Notícias / Cidade

10/08/2018 - 11:01 | Atualizado em 10/08/2018 - 11:05

Embrapa apresenta hoje em Cáceres sistema de monitoramento de cheias no Pantanal

Por Nicoli Dichoff/Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Critérios sustentáveis para o uso de pastagens exóticas no Pantanal e o GeoHidro-Pantanal, um sistema de monitoramento e previsão de cheias no bioma, serão os temas abordados durante palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa Pantanal na 5ª Semana Agronômica de Cáceres (Semac) e para o 3º Workshop de Ciências Agrárias da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O evento acontece de 07 a 11 em Cáceres, MT.

Conhecer a dinâmica das inundações pantaneiras são de grande importância para quem mora e trabalha na região. Populações ribeirinhas, tradicionais e produtores rurais podem ser impactados pelas mudanças anuais no ambiente pantaneiro ajuda a minimizar riscos e perdas. Nesse contexto, o GeoHidro-Pantanal reúne informações sobre chuva, nível dos rios e áreas inundadas para avaliar os dados em tempo real. Quem discute o tema no evento é o pesquisador Carlos Padovani.

Sobre pastagens, quem conversa com o produtor rural é a pesquisadora Sandra Santos. Ela avalia técnicas, levantamentos e informações que permitam a aplicação de práticas sustentáveis no bioma – especialmente no que diz respeito à substituição das nativas por exóticas. De acordo com Sandra, é preciso conhecer a paisagem de cada propriedade para avaliar se é necessário e viável substituir, já que muitas regiões as espécies nativas podem ser mais produtivas.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia e Negócios da unidade de pesquisa, Thiago Coppola, discutir esses assuntos no Mato Grosso favorece a elaboração e prática de ações sustentáveis na pecuária - aliadas ao desenvolvimento da atividade e do bioma como um todo. “Nossa equipe de pesquisa avalia uma grande variedade de assuntos e abordagens para produzir informações que auxiliem o Pantanal, seus moradores e trabalhadores”.

Além das palestras, a Embrapa Pantanal irá contar com um stand aberto das 08h às 19h na 52ª ExpoCáceres para quem quiser tirar dúvidas e conhecer mais sobre outras pesquisas realizadas pela unidade. Confira as datas e participe!

Serviço

Participação da Embrapa Pantanal na 5ª Semana Agronômica de Cáceres e 3º Workshop de Ciências Agrárias – 52ª ExpoCáceres

Data: stand - de 07 a 10 de agosto/ palestras - dia 10, sexta-feira
Horário: stand – das 08h às 19h
palestra “Proposta de critérios sustentáveis para introdução de pastagens exóticas no Pantanal”, com Sandra Santos – 14h30
palestra “Geohidro - Pantanal: monitoramento e previsão das cheias e inundações do Pantanal”, com Carlos Padovani - 16h
Local: Parque de Exposições Dr. José Rodrigues Fontes – Cáceres, MT

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet