Notícias / Politica

26/09/2018 - 11:42

Aos 80, Shiguemitu Sato é eleito novo presidente da Câmara de Araputanga

Por Folha de Araoutanga

Folha de Araputanga

 (Crédito: Folha de Araputanga)
Os vereadores da Câmara Municipal de Araputanga reuniram-se em Sessão Extra, na tarde de ontem (25), quando elegeram por unanimidade os membros da Chapa “Harmonia e Trabalho”.
 
O vereador Shiguemitu Sato foi eleito Presidente e, vereador Jocelino  Ferreira da Silva, 2º Secretário, em votação unânime, 11 votos.
 
CONCILIADOR, RESPEITADO
 
Depois de enorme turbulência que levou às trocas de comando na Casa Legislativa, a Câmara Municipal de Araputanga precisa sim, da sabedoria de um homem experimentado na Política; é visível que entre seus pares, Sato conciliador respeitado.
 
Contando a eleição ocorrida ontem (25), já são quatro trocas de presidentes no Poder Legislativo, desde o dia primeiro de janeiro de 2017.
 
QUATRO ELEIÇÕES
 
Quem sabe, o leitor da Folha, possa concluir que a partir da reprovação do povo, os vereadores, eleitos para legislatura iniciada em 2017, aparentemente, não se fizeram satisfeitos com o procedimento daqueles que presidiram a Casa; o jocoso número de eleições naquele Poder, podem estar a denunciar algo, supostamente anormal.
 
REPROVAÇÃO NA OPINIÃO PÚBLICA
 
Cumprir a função de vereador, para a qual dezenas de candidatos os pediram votos e, apenas onze, foram credenciados pelo eleitor, pode não estar sendo tão simples (cumprir tal função) conforme parecia, durante a campanha de 2016.
 
No exercício da função, o povo exige dos eleitos postura exemplar; em vinte e um meses, desde o início da atual legislatura, houve momento tão insustentável, que a representante do MPE local, requereu inclusive, o afastamento do presidente da Câmara.
 
POSTURAS QUE O POVO DESCONFIOU
 
A população do município, não gostou, quando  em 02 de outubro de 2017 foi difundida a informação, que os vereadores decidiram aumentaram o valor da verba indenizatória, com aprovação do Prefeito.
 
Naquela ocasião, gravação atribuída a um vereador, ironizava aqueles que discordavam do aumento. Sobre a questão, ouça o que disse o vereador através de gravação que circulou em Rede Social.
 
ESCÂNDALO DAS DIÁRIAS
 
Em 25 de outubro/2017 a matéria “Dez vereadores de Araputanga receberam mais de trinta mil reais em diárias entre janeiro e setembro/2017” revelou que além do salário e da aumento no valor da verba indenizatória, dez dos onze vereadores ainda receberam dinheiro, a título de concessão de diárias; é preciso dizer que, apenas o vereador Ilídio da Silva Neto, o mais votado na eleição de outubro de 2016 não participou do “festival” de diárias, generosamente distribuídas durante nove meses de 2017.
 
“SEPULTADOS SOB CRUZES”
 
Verba indenizatória, diárias e ironia contra o povo tornaram-se fatos incontestáveis, a depor contra a população; a lua de mel do povo com os eleitos, acabou se transformando em insatisfação que transbordava. Era comum ouvir na cidade, pessoas que jocosamente pediam seus “vintão”, para reprovar o que disse o vereador.
 
Perdendo aprovação do cidadão, no dia 02/11/2017 alguém decidiu simbolicamente, sepultar tais representantes, quando “Onze cruzes amanheceram circundando a Câmara Municipal; foi por demais, escandaloso.
 
RESGATE
 
Sem saída, os vereadores finalmente encontraram o melhor nome para fazer a transição. Assim, a eleição coloca Shiguemitu Sato, aos 80 anos,  na Presidência do Legislativo Municipal,  até dezembro de 2018.
 
Sato, filho do fundador da Cidade, sempre representou Araputanga politicamente; na década de 1970 ele já defendia a Gleba Paixão, na Câmara de Cáceres. 
 
Se no conjunto, os vereadores sofreram grande desgaste políticos desde janeiro de 2017, sem dúvida, há nomes como o do vereador Sato que, com sua experiência, se sobressai; com mandatos de vereador, prefeito, vice-prefeito e, agora, Presidente da Câmara Municipal, a população sabe que sua habilidade permitirá que a transição seja feita, sem turbulências. E, finalmente, que a população possa dizer: que assim seja.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 28.09.2018 às 08:30

    Parabéns ao eleitorado Araputanguense por manifestar o seu inconformismo com os desmandos implantados na casa por um grupo de aproveitadores, instalados na casa por vocês mesmos, pois o eleito nada mais é do que o nosso representante em cada cadeira da Câmara e quando essa representação não nos satisfaz, temos que bater duro e corrigir, pois estão lá para representar a vontade popular, mas agora, com o sr. Sato, uma pessoa muito honesta, com vasta folha de serviços prestados a essa comunidade desde os tempos da gleba Paixão, tenho certeza que vocês estarão muito bem representados, pois conheço-o de longa data PARABÉNS SATO pela escolha e desejo a você, pleno sucesso nesse novo desafio, e ao eleitorado Araputanguense, estamos novamente em período de eleição e com certeza, temos muitos candidatos como parte dos seus vereadores, então vamos escolher bem os nossos futuros governantes, para não cometermos os mesmos erros do passado, tantas promessas em 2014, que prometeram tudo a nossa região, não fizeram nada e o que é pior, espicharam a cara e estão tentando nos ludibriar com as mesmas promessas da eleição passada, BASTA DE MENTIRAS, VAMOS ELEGER ALGUÉM CAPAZ DE SATISFAZER OS NOSSOS OBJETIVOS.

  • por o pvo, em 26.09.2018 às 12:34

    parabéns vereador SATO muito sucesso nesta jornada.

 
Sitevip Internet