Notícias / Politica

28/09/2018 - 12:43

Partidos “nanicos” em coligação tucana tem mais chance de eleger deputados

Por Muvuca Popular

Muvuca Popular

 (Crédito: Muvuca Popular)
a chapa mais “leve” entre as coligações que disputam o cargo de deputado Estadual, o vereador Cézare Pastorello (SD) de Cáceres tem a possibilidade de eleição com menos votos que os concorrentes.

A cidade de Cáceres lançou 13 candidatos para Deputado Estadual e Pastorello vem trabalhando a sua campanha de forma segmentada e com otimismo. Enquanto pelos cálculos realizados pelo consultor eleitoral Valdecir Pinho Calazans, apontam a eleição de apenas dois deputados na chapa pura do PSDB, por exemplo, a de Pastorello tem possibilidade de fazer 3 deputados.

E na chapa do PSDB, além do desgaste do Governador Pedro Taques, ainda pesa o fato de que 4 nomes de peso disputam essas 2 vagas. São eles Wilson Santos, Guilherme Maluf, Saturnino Masson e Carlos Avalone. Todos eles estão com estruturas gigantescas de campanha e já foram testados nas urnas, com votações expressivas.

Na coligação “Fé e Trabalho”, composta por seis partidos (SD, Patriota, Avante, PRP, DC e PRTB), serão eleitos 3 deputados, os mais cotados Jajáh Neves, Daltinho, Juca do Guaraná e Lilo Pinheiro. Porém, Jajáh Neves disputa sub judice, já que teve a candidatura indeferida.

Dos três que sobram, Daltinho é o único que já foi testado nas urnas para deputado, tendo alcançado a marca de votos. Juca e Lilo são vereadores em Cuiabá.

Na eleição de 2014 a cidade de Cáceres concentrou os votos em Doutor Leonardo, dando uma expressiva votação ao médico. Dos 34.743 votos totais, 27.953 foram na cidade de Cáceres, demonstrando que mesmo tendo outros candidatos, a cidade concentrou os votos para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa.

Agora, candidato a Deputado Federal, Dr. Leonardo ganhou a parceria de partido de Pastorello, que também tinha projetos para a Câmara dos Deputados, mas recuou para não dividir votos com o médico deputado, conforme já havíamos noticiado aqui.

Em contrapartida, muitos dos apoiadores de Leonardo vêm aderindo à campanha de Pastorello, o que pode resultar em um novo fenômeno de votos na cidade.

Caso isso aconteça, terá sido quebrado de vez o ciclo de 20 anos sem um deputado da cidade, que é polo em toda a região oeste, e pode ser o indício de que Cáceres sempre terá um representante.

Na pesquisa do Instituto Mark, Pastorello aparece duas vezes, como “Cesare Pastorello” e como “Pastor Hélio”, já que se trata de pesquisa espontânea de votos. A sorte dele é que a Urna Eletrônica só aceita números. Se fosse no tempo do voto escrito, com certeza ele teria dificuldades.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Tibúrcio junqueano, em 29.09.2018 às 22:39

    Se Pastorello aceitar apoio de Marcelão sopão e Luizão e cia ltda... perde meu apoio...

  • por Jane Oliveira, em 29.09.2018 às 00:47

    Pastorello vai dar uma surra de votos nos tucanos. Eu fui a uma reunião dele agora vou em todas. Há muito tempo Cáceres precisava de uma pessoa que faz politicp como ele, voltada para as pessoas e não para o umbigo. Vamos Pastorellar!

  • por Junior, em 28.09.2018 às 13:19

    Nossa Leonardo está tão bom para pedir voto, se dos 25 mil ele tiver 40% é até muito, isso para ele como federal, pedir voto para estadual, vou até rir. Eu até iria votar para esse Pastorello mas diante disso recuo já. Vou de Túlio mesmo!

 
Sitevip Internet