Notícias / Educação

29/06/2018 - 10:35

​Alunos do curso de Sistemas de Informação da FAPAN desenvolvem aplicativo para cadeirantes de Porto Espiridião

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A acessibilidade é direito previsto na Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000, que e estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

Porém a realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência motora é outra e como forma de minimizar esta situação como projeto piloto para conclusão de curso os alunos Ananias de Souza Lima Neto, Bruno Navarro de Brito Silva e Giuliano Fontes Raymundi, de Sistemas de Informação da Faculdade do Pantanal, orientado pelo professor Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior, desenvolveram o aplicativo Cidade Acessível para smartphones e tablets com o objetivo de facilitar a locomoção, agilizar a procura de locais que possuam adequação e redução do constrangimento das pessoas com deficiência física do município de Porto Espiridião-MT.

O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis com sistema Android e tem foco na cidade de Porto Esperidião, pelos alunos conhecerem o município, por ser uma cidade do interior do estado com dimensão de área urbana menor onde as possibilidades de catalogação de obstáculos e de pontos de acessibilidade enfrentados por pessoas com deficiência são reduzidos, facilitado o desenvolvimento do projeto inicial.
               
A proposta agora é de finalizar o aplicativo para possibilitar a disponibilização gratuita para a população por meio da loja virtual de aplicativos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet