Notícias / Cidade

22/09/2018 - 11:03

Horário de verão será mais curto este ano e começa em novembro

Por Gazeta Digital

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Próximo ciclo do horário de verão será mais curto, de 4 de novembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a partir deste ano o horário de verão iniciará no 1º domingo de novembro, com término no 3º domingo de fevereiro do ano subsequente. A mudança encurtará em duas semanas o período de vigência, que até o ano passado começava no 3º domingo de outubro. A partir de 4 de novembro, os relógios serão adiantados em uma hora em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
 
O MME não divulgou a economia do último ciclo (2017/2018), mas afirmou que em 2016 a economia atingiu R$ 147,5 milhões, com redução de consumo de 2,185 mil MW. A Pasta informou que o início do horário foi postergado para novembro a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar mudança do horário brasileiro de verão no período entre o 1º e o 2º turno de eleições, mantendo o critério único de início da aplicação da política a cada ano. A mudança consta no Decreto 9.242, de 15 de dezembro de 2017. 
 
O horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico” que recomendou que a sua continuidade fosse submetida à avaliação da Casa Civil da Presidência da República, que decidiu manter a aplicação do horário para o Ciclo 2017 e 2018 e reavaliar a política para os próximos anos. 
 
Para a população, a manutenção do horário gera opiniões divergentes. O empresário Dulcídio Regino, proprietário de um bar e restaurante da Capital, diz que o horário beneficia o fluxo de clientes, devido à saída do trabalho enquanto ainda está claro. “Com o horário de verão escurece mais tarde e o pessoal gosta de sair e fazer happy hour”. 
 
Para o motorista autônomo Carlos Magno o horário não se justifica se não houver economia de energia. “Para mim é indiferente. Mas, tem que ver até que ponto é econômico para o Brasil e para o Estado, porque deveria ter economia. Em Mato Grosso não há necessidade porque nosso horário já é mais cedo”.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 23.09.2018 às 09:48

    Tomara que passe rápido pq não aguento mais idiotas postando coisas sobre política, o brasileiro é tão, mas tão ..... que em época de copa todos são super técnicos, e em época de campanha eleitoral, todos são super cabos eleitorais, o bom que fazem sem receber nada e ficam com caras de idiotas defendendo este ou aquele políticos que lá na frente, um ou outro irá dar um dedo no rego dos mesmos que fizeram campanha gratuita. Babaquice tem limite e o voto é secreto!

 
Sitevip Internet