
Alunos: Nikson Augusto Ferreira, Bianca Santana Alves, Maria Eduarda Gois e Matheus Cláudio Machado Pereira
Orientador: Marilza Ferreira
 
3º lugar - Projeto: Educação para o trânsito e mobilidade urbana
Escola/Município: Centro Educacional Anália Franco - Ceaf
Alunos: Sofia Miura Harano, Ana Clara Porfirio de Campos Arruda e Otavio Costa e Faria Orientador: Edinerca da Silva Araujo
 
Categoria 2 – Divulgação Científica (6º ao 9º ano)

1º lugar - Projeto: Patrimônio material de Cáceres: do conjunto arquitetônico às fazendas bicentenárias
Escola/Município: Escola Estadual Professor Demétrio Costa Pereira
Alunos: Raissa Cristine de Almeida Santos, Lise Mel Ribeiro dos Santos, Luis Eduardo Pires da Silva e Luis Eduardo Pires da Silva
Orientador: Raissa Cristine de Almeida Santos
 
2º lugar - Projeto: Os efeitos das drogas no organismo humano
Escola/Município: Escola Estadual Frei Ambrósio
Alunos: Izabelly Beltrame da Silva Xavier, Thauiny de Souza Araújo e Pamela Borges Siqueira
Orientador: Izabelly Beltrame da Silva Xavier
 
3º lugar - Projeto: A importância da alimentação saudável e balanceada
Escola/Município: Escola Estadual Frei Ambrósio
Alunos: Ana Cristina Rondon Cabreira, Gabriela Almeida de Andrade,  Kemilly Caroline Matos da Silva e Ysadora Helena Menezes de Souza
Orientador: Ana Cristina Rondon Cabreira
 
Categoria 3 – Incentivo à Pesquisa (6º ao 9º ano e Ensino Médio)

1º lugar - Projeto: O desafio do deficiente físico na área urbana de Cáceres/MT
Escola/Município: Escola Estadual União e Força
Alunos: Laura Aparecida de Arruda Justiniano, Aline Bárbara Figueiredo Leite, Camila Leandro da Guia Silva e Hemily Paola de Oliveira Scandiani
Orientador: Laura Aparecida de Arruda Justiniano
 
2º lugar - Projeto: Estação Meteorológica Pedagógica
Escola/Município: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros
Alunos: Rinaldo Marques Padilha, Andrielly Luiza Alves Pereira e Fernanda Carducci
Orientador: Rinaldo Marques Padilha
 
3º lugar - Projeto: Produção e avaliação de uma bebida alcoólica fermentada e não destilada de ciriguela
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Iago Muniz da Cruz, Mateus Barbosa de Andrade, Pablo Pelito e Thiago Candeia da Cunha
Orientador: Admilson Costa da Cunha
 
Categoria 4 – Desenvolvimento Tecnológico (Ensino Médio)

1º lugar - Projeto: Aplicativo móvel para cálculo do custo de produção de hortaliças
Escola/Município: IFMT – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Beatriz Almeida de Oliveira, Guilherme Cavalari Ladeia, João Brasílio Dalosto de Carvalho, Vitória Eduarda Souza Silva
Orientador: Eliel Regis de Lima
 
2º lugar - Projeto: Construção de plataforma robótica, movida a bateria solar, controlado via bluetooth
Escola/Município: Escola Estadual João Sato
Alunos: Matheo Rodrigues Bonucia e José Eduardo da Silva Gomes,
Orientador: Edicarla Venturolli
 
3º lugar - Projeto: Jogo interativo de auxílio e aprendizagem no estudo de química
Escola/Município: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo
Alunos: Antônio Gustavo Barboza Júnior, Larissa Simone Souza Das Neves e Natália Martins de Morais
Orientador: Eliel Regis de Lima
 
Categoria Voto Popular

Projeto: Análise microbiológica da água em poços localizados na comunidade São Cristóvão, município de Lucas do Rio Verde/MT.
Escola/Município: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Cristóvão
Alunos: Vitória Barzotto e Sabrina de Oliveira da Silva
Orientador: Heliara Franco Tomczik
A organização ainda não divulgou os alunos indicados às bolsas de Iniciação Científica Júnior

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet