Notícias / Politica

18/09/2018 - 07:49

Câmara de Cáceres derruba novamente veto do Executivo e mantém salgadeiros na Praça da Feira

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
Em uma sessão marcada pela presença de comerciantes da Praça da Feira e populares, os vereadores da Câmara Municipal de Cáceres derrubaram o veto integral do executivo municipal ao projeto de lei 40/2018, que institui a feira permanente na Praça da Feira.

O projeto, subscrito pelos vereadores Cézare Pastorello (SD), Elza Basto (PSD), José Eduardo Torres (PSC), Valdeníria Dutra (PSDB) e Valter Zacarkin (PTB), evita que os vendedores de salgado sejam retirados da Praça da Feira, e protege o direito dos feirantes que fazem uso do local. A feira funciona no local há mais de 30 anos.

“As feiras-livres são atrativos turísticos em todo o mundo. Retirar os “salgadeiros”, que estão fixos no lugar, seria o primeiro passo para uma eventual mudança do local da feira, e, consequentemente, de um dos pontos mais antigos de encontro dos cacerenses. A praça precisa de investimentos para se tornar mais atrativa, mais organizada, inclusive, com mais estrutura para os vendedores de alimentos”, afirma o vereador Cézare Pastorello (Solidariedade).

Para o vereador José Eduardo Torres (PSC), o legislativo mostra mais uma vez a sua força ao derrubar o veto por unanimidade dos presentes. Com exceção do vereador Dênis Maciel (Avante), que não compareceu à sessão, todos os vereadores entenderam que o veto do executivo não deveria prosperar. “Esta casa de leis está de parabéns por ter aprovado o projeto de lei, conduzido por nós, e agora está de parabéns por ter sido coerente com a derrubada do veto. É assim que se constrói um legislativo forte e em harmonia com o executivo, uma demonstração da importância das instituições democráticas,” enaltece o vereador.

Os salgadeiros da praça da feira chegaram a ser avisados que seriam removidos. Na ocasião, o prefeito alegou uma ação do Ministério Público Estadual para fazer a remoção. Vereadores e feirantes foram procurar a ação e encontraram apenas um inquérito de 2006, que apontava irregularidades que já haviam sido sanadas.

Só entre as barracas que vendem salgados há mais de 50 pessoas trabalhando diretamente, fora os empregos indiretos que são gerados. “Em uma cidade que tem como principal problema social o desemprego, tirar a renda de mais de 50 pessoas não parece razoável. Precisamos é criar mais oportunidades, urbanizar e modernizar as instalações para receber melhor os turistas e os cacerenses na nossa querida Praça da Feira”, finaliza o vereador Pastorello.
 (Crédito: Facebook) (Crédito: Jornal Oeste) (Crédito: Divulgação)

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 18.09.2018 às 11:14

    Agora é hora da vigilância sanitária parar de comodismo, arregaçar as mangas e trabalhar, colocando os pingos nos is !

  • por mumu, em 18.09.2018 às 10:34

    Porque sera q ele persegue tan to os sslgadeiros? Parabéns senhores vereadores

  • por mumu, em 18.09.2018 às 10:30

    Sera q nosso ilustre prefeito esqueceu q ficou bilionário vendendo coxinha?

  • por Marcia regina, em 18.09.2018 às 10:02

    Apoio essa atitude em manter feirantes na feira, porém tem q haver fiscalização dos órgãos competente. Mta sujeira, mau cheiro, além de salgados crus, azedos e mau preparados, trocando produtos por outros mais baratos, ex: bolo de queijo frito preparado com trigo, esses feirantes acham q somos bobos q ñ conhecemos a matéria prima. Claro q são alguns, ñ podemos generalizar por isso tem q haver fiscalização.

  • por sao lourenço, em 18.09.2018 às 09:43

    Estão de parabéns os nobres vereadores por ter ficado do lado da população, com isso mostrando que a época do coronelismo tem que acabar de vez...

  • por Caio, em 18.09.2018 às 09:22

    Concordo plenamente em que permanecem no lugar, pois realmente é uma tradição Cacerense, o que precisamos somente e que a VIGILÂNCIA SANITÁRIA LEVANTE A BUNDA DA CADEIRA e fiscaliza, pois tem barraca que nan tem o mínimo de higiene nescessário, bem como restaurante na Praca Barão que também se encontra fora do padrão de higiene, ESSA VIGILÂNCIA SANITÁRIA é apenas um cabide de emprego, parabéns aos Vereadores que brigaram pelos salgadeiros, agora CHEGOU A VEZ DOS DONOS DAS BARRACAS fazerem a sua parte e investindo na adecuadeq de higiene para atender a população.

  • por carlos henrique, em 18.09.2018 às 08:23

    DEIXA O PESSOAL HONESTO TRABALHAR. OS SALGADEIROS VENDEM COXINHAS A MAIS DE 30 ANOS E NÃO CONSEGUIRAM FAZER FORTUNA, SERÁ QUE NÃO SABEM INVESTIR, O PREFEITO VENDEU POUCO TEMPO E FICOU RICO....................

 
Sitevip Internet