Notícias / Cidade

19/07/2018 - 08:12 | Atualizado em 20/07/2018 - 08:36

Procurador Federal manda autoridades avaliar presença de onça no centro de Cáceres

Por Sinezio Alcântara

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
O destino da onça-pintada que fez morada na baia do Malheiros, no rio Paraguai, a menos de 200 metros da Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres, será definido por ambientalistas.

O procurador federal Felipe Mascarenhas, orientou ao comandante da Polícia Militar Ambiental, capitão Roosevelt Marcos Júnior, para que providencie pareceres técnicos de ambientalistas da Sema e do ICMbio para decidir se retira ou deixa que o animal permaneça no local.

 “Conforme orientação do Ministério Público Federal (MPF) já encaminhamos ofícios a direção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para que apresentem pareceres técnicos sobre o assunto” informou o comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA). A reunião com o procurador federal foi realizada na tarde de quarta-feira (18).

“Qualquer que seja a decisão tem que ser de especialistas. Se deixarmos a onça na baia e ela atacar alguém, certamente, seremos responsabilizados. Se fizer a remoção e houver qualquer complicação, se ela se machucar ou morrer, por exemplo, também teremos aborrecimentos. Com diz o ditado: se correr o bicho pega, se parar o bicho come” disse o oficial afirmando que, acredita que até no final de semana  será tomada decisão.

O caso divide opiniões em Cáceres. Várias pessoas defendem a permanência do felino na baia. “A onça está no habitat dela. Deve sim permanecer” sugere o jornalista João Arruda, diretor do Jornal Cacerense. “Embora seja bonita e interessante, ela representa um perigo eminente a população por estar muito próximo da área central da cidade. O correto seria retirá-la e leva-lá para outro lugar” argumenta  o comerciante Justino de Oliveira.

De acordo com a Polícia Ambiental, há suspeita de que seja uma onça fêmea esteja com filhote e para não deixar de amamentar, está acampada na baia. Outra hipótese conforme a PMA é de que ela esteja gostando do local pela fartura de alimentos (jacarés e capivaras) existentes no rio”.

Caso os pareceres dos ambientalistas sejam pela remoção do animal, de acordo com o capitão Roosevelt, ele será levado para uma reserva ecológica no pantanal, especificamente, na região de Poconé.

O oficial lembrou que já dispõe, inclusive, da espingarda lançadora de dardos tranquilizantes que, poderá ser utilizada para remoção. A onça foi vista primeiro por um garçom do Restaurante Kaskata, localizado a 100 metros do local. E, dela para cá, devido às aparições frequentes, ela tem atraído a atenção dos moradores. Muitos, sem noção do risco, estão aproximando do animal, para fazer filmagens e fotos.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Alberto, em 20.07.2018 às 08:18

    Ontem fiz um comentário que eu tinha mais medo dos bandidos que andam à solta do que da onça. Ontem mesmo, esses bandidos fizeram mais uma vítima em Cáceres, tirando a vida do dentista Guilherme Mancuso

  • por jOSÉ BEZERRA CURISCO, em 19.07.2018 às 22:13

    MONITORA O ANIMAL, DEIXA ELA FICAR PARA ALIMENTAR SEUS FILHOTES E NÃO ESTRESSA-A EM SEGUIDA, REMOVE PARA O LOCAL APROPRIADO PARA ELA E SEUS FILHOTES MAS NÃO ESTRESSA. A TÍTULO DE SUGESTÃO. GRANDE ABRAÇO.

  • por Alberto, em 19.07.2018 às 14:50

    Se essa onça não afrontada, dificilmente ocorrerá um ataque fatal. Entendo que ela possa conviver tranquilamente no local, e além do mais, é um atrativo a mais para a nossa cidade turística. E tem mais tenho muito mais medo de inúmeros bandidos que cometeram assassinatos e estão soltos nas ruas, pronto pra fazer mais vítimas.

  • por ABEL DONATO DELUQUI, em 19.07.2018 às 13:03

    Caso seja onça fêmea, o mais sensato é primeiro monitorá-la e depois que localizar os seus filhotes retirá-la juntamente com sua prole desse local e colocá-los na BAIA DO TAIAMÃ, que é reserva ecológica, portanto, sendo o é o local mais apropriado e distante do centro da cidade. Depois fica aos cuidados do IBAMA na respectiva reserva.

  • por Raphael Mucio Fanaia Monteiro, em 19.07.2018 às 11:35

    Sábio o procurador: "Qualquer que seja a decisão tem que ser de especialista". Lembrando que um já opinou pela permanência do animal no local.

  • por PESCADOR:, em 19.07.2018 às 10:40

    O doutor em ecologia pela (UFMT) Fernando Tortato que especialista em Onça Pintada a mais de 10 anos e contra a retirada agora vem esses burocrata que não levanta a bunda da cadeira não entende nada de fauna Brasileira e quem deve se mudar de Canceres não os animais. pós os em comodados e que deve se retira.

  • por Pedro, em 19.07.2018 às 10:00

    Essa onça já esta neste local faz muito tempo e não é só ela não, já houveram outras ocasiões em que ela foi vista faz tempo, só não foi registrada com cameras, desta vez ela esta preferindo ficar naquele local mais ali é morada dela, já tem uns 3 anos que ouço falar dessa onça, inclusive invasão de queixada no centro da cidade, rua mal Deodoro. Essa onça é de Cáceres, não é poconeana.

  • por Jr, em 19.07.2018 às 09:39

    Isso Mesmo procurador, manda as autoridades competentes avaliar e não deixa meia dúzia que da um de bonzão fazer que são expert no assunto colocar os pés pelas mãos como sempre fazem por aqui ! Por isso cáceres está como está, mas enfim, uma pessoa com senso para tomar a atitude correta.

  • por MOSSUETO, em 19.07.2018 às 09:17

    Ó meu Deus! Quanto sururu em torno de um felino selvagem, que por lógica, não pode usar esse habitat a muito tempo ela já deveria ter sido transferida para uma reserva ecológica criada especificamente para isso, eu quero ver no meio de tanta lengalenga, ela vier a jantar o filho de quem defende a sua permanência no local, ai, neguinho vai querer o sacrifício do animal.

 
Sitevip Internet