Notícias / Politica

06/10/2018 - 10:57

Em entrevista, Francis diz que sua administração é aprovada por 90% dos cacerenses

Por Sinézio Alcântara

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
Referência em saúde, Educação e com turismo consolidado, temos motivos para comemorar nos 240 anos de Cáceres. Essa é a avaliação do prefeito Francis Maris Cruz. Ele diz que avançamos muito, mas ainda estamos nos preparando com obras estruturantes para crescer muito mais. Defende um novo pacto federativo e diz que precisamos de mais recursos para atender as demandas da população. Diz que as maiores dificuldades para administrar a cidade é a baixa arrecadação devido ao alto índice de inadimplentes de IPTU e a extensa malha viária.

Jornal Expressão – J-E.  O mundo evolui a cada dia em todos os setores. Neste 6 de outubro comemoramos o aniversário de 240 anos de fundação da cidade. Em sua opinião prefeito, a evolução que tivemos em mais de dois séculos acompanha o ritmo mundial ou poderíamos estar mais avançados?

R – Francis – Avançamos muito, nossos antepassados trabalharam muito, progrediram. Nossa cidade tem histórias, conquistas e muito progresso. E ainda estamos nos preparando com obras estruturantes para crescer muito mais. Cáceres está acompanhando a evolução tecnológica e em breve, seremos uma cidade totalmente conectada, com interligação em todas as unidades da prefeitura e oferecendo internet a todos os cidadãos. Uma verdadeira cidade digital.

J-E. Temos mais que comemorar ou lamentar nestes 240 anos?

R – Francis – Com certeza, comemorar. Cáceres hoje é um dos pólos importantes do Estado. É referência em Saúde, com os hospitais Regional e São Luiz e várias Unidades Básicas de Saúde. É um grande centro de Educação, com a Unemat e outras instituições superiores. O turismo está consolidado e estamos preparando novos atrativos em várias modalidades que vai fortalecer ainda mais. Cáceres ainda se coloca em ponto estratégico, situado no ponto mais alto da Hidrovia Paraguai-Paraná (Hidrovia do Mercosul). Há, também, a projeção para que a ferrovia passe por Cáceres seguindo até Porto Velho (RO), interligando a Bacia do Prata à Bacia Amazônica e a logística se completa com a rodovia para Santa Cruz de La Sierra (BO), passando por San Matias, como alternativa para as cidades portuárias de Iquique e Arica (Chile) e Ilo e Matarani (Peru). Tudo isso para escoamento dos diversos produtos de Mato Grosso para o mundo, como a soja, milho, algodão e a carne bovina.

J-E. Neste final de semana vamos eleger o novo presidente da República, novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais, o que o senhor irá cobrar dos novos governantes para nossa cidade?

R – Francis – Precisamos de um novo pacto federativo, as pessoas não moram em um Estado ou País, todos moramos em cidade. E é na cidade que a população procura posto de saúde, escola, serviços sociais, etc. Hoje a União fica com 60% do imposto arrecadado, o Estado 25% e o Município somente 15%. Precisamos de mais recursos para atender as demandas da população. Já cobramos de todos os candidatos, o comprometimento com os grandes projetos logísticos citados na resposta anterior, para que os grandes investimentos cheguem até o nosso município gerando emprego, renda e desenvolvimento.

J-E. O senhor está no meio de seu segundo mandato, acredita estar correspondente com os anseios da população, por quê?

R- Francis – Sim, com certeza. Hoje nosso índice de aprovação é de 80% a 90%. Fomos escolhidos por duas vezes o 3º melhor prefeito do Estado, perdendo somente para dois municípios ricos que são produtores de soja. Sou também o primeiro prefeito reeleito em Cáceres e também o único a comprar cinco máquinas Patrol 0km, dez caminhões, uma carreta, três pás carregadeira cinco retroescavadeiras, duas PCs, trinta e quatro ônibus escolares, um ônibus para a Saúde, um ônibus para a Ação Social, três ambulâncias, três vans para transporte de pacientes e mais cinquenta veículos.

J-E. O senhor já foi apontado como um dos melhores prefeitos do Estado, que grande legado sua administração pode estar deixando para cidade?

R- Francis – Com certeza iremos deixar alguns legados, como exemplo: todas as unidades públicas dos órgãos da prefeitura estarão 100% interligados, isso facilita o controle das ações de governo; outro fato inédito é que, 16 km de rede de água de amianto, na área central, estão sendo substituídos por material de PVC, evitando rompimento e oferecendo qualidade de vida a população; e um grande projeto chamado Cáceres 20+25, que envolve novo Plano Diretor com Plano de Saneamento Ambiental e revisão dos Códigos de forma atualizada e sustentável. Isso vai nortear os futuros gestores desta querida cidade.

J-E. Quais as maiores dificuldades o senhor enfrenta para administrar o município?

R- Francis – Uma cidade de 240 anos, com arrecadação própria muito baixa devido ao alto índice de inadimplentes do IPTU e a extensa malha viária com mais de 6 mil km de estradas rurais, são as maiores dificuldades que enfrentamos. Para investimentos em infraestrutura é necessário a contra partida do município, por isso que sempre peço para que os contribuintes paguem seus impostos em dia. Se melhorarmos a Receita Própria, o retorno em obras é certo, como já estamos fazendo e poderemos fazer mais ainda.

J-E. Antes de o senhor assumir, o município era apontado como um dos 100 mais pobres do país. Essa classificação mudou ou continuamos no mesmo ranking de pobreza?  

R- Francis – Houve uma melhora sim, mas ainda estamos entre os 100 municípios mais pobres do país. Mas, vamos mudar esse quadro, tenha certeza disso. É preciso aprovar o novo Código Tributário que se encontra na Câmara de Vereadores desde o ano passado, e assim, atualizar os valores venais dos imóveis, possibilitando a cobrança mais justa e real para a população e melhorar a Receita Própria para investirmos mais ainda nas infra-estruturas da cidade. Isso vai contribuir para melhorarmos as condições de vida do nosso povo.

J-E. Quando assumiu, no seu primeiro mandato, o senhor tinha na Câmara, vários vereadores que davam sustentação a sua administração, hoje esses vereadores viraram adversário por quê?

R- Francis – Desde o primeiro mandato venho respeitando a autonomia entre os poderes constituídos. Tanto o Executivo, quanto o Legislativo, tem suas atribuições, responsabilidades e precisam conviver harmonicamente. O nosso papel como gestor foi aprovado pela população nos dando a reeleição com ampla diferença, podemos considerar que estamos fazendo as coisas corretas e assim vamos até o último dia do nosso mandato. Os vereadores têm optado em aprovar os projetos somente após cumprir o prazo regimental de 30 dias e, às vezes aprovam com tempo superior a isso, mas eles se sentem no direito de agir assim… paciência. Não podemos interferir no outro Poder e não considero nenhum deles como adversário.

J-E. Qual sua mensagem para a população nesta tão significante data?

R- Francis – Neste dia 6 de outubro estamos completando 240 anos de fundação. Temos motivos de sobra pra comemorar. Somos uma cidade rica na cultura, no turismo e temos uma linda história que o transforma numa cidade acolhedora e atrativa, com localização privilegiada para grandes projetos de desenvolvimento que pode contribuir com o Estado de Mato Grosso. Que a população continue acreditando na nossa administração para uma Cáceres cada vez melhor, em todas as áreas. Parabéns cidadãos cacerenses. Parabéns a todos que contribuíram com Cáceres ao longo de todos os 240 anos. Viva Cáceres.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por joao, em 07.10.2018 às 10:39

    Referência em saúde, Educação e com turismo consolidado?? ta de brincadeira né prefeito. A cidade nao tem emprego, nao tem saúde, transito ta uma M.!@#$%¨. E o senhor tem a cara de pau ainda de dar entrevista, acredito que sou da turma desses 10%.

  • por manoel lino de avila neto, em 07.10.2018 às 09:58

    Para muitos que são contra o pagamento de impostos, contra o progresso, e contra só por ser governo ele nunca será um bom prefeito, pois as pessoas só enxergam o próprio umbigo, se ele não foi bom ou não fez o que o individuo queria é o suficiente para não prestar, mas infelizmente é assim, nenhum prefeito vai satisfazer a todos ao mesmo tempo, principalmente esses maus pagadores de impostos, caloteiros, que são os que mais o desaprovam, não pensam na coletividade, não pensam no município como um todo, é bom ser for bom pra ele, se não cobrou seu IPTU atrasado, ou se patrolou a sua rua. SENDO BOM PRA ELE O RESTO DO MUNICÍPIO QUE SE LASQUE, é sempre assim. EU E TODA A MINHA FAMILIA QUE PAGAMOS OS NOSSOS IMPOSTOS EM DIA, QUE LIMPAMOS O NOSSO QUINTAL, QUE CUIDAMOS DA NOSSA CALÇADA, ENFIM, QUE COOPERAMOS COM O PREFEITO E SEU MANDATO ELE FOI E ESTÁ SENDO ÓTIMO. MAS PRA CORRUPTOS E CALOTEIROS MAUS PAGADORES DE IMPOSTOS ELE SEMPRE VAI RUIM, BOM É QUE NÃO FAZ NADA E ALÉM DISSO ENCHE A PREFEITURA DE CABIDE DE EMPREGOS.

  • por manoel lino de avila neto, em 07.10.2018 às 09:49

    Nunca tivemos um prefeito tão bom quanto esse, nem antes e talvez nunca mais teremos, pegou a prefeitura falida, saneou, combateu a corrupção ferozmente, e fez tudo o que prometeu, menos a ZPE pq isso não depende de verbas municipais, e não teve ajuda nem do estado nem federal. Nossa CÁCERES ESTÁ DE PARABÉNS.

  • por Douglas, em 06.10.2018 às 23:19

    Francis esta fazendo Stand-Up? Porquê suas piadas nan tem graça.

  • por Sir Duvel, em 06.10.2018 às 14:26

    referência em saúde? turismo consolidado? de onde ele está falando? esse prefeito bebe?

  • por Bugre, em 06.10.2018 às 13:03

    Kkk Esse prefeito é um fanfarrão rsrs

  • por Souza Silva, em 06.10.2018 às 12:59

    Eu e 100% da minha família não aprova nada.

  • por Helena, em 06.10.2018 às 12:54

    Ahhhhhh deve ser mesmo os 90 % dos secretários que tem aí, caramujo compra ar e prefeitura não instala, falta vacina e remédios nos postos, asfalto uma vergonha, educação uma calamidade, saneamento, Cohab nova que o diga ...... deve .mesmo ter 90% de aprovação. Tomem vergonha !

  • por sergio murilo, em 06.10.2018 às 12:32

    prefeito ridiculo. nao tem vacina nos postos de saude pras crianças... de q adianta os postos de saude terem internet se nao tem vacina ???

  • por Jr, em 06.10.2018 às 12:15

    Devo fazer parte dos 10% eu e mais 100% dos meus amigos e conhecidos que insistem em dizer que aprovação zero x zero ! Está aprovação está dentro da prefeitura ou em sonhos ? Brincadeira ou quer mais?

 
Sitevip Internet