Notícias / Politica

26/10/2018 - 08:34

Orçamento para educação em 2019 será de R$ 104 milhões

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Completando 11 meses à frente da Secretaria da Educação de Cáceres, Eliene Liberato, que também é vice-prefeita, mostrou habilidade e experiência para obter resultados positivos.

Para o vereador Cézare Pastorello (SD), a atuação de Eliene é elogiável. Desde o início da sua gestão, já se colocou à disposição para a realização de parcerias e para atender às demandas de servidores e comunidade escolar.

"Sabemos que os avanços na educação vêm do trabalho dos diversos gestores que passaram pela pasta, mas, temos que destacar o fato de que a Eliene, sendo vice-prefeita, teve muito mais autonomia do que os outros. A negociação da correção da Função Gratificada dos Diretores, Secretários e Coordenadores, a garantia do pagamento integral do RGA dos professores e agora, o aumento do orçamento para 2019, são exemplos do que estou falando. Eliene conseguiu ampliar o diálogo com os servidores e a comunidade escolar, isso é imprescindível", afirma o vereador Cézare Pastorello.

No início deste ano, o vereador e a Secretária Eliene fizeram uma parceria para a reforma da Escola do Garcez e outras unidades escolares, onde o vereador entrou com parte do material e a prefeitura com a mão de obra.

O que chama atenção neste momento foi a garantia do Executivo de mais recursos para a Educação, como explica o vereador: "Para 2018 o orçamento da Educação foi de 89 milhões de reais. Para 2019, a proposta orçamentária é de 104 milhões. Ou seja, um incremento de 17% no orçamento, enquanto o orçamento de outras pastas ficou o mesmo ou até foi reduzido. Para se ter uma ideia, o orçamento da merenda escolar no ensino fundamental foi aumentando em 51% (indo para 2 milhões de reais) e os investimentos na educação infantil foram aumentados em mais de 7 milhões de reais. Isso inclui aquisição de  mobiliário e de material pedagógico, reforma nas unidades e até de uniformes. A educação infantil é a responsável pela primeira infância e merece uma atenção toda especial. Temos pontos a avançar, como a estruturação da carreira (PCCS) das ADIs e implantação das creches em período integral. O trabalho não para."

Pastorello ainda explica a necessidade de participação da sociedade na discussão das peças orçamentárias. A LOA 2019 está na Câmara Municipal para discussão, e alguns pontos são polêmicos, como a redução do orçamento da Secretaria de Infra-Estrutura (Obras).

 "A sociedade cacerense é boa e engajada. A luta dos pais por melhores condições de ensino para seus filhos é uma luta minha também. Todos os meus filhos estudam em escola pública, por isso sei o quanto é difícil estudar em uma sala no calor e sem ar-condicionado. Não foi porque eu estudei assim que devo ficar satisfeito com nossas crianças estudando do mesmo jeito. Mas, eu conclamo a população para participar deste debate, das peças orçamentárias, porque é agora que serão definidos os projetos e atividades que receberão orçamento. A Câmara Municipal irá realizar audiências públicas e minha página no FaceBook já está à disposição para discutirmos. " Finaliza o vereador Pastorello.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 26.10.2018 às 11:10

    Eliene desenvolve, sempre tive fé na professora! Mulher de Garra.

  • por José Ramão, em 26.10.2018 às 09:01

    Parabéns a Prefeitura, aqui no Buscando Saber colocaram Internet e agora podemos enviar todas as informações necessárias para o MEC, oque não acontecia até ano passado, tínhamos que ir com computador em baixo do braço até a prefeitura.

 
Sitevip Internet