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29/06/2018 - 10:18

QUATRO MARCOS: Mais uma vez acontece descaso no atendimento da regulação regional de saúde e família de paciente sofre

Por Quatromarcosnotícias

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 (Crédito: Quatromarcosnotícias)
A doutora Viviane Barbosa, medica do pronto Atendimento de São José dos Quatro Marcos vivenciou mais uma vez o descaso  que vem acontecendo com a regulação regional de Cáceres, aonde é preciso que o médico regulador faça a regulação de pacientes de municípios da região Oeste que serão transferidos para  o Hospital Regional de Cáceres.

A medica afirmou que a senhora Messias Machado de Carvalho, de 74 anos de idade,  deu entrada no Pronto Atendimento do município as 3h20 da manha de quarta-feira (27), com uma crise hipertensiva com um quadro provavelmente de um derrame,  e que precisava  ser transferida para Cáceres. “No nosso município damos apenas o apoio inicial e precisamos transferir o paciente para um hospital de maior porte, no caso o Regional de Cáceres. Eu liguei em torno de vinte vezes, chamou, chamou e ninguém atendeu”.  

Desde as   10h30 o vereador Renilso Senhorinho estava sendo medicado no hospital e ouviu o desespero da família e a apreensão da medica e tomou a decisão de oferecer ajuda para auxiliar uma intervenção com um deputado estadual para que ligasse para o diretor do Escritório Regional de Cáceres e assim interceder junto a regulação. A médica com o auxilio do vereador conseguiu falar com o chefe do Escritorio Regional de Saude de Cáceres e conseguiu a autorização para que a paciente fosse transferida para Caceres; porem mesmo antes da resposta do chefe do Escritório Regional de Saúde de Cáceres a medica autorizou a ambulância levar o paciente para o Hospital Regional de Cáceres.

A medica ainda afirmou que todas as vezes que a demora no atendimento do setor de regulação fica apreensiva e com medo e teme pela sua própria vida.  “Os familiares dos pacientes não entendem que  a resolução da situação depende do atendimento da central de  regulação de Cáceres. Nos médico do pronto atendimento estamos tentando salvar vidas, e muita das vezes os familiares  acham que nós não estamos importando com o quadro de saúde do paciente;  o que não é bem isso. Estamos fazendo o possível,  mas está faltando o atendimento da central de regulação para que o paciente seja transferido. Muitas das vezes colocamos o paciente na ambulância, e como forma de precaução  é feito um boletim de ocorrência na delegacia para que o paciente possa ser transferido para Cáceres”.

Segundo a doutora essa não é a primeira vez que acontece o descaso no atendimento do telefone pelo médico regulador de Cáceres. Onde uma simples regulação de paciente seria a coisa mais normal, no desespero e na tentativa de salvar a vida do paciente, o medico tem que ficar ligando para deputado e para chefe do polo regional de saúde, foi o que disse a doutora Viviane Barbosa. “Não estou defendendo o meu lado, mas todos os médicos da região estão vivenciando este drama na hora de regular pacientes...é um descaso, é um descaso”. Disse emocionada a médica.

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