Notícias / Direto da Fonte

16/07/2018 - 12:45 | Atualizado em 16/07/2018 - 12:53

​Imperdoável

Por Da Redação

Se tem uma coisa desprezível na política é o traidor. Tenho visto a vice-prefeita e Cáceres, Eleine Liberato Dias (PSDB), fazendo pré-campanha à deputado estadual para o vereador Claudio Henrique (PSDB), em um momento em que a pessoa que a permitiu ser vice-prefeita da cidade por duas vezes, também está em busca de uma eleição e com muito mais chances. A fidelidade política é coisa de gente com caráter. Não importam as circunstancias, não traia e não abonde os companheiros, especialmente por cargos e vaidades. No caso de Eliene, o que ela está fazendo é imperdoável e desnecessário. Vou explicar porque. Porque por lealdade a quem a fez politicamente, ele poderia ter se afastado da presidência do PSDB e até do partido, para apoiar Túlio Fontes (PV) ou ficar fora do processo para se preservar e mostrar caráter. E ela poderia ter feito isso sem temer a ira do prefeito Francis Maris (PSDB) porque ela é a única da equipe de Francis que ele não pode demitir, pois foi eleita. Este episódio me lembra os que envolveram os ex-vereadores Alcy Silva e Gabriel Alves de Moura. Eles eram tão próximos a Túlio, que tinham o controle remoto do portão da casa do ex-prefeito. Mas, quando ele perdeu a eleição para os Henry em 2004, os dois o abandonaram. Conversei Com Túlio a época e ele explicou que a traição política é comum e aceitável, especialmente quando os traidores são profissionais da política, mas no caso dos dois, não precisavam pois são servidores públicos.
 
Acordos
 
Como parte da negociata para alavancar as pré-candidaturas de Ezequiel Fonseca (PP) e Claudio Henrique (PSDB), em Cáceres, o prefeito Francis Maris (PSDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Domingos dos Santos (PSB) e o vereador Alvasir Alencar (PP) fizeram um acordo com o vereador Elias Pereira (AVANTE). Pelo acordo, Elias passaria a defender Francis de olho fechado na Câmara e apoiaria Ezequiel e Claudio em troca de duas coisas. O apoio de Francis, Ezequiel, Domingos, Alencar e Claudio, para ser o próximo presidente de Câmara, e apoio para a candidatura do irmão Elizeu para a presidência do SSPM. A julgar pela malandragem do pedido de vistas no projeto de Lei de Transmutação de Regime dos Agentes de Endemias e Saúde, o acordo já está em vigor. O pedido de exoneração de Elizeu da coordenação na prefeitura dentro do que é exigido pelo regimento SSPM, reforça o acerto. A negociata joga um balde de água gelada na cabeça de Rubens Macedo (PTB), Valter Zacarkim (PTB) e Valdeniria Dutra (PSDB), da base governista, que também querem a presidência da Câmara.
 
Zé Eduardo
 
Por falar em presidência da Câmara de Cáceres, o vereador Cézare Pastorello (SD), revelou a Coluna que não tem interesse em concorrer. Ele disse que gostaria de ver no comando da mesa o colega José Eduardo Torres (PSC). Ele justificou alegando que Zé Eduardo tem postura séria, honesto e é bom gestor, perfil necessário para organizar e melhorar a imagem do legislativo.
 
Lambança
 
Na semana passada expliquei a um amigo interlocutor político de Cáceres um dos motivos que me fazem crer que o deputado estadual doutor Leonardo (SD), não deverá ser eleger deputado federal. Disse que ele é péssimo político e mal assessorado. Ai citei um exemplo recente de uma situação que aconteceu com o amigo irmão Chico Vigo do Escritório Regional de Saúde. Ele perdeu o cargo no mês passado depois que a superintendência do órgão descobriu uma manobra de Leonardo para ter força política em Pontes e Lacerda. O deputado teria pedido a remoção de Chico para Lacerda para ajudá-lo na região onde não está tendo boa penetração. Só que uma pessoa ligada a Leonardo ficaria em Cáceres, porém subordinada a Chico. Falaram demais e o jogo foi desmanchado. O desfecho da situação é que Chico foi exonerado e em seu lugar foi nomeada a enfermeira do Hospital Regional Antônia Maria Rosa, indicação técnica da Secretarie de Saúde.
 
Paraquedistas
 
E a turma de Leonardo em Cáceres segue enchendo a cidade de paraquedistas. Depois dos milionários Nininho (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), Eduardo Botelho (DEM) e Romoaldo Júnior (MDB), agora estão buscando o deputado estadual Maxi Russi (PSB), que também tem grana. A Coluna suspeita que este seja um dos motivos que levaram o prefeito Francis Maris (PSD),  a trair Leonardo (SD) com Ezequiel Fonseca (PP). O prefeito teria ficado furioso com Leonardo e sua gangue por estarem colocando em risco a eventual eleição do Xodó.
 
Federal
 
Doutor Leonardo (SD), Nilson Magalhães (AVANTE) e o oncologista Eduardo Lima (PSD), são os pré-candidatos de Cáceres que ainda mantm o desejo de concorrer a uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano. Dos três, Eduardo é o que mais tem andado. Além de toda região sudoeste, o médico caminha por Barra do Garças onde nasceu.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Zezão, em 17.07.2018 às 05:35

    Fidelidade???? KKKKK Nem em casamento tem.....Imagina na politica.

  • por Mh, em 16.07.2018 às 22:26

    Não acredito que Eliene irá jogar fora a oportunidade de ser prefeita em 2020. O candidato do Francis não é ela, todos sabem quem é. Candidato de Túlio é Eliene, só depende dela, querer ser a chefe do executivo em 2020.

  • por Douglas de Paula, em 16.07.2018 às 20:15

    Eliene Liberato perdeu o "time" na política, perdeu espaço que tinha conquistado pro xodó do prefeito, e certamente sairá do processo eleitoral deste ano mais enfraquecida pra 2020. Apesar de todo mundo saber, de que ela não estaria onde está sem o apoio de Túlio, ela por falta de atitude(que é do perfil dela, sem maldade) vai ser engolida por outros candidatos a 2020. Eu torcia pra ela, mas não tem como defender! É uma pena, mas é o preço a se pagar por ser um vice tão decorativa!

  • por Abel Donato Deluqui, em 16.07.2018 às 17:55

    Política é momento de oportunidade uns entram pra trabalhar em prol da coletividade e outros em prol do seu umbigo. Dependendo da situação que ela está exercendo no Poder Executivo tem que ser fiel ao Prefeito, contrário senso, ela já teria levantado a voz e dado linha na pipa com a sua turma. Agora se ela não tem iniciativa é política natimorta, nasceu apenas para esse mandato e nada mais. Por outro lado mais uma vez insisto em dizer que o eleitorado de Cáceres e Região deveria polarizar em dois candidatos a Federal e no máximo 4 a Estadual, sendo a metade apoiado pelo Prefeito e outra metade apoiado pela oposição, digo isto, porque o eleitorado iria ter opção para votar em candidato local e que tenha chance de ser eleito e não votando em candidato copa do mundo.

  • por Joed Luiz, em 16.07.2018 às 17:28

    Há tempo ja dizia o mestre, quando adquirires poder e dinheiro, e estes te provocares orgasmo e medo, abandona-os. Os heróis são filhos da morte. Nascem na sepultura. Mas a história às vezes faz alguns coabitarem com a glória e, em vida, serem sinônimos de sua pátria. O conjunto não é igual à soma das partes. É próprio de si mesmo.

  • por Luciana, em 16.07.2018 às 16:15

    Cada vez que pego para ler matérias sobre política e candidatos daqui, fico mais e mais decepcionado e desanimado. Olha essas listas gente. Merecemos isso ?

  • por Cacerense, em 16.07.2018 às 16:02

    Esperar algo diferente da Eliene? Tia Marília pra cá, tia Marília pra lá.... prima de Túlio? Mora 30 anos em Cáceres e até agora nem o mínimo sotaque nosso adquiriu, até parece que chegou ontem da sua cidade de origem. Túlio vc tá mal de parente viu. Mas deixa eles para lá, nós vamos te eleger e ela que volte para terra de origem para disputar eleição lá nas caatingas de Lampião.

  • por Jr, em 16.07.2018 às 15:23

    1- caro colunista, política e fidelidade não andam junto neste meio. Triste aquele que confia no outro dentro desta política desnecessária, ilusionista para o povo. Já ouviu falar que em alguns meios as cobras se engolem ? Eliene que não abre bemmmm o olho dela, que essa política engole todo mundo é nociva !2- Nesta longa e enjoativa lista, NENHUM deveria se reeleger ou eleger, alguém estão a anos empencados em folhas de pagamentos e o que apresentaram para população que soca voto nesse povo sem retorno ! 3- sem comentários, essa câmara, sem comentários ! 4- já ouviram falar em: tudo que o político bota mão seca, aniquila, deteriora? Pois é o caso. Alguém tem dúvida ? 5- Grupo estranho, com gente esquésita eu não to legal ......6- Meu sonho é que termine logo estas eleições e cada um leve o que é de direito, um fumo bem grande nas urnas para ver se tomam vergonha ! De saco cheio de políticos desnecessários !

  • por benedito alcântara, em 16.07.2018 às 14:10

    Acordo bem amarrado.... não decola nenhuma ponta nem a outra ponta!

  • por Priscila Gomes, em 16.07.2018 às 14:01

    Também não vi nada de errado que Eliene já não faça, politica é assim mesmo uns entram pra ficar ricos, e outros pra ficarem ricos e serem mandados, isso é FATO!!

Mais comentários
 
Sitevip Internet