Notícias / Polícia

19/06/2018 - 10:10

Gefron apresenta projetos sociais à imprensa nesta quinta-feira em Cáceres

Por Nara Assis / Sesp-MT

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) irá apresentar à imprensa, nesta quinta-feira (21.06), dois projetos sociais que tiveram início este ano. Os jornalistas de Cuiabá e Várzea Grande terão a oportunidade de conhecer de perto o "Cãominhar", que utiliza cães na terapia de crianças com necessidades especiais, e o "Gefron em minha comunidade". A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) disponibilizará um ônibus para levar as equipes até Cáceres (214 km a Oeste de Cuiabá), com saída prevista às 4h30 desta quinta-feira, em frente à Sesp.

O retorno está previsto para as 17h do mesmo dia. Na oportunidade, o Gefron lançará oficialmente o projeto "Gefron em minha comunidade", na Escola Estadual 12 de Outubro, no Assentamento Boa Esperança, em Cáceres. Serão realizadas palestras, atividades recreativas e apresentações com cães do Canil Integrado de Fronteira (CanilFron). A estimativa é que a iniciativa alcance, a princípio, aproximadamente dois mil alunos de diversas escolas da região.

O Gefron atua desde 2003, por meio de parcerias com os 28 municípios, nos mais de 980 km de fronteira com a Bolívia. Com este projeto, o objetivo é levar para a população que reside nestes locais, melhor qualidade de vida, com a intervenção policial e a inserção de servidores da segurança pública nestes espaços.

Segundo o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, com o pensamento de aproximar o trabalho policial da comunidade, a intenção é envolver todos os munícipes no processo e melhorar o diálogo sobre a importância do Estado nestes espaços. "Em conjunto com a comunidade escolar e demais instituições agregadas, o Gefron quer construir esta aproximação permanente com as comunidades desta extensa região chamada fronteira".

Projeto Cãominhar

O projeto "Cãominhar" tem o objetivo de auxiliar as instituições que desenvolvem diferentes trabalhos junto aos pacientes com necessidades especiais. São pessoas que necessitam de algumas atividades para melhorar a capacidade motora, cognitiva e o desenvolvimento psicossocial. O CanilFron, em parceria com o Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), iniciou, em junho, a inserção de cães nas intervenções realizadas pelos profissionais de saúde desta área junto a algumas crianças.

Os cães têm se mostrado excelente ferramenta de complementação aos tratamentos já realizados pela instituição de saúde. O tenente-coronel PM José Nildo disse que, além do trabalho ostensivo e repressivo, o Gefron foi criado para auxiliar todos que necessitam de sua contribuição também em demandas sociais. "Os policiais são pertencentes à sociedade e para ela trabalham como servidores públicos. Além de trabalharmos no cuidado com uma segurança pública de qualidade, cuidamos dos nossos cidadãos para que tenham condições de vida mais dignas".

Serviço:

O que – Lançamento dos projetos sociais do Grefron ("Cãominhar" e "Gefron em minha comunidade"), em Cáceres
Quando – Quinta-feira (21.06)
Onde – Saída do ônibus com a imprensa de Cuiabá, em frente à Sesp, às 4h30
Informações e confirmação de equipes – imprensa@sesp.mt.gov.br.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz, em 22.06.2018 às 09:10

    Zoio isto não é obrigação do Gefron e sim do vereador é político que vc citou, cobre eles para fazerem os serviços deles, para isso vc e eu metemos nossos votos em certos incompetentes, olho grande que visam apenas salários e benefícios

  • por Zóio, em 19.06.2018 às 23:46

    As escolas deveriam ser contempladas, haja vista q existem mtos cadeirantes q necessitam de estímulo como terapia...

  • por Jr, em 19.06.2018 às 18:40

    Gefron está apresentando mais projetos do que os nobres, excelentíssimos, trabalhadores incansáveis, com salários e benefícios injustos, dos “ nossos “ VEREADORES ! Brincadeira ou querem mais ? Salário mínimo é muito para essa galera ! Parabéns ao Gefron sempre sendo exemplo até mesmo para políticos meia boca que não se movimentam a não ser para receber salários pagos através dos impostos da população. Ainda querem se recandidatar para um cargo maior pq o que recebem como vereador não é o suficiente né ?

 
Sitevip Internet