Notícias / Educação

22/06/2018 - 14:45

​Professores, pais, alunos e comunidade pedem presença da Seduc na Escola Rodrigues Fontes

Por Jornal Oeste

arquivo

 (Crédito: arquivo)
Na noite de ontem, 21, foi realizada uma grande assembleia com a comunidade em geral para tratar da situação atual da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes em que foi referendada a decisão pelos professores de paralisação imediata das atividades. Isso em resposta às ações truculenta da assessora interventora de Cáceres. Além de alegar que a escola está sob intervenção da Seduc para justificar suas atitudes colocou à disposição uma funcionária da escola sem passar pelo CDC, sem seguir os trâmites legais, sem consentimento da servidora, coagindo-a.

Além disso, segundo os professores, há uma tentativa por parte da gestão governamental em distituir o CDCE atual, mesmo sendo o governo quem prorrogou o mandato dos diretores e dos CDCEs em 2017, desrespeitando a lei 7040 da Gestão Democrática. Nesta tentativa, os recursos não podem ser geridos, pois mesmo depois de um mês da presença da diretora indicada a ata não foi registrada, nestes termos fora oferecido como lanche para os pequenos pão torrado e chá de capim cidreira por duas vezes, na semana passada.

Os profissionais foram impedidos de assinar o livro ponto retroativo a 10/5/18 por não ter sido confeccionado antes da chegada desta assessora. O que mais tem irritado os educadores é a ausência de ética, uma vez que cresceram os boatos pela cidade de que a escola em intervenção do ministério público. Ao ser questionada, a assessora disse que havia se enganado, a intervenção era da Seduc mas não há nenhum documento comprobatório disso.

Ao falecer uma funcionároa da escola na semana passada a assessora, segundo a diretora, proibiu a dispensa da aula/dia de luto. Ameaças veladas do fechamento da Eja da escola irritaram os alunos do noturno. Cansados dessas atitudes arrogantes e amedrontadoras, os profissionais cruzaram os braços até que venham pessoas responsáveis da Seduc que expliquem toda essa tentativa de desarticular e desmerecer esta escola, conhecida como um espaço de resistência e trabalhos com a diversidade, implementando projetos importantes e acolhendo em seu espaço, outros projetos e parcerias, como o grupo de remanescentes quilombolas de Pitacanudos.

Pedem ainda a saída da diretora nomeada qua até agora não gestou nada e eleição imediata, visto que a escola apresentou candidatos nos dois editais lançados pelo governo, mas não obteve nenhuma resposta do governo. Ontem, durante a assembleia a diretora mandou apagar as luzes da quadra, deixando o espaco escuro, mesmo estando cheio de crianças, dizendo que se alguma coisa acontecesse seria responsabilidade do CDCE.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Isabela Silva Campos, em 25.06.2018 às 11:41

    Esses professores estão de parabéns juntamente com quem está nessa luta, por que é isso que o nosso país precisa pessoas que não fogem da luta nunca, porém o que me deixa indignada é pessoas que não sabem a luta constante que esses servidores vem enfrentando dentro do seu local de trabalho e tem coragem de chamar de "ladainha" comentariocomentários como esse deveriam ser bloqueados do universo. Força a todos, juntos vocês vão derrubar esse governo preconceituoso e mesquinho.

  • por Paulo Renato, em 22.06.2018 às 15:30

    É bom lembrar a esses reclamantes de plantão que os mesmo são vitimas das suas próprias omissões. O que essa turma fez quando o governador em ato ditatorial prorrogou os mandatos dos atuais gestores. Quem cala consente, agora não adianta essa ladainha de diversidade e fizemos isso e aquilo. Visto que: o que era pra ser feito, nada fizeram.

 
Sitevip Internet