Notícias / Educação

22/06/2018 - 16:06

Vereador Cézare Pastorello diz que intervenção branca na E.E Rodrigues Fontes é um retrocesso

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Quase 300 pessoas da comunidade da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes se reuniram na última quinta-feira, 21, nas dependências da unidade para deliberar sobre a intervenção branca da SEDUC.

Depois da saída da diretora Maria José, a Mazéh, no início do ano por aprovação em outro concurso, o Conselho Deliberativo Escolar realizou eleições para nomear nova direção, que não foi acatada pela SEDUC. No dia 17 de maio, apresentou-se uma diretora para a escola, indicada pela SEDUC, sem passar pelo Conselho e causando indignação da comunidade.

“Levamos anos de luta para conquistar direitos como a Gestão Democrática, e não podemos aceitar essa imposição do governo sobre a escola”, afirma o advogado Sílvio Rodrigues, que participa da comunidade escolar.

A Escola é reconhecida como sede e incubadora de importantes movimentos sociais da cidade, como o Grupo de estudos GEPRER, o movimento de dança AfroEscola, o Coletivo de Mulheres Negras e diversos trabalhos sociais, como a oferta de cursos de tricô para filhos de alunos do período noturno.

Para o vereador Cézare Pastorello (SD), o que está acontecendo na escola é um retrocesso.

“Aqui na Rodrigues Fontes foi onde eu renovei todas as minhas esperanças na participação popular. Quando vim, como vereador, participar das reuniões em prol da Conferência de Promoção da Igualdade Racial eu encontrei uma comunidade unida e engajada pelas causas sociais. Enquanto outras escolas no Brasil vêm tentando envolver a comunidade, cortar os projetos desenvolvidos aqui é um retrocesso. A escola precisa resistir, e o Estado precisa respeitar a decisão da Comunidade Escolar!”

Diferentemente das Escolas São Luiz e Senador Mário Motta, que estão sob intervenção da SEDUC por suposto esquema de desvio de merenda, a Escola Rodrigues Fontes não está sob intervenção, mas, tem sido tratada pela Assessoria Pedagógica da SEDUC como se estivessem, com ingerências diretas da assessoria sobre a escola.

Professores ainda denunciaram ao Ministério Público práticas de assédio moral, calúnia por parte da assessoria pedagógica e direção, inclusive, com remoção de servidor da unidade para outra, de forma ilegal e unilateral.

Na assembleia, professores, pais e alunos decidiram pela paralização das aulas e atividades até que sejam tomadas providências por parte da SEDUC, com o envio de um responsável com poderes de decisão e afastamento da diretora indicada para nomeação de alguém escolhido por meio de eleição.

Comentários

inserir comentário
17 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Anderson, em 25.06.2018 às 12:12

    Uma notícia está em fato, na mídia, gerando blábláblá, tem alguns que vão lá para tirar uma lasquinha né ?

  • por Thiago, em 24.06.2018 às 23:32

    Bem ... na minha humilde opinião, claro sem o desejo de ofender os que pensam diferente ao meu ponto de vista, mas vendo assim um pouco mais em profundidade e sem lutar ou tentar esclarecer tudo, tendo em conta as características de cada um, veja bem ... eu sinceramente acho que esqueci o que eu ia dizer. ( to enrolando mais que vereador , já posso me candidatar também ).

  • por Victor, em 23.06.2018 às 20:43

    É a impressão que dá são que nossos excelentíssimos representantes estão desconectados, exemplo: fiscalização, apresentar projetos, eram para serem base, porém em análises deixam de fazerem os serviços deles um para chamar atenção, outros pedem em oração que calem a boca e quena população esqueça que existam pelo menos até completar os 4 anos na mamadeira. Tá fácil ? É, as coisas se distorcem o que era para ser feito realmente são deixadas de lado para representarem. Desculpa mais a impressão é está.

  • por Anderson, em 23.06.2018 às 18:19

    Mais isso não é de Competência da SEDUC? O que vereador tem haver com isso ? Este fato é de partes, contra partes e seduc, vereador faz o que mesmo nessa história ? Município tá aí jogado precisando de projetos e fiscalizações sérias

  • por Carlos, em 23.06.2018 às 15:41

    Ehhhhhhhh lendo toda matéria e outras, chego a conclusão de quem uns falam de mais e fazem de menos, uns falam que querem, querem, querem, até que querem esportes radiciais em FIPE e no final cai no esquecimento, uns falam que brigam por cultura, outros apostam em palavras ao vento e outros simplesmente não fazem NADA. Eitaaaaaaa política Cacerense, mato-grossense, partidária, um dia vcs matam todos nós.

  • por Silva, em 23.06.2018 às 15:30

    Os vereadores já correrão atrás desse assunto dos 2 mil botijões quem irism comprar ????????? Isso que queremos saber e não enrolação de fio ou conversa sem boca mole. Para de moagem e vai mostrar serviço de verdade fiscalizando e trazendo soluções para os problemas por isso elegemos o Sr e todos os outros que estão lá tranquilos como se não tivesse passando nada na cidade. Já estamos cheios de vereadores e suas acomodações.

  • por Silva, em 23.06.2018 às 15:26

    Vai cobrar ZPE, aeroporto vereadores, vai cobrar para terminarem obras aqui e parem de encherem os ouvidos do povo com linguiça.

  • por Daniel Souza, em 23.06.2018 às 15:23

    Retrocesso é continuar fazendo uma política fraca, uma política de palanques sem conclusões, sem obras, sem projetos. Retrocesso é ficar em cima do muro fazendo comício de palavras que o povo já sabe, retrocesso é também eleger políticos como nossa câmara tem. Somos sim culpados de colocar pessoas de tal atitudes em um cargo e não aparecer resultados, somos no mínimo vítimas de máscaras políticas ou nos deixar sermos enganados por conversar mole de políticos meia boca. No Brasil que quer é que tenhamos uma justiça que faça político cumprir promessas de campanhas com pena de perca de mandato e multa. O Brasíl que eu quero é extinção de cargos que não trazem resultados para o povo, como os cargos de vereadores.

  • por Luiz cesar, em 23.06.2018 às 15:17

    Que elite lucilene Cabral, antigamente poderíamos dizer que cáceres tinha elite, há uns 15 anos atrás, hj em dia está tudo no mesmo barco furado, pq eu tem eh aparência, hj em dia não existe mais força elitizada em nosso município, a política porca, gulosa e esfomeada comeram os que tinham alguma coisa, já ouviu falar que para uma baladinha tem que passar cartão a credito ? Aparências, vivemos de aparências, iguais esses políticos que falam que fazem alguma coisa e não fazem nada ! Hj ser elitizado é poder comer um churrasquinho final sem smenaa e sair na rua com seu carro financiado dando um que tem , igual esses políticos que seus resultados são só de boca ! Se fosse para colocar na balança votos de quem tem dinheiro aqui, a classe elitizada de verdade, não dava nem 30 votos, o resto, aparências!!!

  • por Pedro paulo, em 23.06.2018 às 10:01

    Cacerense em busca de progresso, isso é puro levante de poeira como o amigo disse, essa política que insistem em fazer e nós insistimos em colocar um tapa olho e fingir em acreditar.

Mais comentários
 
Sitevip Internet