Notícias / Politica

14/09/2018 - 15:09 | Atualizado em 14/09/2018 - 15:12

Vereadores bolivianos se reúnem com prefeito de Cáceres

Por Clóvis de Almeida

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Francis Maris Cruz recebeu uma comitiva composta de vereadores (consejales/conselheiros) de municípios bolivianos vizinhos. Eles são representantes dos poderes legislativos municipais de San Matias, San Ignácio de Velasco, San José de Chiquitos e Concepcion, municípios (províncias) na fronteira com o Brasil, que também fazem divisa ou são próximos do município de Cáceres ou até de mais longe, como os representantes de Puerto Suárez.

O objetivo foi o de incrementar as parcerias que envolvem esses municípios, principalmente na recuperação, conservação e construção de estradas em comum.

Reunidos na sala de reuniões do Paço Municipal, também discutiram os problemas comuns que vive a região, no tocante à saúde e assistência social, uma vez que os dois povos se relacionam diariamente, não só através de serviços públicos, mas também pelo comércio e indústria, fazendo de Cáceres um grande polo regional e internacional.

O presidente da Câmara (Concejo Municipal) de San José de Chiquitos, Ulises Pesoa Justiniano, classifica de muito importante as relações dos vizinhos bolivianos com Cáceres, devido aos interesses comerciais e sociais. Ulises destaca que o serviço de saúde existente em Cáceres é essencial para o povo boliviano da fronteira.

Dentre os vários assuntos discutidos, Ulises salienta a parceria com Cáceres no combate aos incêndios florestais e nas margens das estradas da região, nesta época de seca.

O prefeito Francis lembrou que a Bolívia quer vender ureia ao Brasil. "Mato Grosso pode comprar toda a produção de ureia boliviana. Para isso é preciso boas estradas. Outro comércio que pode expandir é o de gás.

Aqui no Brasil, um botijão (13kg) custa em torno de 80 reais. Na Bolívia, o botijão de 10 quilos custa o equivalente à 12 reais. Estradas melhores podem viabilizar a vinda do gás boliviano para ser engarrafado aqui no Brasil, com um preço muito melhor. A Bolívia também pode nos fornecer sal, quatro vezes mais barato. Por isso, é necessário que se faça o asfalto entre San Matias e San Ignácio", salienta Francis.

Na reunião, também foi comentada a possibilidade de a Bolívia trazer uma extensão de uma faculdade boliviana de medicina para a vizinha San Matias. Francis lembra que há cerca de 20 mil brasileiros estudando na Bolívia. "Isso traria desenvolvimento para San Matias e para Cáceres, facilitando também a vida dos estudantes", destaca o prefeito.

Cáceres conta com um movimento diário considerável de bolivianos que circulam na cidade, em busca de compras no comércio, atendimento médico e hospitalar, além de outros serviços, como mecânica e marcenaria.

Outro grupo de bolivianos chegou logo depois. 'Consejales' e assessores do município de Puerto Suarez, a mil quilômetros de Cáceres, não conseguiram chegar a tempo para a reunião, mas foram recebidos no gabinete do prefeito. O assunto principal foi também a estrada (carreteira), que liga o Brasil até o Oceano Índico, atravessando a Bolívia e o Chile. José Luis Robles Rodríguez, consejal presidente do Consejo de Puerto Suárez (presidente da Câmara), disse que a viagem, por terra, é muito cansativa, mas vale a pena pelo contato que fazem com os municípios brasileiros que começaram a visitar a partir de Cáceres. Daqui, pretendem chegar até Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Ao final do encontro, os vereadores condecoraram o prefeito com bótons (pins) do Legislativo de Puerto Suárez e da Bandeira boliviana.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz cesar, em 15.09.2018 às 16:10

    Tem um senhor da migração que fica em SAN MATIAS. Que vive perseguindo brasileiro também, e é mesmo aqui bolivianos tem passe livre com todo ou até mais direitos que brasileiros, hoje vivemos em uma democracia e isso não quer dizer que vivemos cegos, mudos e surdos para certas atitudes, a galera que comenta abaixo está completamente certa, e dentro desta democracia as vezes damos mais vantagens a estrangeiros do que a nós próprios brasileiros, já fui em Santa Cruz e lá realmente é o que a galera descreve e um pouco mais, não gostam de brasileiros ou veem brasileiros como uma oportunidade de ganhar em cima, essa é a realidade. Eles sabem disso, todos eles sabem o que passam lá.

  • por Luciana, em 15.09.2018 às 14:44

    Pq o J.O não faz uma matéria sobre o que ocorre lá na realidade ? Vai atrás e saberão o que passa com nosso povo lá dentro, humilhação, saque, entre outras coisas, engraçado que na matéria tudo é lindo. Recepção boa só a gente que da , pq na hora de receber, ponta pé, humilhação e otras cositas mas

  • por Lucia, em 15.09.2018 às 14:41

    Estudante de medicina está na UTI de hospital na Bolívia e família que mora em MT faz campanha por ajuda. Pq não começam ajudando está brasileira ? Já que aqui inúmeros bolivianos tem atendimento, consulta, medicamento, laboratórios, exames, cirurgias, apartamento para recuperação gratuito no hospital regional, e brasileiro lá se não tiver dinheiro morre na porta dos hospitais ou em clínicas da própria universidade. Demagogia e hipocrisia é prometer algo para o futuro e não estender as mãos no presente já que estendemos tanto as mãos aos “ hermanos “! E a polícia em Santa Cruz já pararam de perseguir brasileiros estudantes, fui de visita uns tempos atrás e me arrancaram quase a carteira lá, me deixaram só as moedas. Está imigração em SAN matias, todos que saem da Bolívia tem que pagar quase 90 reais, se não pagam uma multa de 400, sendo que aqui entram e saem a vontade. A realidade é bem outra.

  • por Juliana, em 15.09.2018 às 12:47

    E o Chile sabe disso ??? Eh pq at dias atrás queriam se apossar de uma área de acesso ao oceano dizendo que Bolivia quer mar e que antigamente está área era dela, se não me engano, recorreram até na ONU ! Pois então ..... rum ...... como jr disse pode até vir o gás para cá, só que não especificaram sobre os altos, imensos, exorbitantes, esteavagantes, impostos para pagar salário e manter a boa vida de políticos, não é atoa que tem um montão querendo uma vaguinha como político né ?

  • por Jr, em 15.09.2018 às 05:39

    Se o governo brasileiro não fosse olho gordo com impostos e não tivéssemos tantas filhas de pagamento exorbitantes dentro da política, talvez nosso gás fosse menos absurdo no preço, mas enfim, se caso vier mesmo o gás, pode deixar que p governo brasileiro, com sua sede por impostos, e seus políticos e isso falo em todas esferas, municipal, estadual e federal, agonizados por super salários irá socar um valor igual ao que está no mercado, E quem sempre irá levar até encostar é a população, como sempre ! E mais uma, brasileiro que precisa de hospital dentro da Bolívia, se não tiver dinheiro, morre à míngua, não vê a menina que está em Santa Cruz que a família pede ajuda! Só venha a nós, como sempre. E desta vez, teve diária internacional bancada pelos impostos ?

  • por marionely araujo viegas, em 15.09.2018 às 05:19

    Agora vai, de Bolivia o vendedor de coxinhas conhece, e co o conhece!!!!!!!

  • por Neanderson Lopes, em 14.09.2018 às 18:24

    Oceano Índico?! Nosso Continente é banhado pelo Atlântico e pelo Pacífico. Nesse caso, estão se referindo ao Oceano Pacífico.

 
Sitevip Internet