Notícias / Economia

01/08/2018 - 06:48

Conta de energia continua com taxa adicional no mês de agosto

Por Folha Uol

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luís Eduardo Barata, informou no final de semana, que a bandeira tarifária deverá continuar vermelha em agosto, uma vez que o país enfrenta adversidades climáticas em razão da falta de chuva, predominante agora em julho.
 
A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) tem o custo adicional na conta de luz de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A repetição da bandeira do mês de junho deveu-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
 
“A bandeira vermelha deve continuar em agosto e a tendência é de que ela deva permanecer até o final do período seco. A situação hidrológica encontra-se em situação adversa de norte a sul do país e a chuva não cai”, explicou.
 
Barata, no entanto, afastou o risco de desabastecimento de energia elétrica. “A energia estará mais cara, embora não haja risco de desabastecimento. Mas com certeza a um custo [da energia] bem maior. Isto significa que é importante que se reduza o consumo, o que também conseqüentemente acarretará na redução do custo para o consumidor final. Reduz o consumo, reduz o custo”, disse.
 
El Niño
 
O diretor geral disse que trabalha com a expectativa da chegada do fenômeno conhecido como El Niño, que vem trazendo chuvas para o Sul do país e deverá melhorar a situação hidrológica da região e, conseqüentemente, também melhorar a oferta de energia elétrica nos estados da região.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por maria, em 02.08.2018 às 09:05

    Pelo valor cobrado na conta de energia não deveríamos ter horário de verão, se não muda nada,com chuva,sem chuva a conta permanece muito alta, a conta de energia faz um rombo no orçamento doméstico,mesmo que façamos economia.

  • por Maria Angela, em 01.08.2018 às 16:51

    COMPLICADO...NÃO ENTENDO...ATE AS CHUVAS CONTROLAM A NOSSA SOBREVIVÊNCIA..

  • por APARECIDO, em 01.08.2018 às 09:20

    SE NÃO CHOVE QUEM PAGA MAIS CARO É O CONSUMIDOR! E QUANDO COMEÇAR AS CHUVAS TAMBÉM NÃO VÃO DIMINUIR AS TARIFAS TODO ANO É A MESMA CONVERSA! O POVO É QUEM PAGA!

 
Sitevip Internet