Notícias / Cidade

18/06/2018 - 10:34

MPE obtém decisão judicial que obriga Estado a destinar agentes penitenciários para Mirassol

Por Andréia Medeiros

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Justiça acatou pedido liminar do Ministério Público Estadual e determinou ao Estado de Mato Grosso a lotação de 10 agentes penitenciários e a aquisição de uma viatura para a Cadeia Pública de Mirassol D’Oeste, no prazo de 45 dias. Em caso de descumprimento deverá ser aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil.
 
Na ação, o promotor de Justiça Saulo Pires de Andrade Martins menciona a necessidade de aquisição de mais uma viatura para a cadeia, tendo em vista que o veículo existente é insuficiente para atender a demanda da unidade pois também é destinada a sessões do Tribunal do Júri, encaminhamento de presos para outras comarcas, atendimentos médicos, entre outros.
 
A lotação de 10 novos agentes prisionais permitirá que os plantões sejam realizados com um número mínimo de cinco servidores, que vai garantir minimamente, a segurança da população carcerária e dos próprios servidores.
 
De acordo com o Ministério Público, o concurso público não teve aprovados na prova objetiva para a unidade de Mirassol D’Oeste. Na decisão, a magistrada Edna Ederli Coutinho determina que a lotação seja providenciada pela forma administrativa legal a ser decidida pela própria administração pública, ainda que por meio de concurso de remoção, tendo em vista a inexistência de aprovados para o município de Mirassol.
 
Ainda segundo o MP, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária preconiza que cada agente penitenciário deve ser responsável por cinco presos e em Mirassol a proporção é de um agente penitenciário para 44 presos. Atualmente existem 132 reclusos na unidade e apenas 23 agentes penitenciários lotados, sendo que dois deles estão na parte administrativa e o restante dividido em escalas, chegando a equipes com apenas três agentes.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jr, em 18.06.2018 às 11:17

    Agora virou moda ? Para o estado cumprir com as obrigações só por meio judicial ? O que está acontecendo com os políticos meia boca desse estado ?

 
Sitevip Internet