Notícias / Politica

18/06/2018 - 09:01

Secretário diz que fez melhor FIPe da história

Por Sinézio Alcântara

Jornal Expressão

 (Crédito: Jornal Expressão)
O 37º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (37º FIPe) custou aos cofres públicos – recursos oriundos de convênios com os governos estadual e federal – R$ 1,6 milhão. O sucesso do maior festival de pesca esportiva do país, realizado de 6 a 10 de junho, em Cáceres, está relacionado ao fato de a prefeitura realizá-lo, por inteiro, sem terceirização. É o que assegura Junior César Trindade, secretário municipal de Cultura e Turismo, responsável direto pela realização do evento. Ele diz que, a cada ano se aprende um fato novo no festival. Veja no quadro Entrevista da Semana.

Jornal Expressão. O 37º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (37º FIPE) está sendo apontado como um dos melhores, se não o melhor, desde o seu início em 1980. O que mudou na estrutura do evento para essa melhora? 

É com muito orgulho que recebo essa informação de que o 37º FIPe está sendo apontado como um dos melhores de todos os tempos. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para que obtivéssemos esse resultado de satisfação do público, como estamos recebendo. O que mudou da estrutura, foi justamente que a Prefeitura de Cáceres, voltou a realizar o FIPe por inteiro, sem terceirização. Acreditamos em nossa equipe, em nosso potencial e com o apoio principalmente do prefeito Francis Maris, resolvemos fazer e deu certo. Se houve melhoras, como várias pessoas já se manifestaram, só temos a agradecer a todos, como o governador Pedro Taques, o senador Welington Fagundes, os deputados Janaina Riva e Saturnino Masson, em especial ao deputado Dr. Leonardo, aos patrocinadores, apoiadores, parceiros, servidores da Secretaria de Turismo e Cultura, toda a população que de forma direta ou indireta, contribuíram para que esse FIPe acontecesse de forma tão grandiosa.

Embora a maioria das pessoas ache que o FIPe melhorou e foi um dos maiores, há quem sugira que, ao invés da prefeitura, ele seja realizado pela iniciativa privada. Existe essa possibilidade?

Essa possibilidade sempre existe. Porém essa é a maior festa de Cáceres e do Estado de Mato Grosso. E o municipio de Cáceres, através da prefeitura, já provou mais uma vez, que é capaz de produzir e executar essa grande festa, sem necessitar da terceirização, apenas com a equipe da prefeitura e seus parceiros, não deixando nada a desejar para qualquer empresa que já realizou no passado essa grandiosa festa. O maior desafio, para que o FIPe aconteça de forma aberta ao público é  a dificuldade na obtenção de recursos, sendo esse o nosso maior empecilho.

Apesar da melhora, muitas pessoas apontaram falhas, como por exemplo, o longo tempo das crianças nas filas para a espera da pesca infanto-juvenil e o tráfego de veículos nas proximidades das provas. Existe solução para esse problema?

Tudo para nós é um aprendizado. A cada ano de FIPe, aprendemos algo novo. Para o próximo ano estaremos tentando melhorar ainda mais, no que for possível. È válido lembrar que grandes filas fazem parte de grandes eventos. Nesse sentido, é válido informar que neste ano, dobramos o número de crianças para aproximadamente 4 mil, portanto impossível não ter filas para se organizar. Caso não formássemos as filas, poderia ocasionar tumultuo com a aglomeração das pessoas, podendo acontecer acidentes com as crinças. Com relação ao trânsito, buscamos fazer o melhor, com a ajuda da equipe de trânsito da prefeitura. Mas, nesse período de FIPe, o fluxo de pessoas é grande, como todos já sabem, então, por mais que procuramos organizar e orientar, ainda assim  alguns locais  houveram contra tempos. Só para você ter uma idéia, tivemos em público circulante, na nossa cidade, nesse período, em torno de 200 mil pessoas.

Muitos apontaram como o fator destoante do FIPe o casario antigo – caindo aos pedaços, colocando em risco a vida da população -, localizado na esquina da rua Quintino Bocaiuva com a José Riso, bem na beira no rio, local do evento. O senhor concorda com isso. O que teria que ser feito para resolver?

Esse casario que está citando é de propriedade particular do senhor José Lacerda. Porém, a prefeitura de Cáceres, através da arquiteta responsável pelo Setor de Patrimônio Histórico, tem buscado resolver essa situação, que já se encontra com o Ministério Público Estadual, onde serão realizadas oficinas com os reeducandos para restauração do imóvel que é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Sabe-se que, a maioria dos recursos para realização do festival, saiu dos governos estadual e federal. Quantos na verdade, foram gastos para realização do evento. E a prefeitura, terá que arcar com alguma despesa?

Sim, os recursos para estrutura e shows vieram dos governos Estadual e Federal, através de Convênios firmado com a prefeitura de Cáceres, em um montante aproximado de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), onde a prefeitura entrou com a contrapartida e toda a logística.

O sucesso da realização do FIPE lhe rendeu alguns dividendos políticos. Muitos acreditam que depois disso, o senhor figura como um dos pré-candidatos a prefeito. É verdade?

Fico honrado em saber que meu nome figura na opinião pública como pré candidato a prefeito. Todavia, estou aqui fazendo um trabalho, para o qual fui designado pelo prefeito Francis, e como tudo que faço, procuro sempre fazer da melhor forma, sem pensar em futuro algum, principalmente político. Assim fiz quando fui presidente da Associação Comercial de Cáceres – 2013/2014; presidente do Rotary Clube de Cáceres – 2014/2015; secretário municipal de Fazenda – 1º/04/2014 à 31/12/2016, entre outros. Faço parte de um grupo de pessoas que tem o compromisso de mudar nossa cidade, transformando em um local melhor para se viver. Na hora certa, através de pesquisas para saber a opinião da população, esse grupo, comandado pelo prefeito Francis, irá escolher o nome certo, para dar continuidade ao trabalho desempenhado pela atual gestão, que tem a aprovação de mais de 80% da população.

J- E. A maior ação da Secretaria de Cultura e Turismo é o FIPE. Para o restante do ano, estão programadas novas ações da pasta?

 De fato o maior evento que realizamos na secretaria é o FIPe.  O FIPe é da Secretaria de Turismo e Cultura, é da Prefeitura, e de todo o povo Cacerense e Matogrossense, pois é um evento tão grandioso, que tomou forma própria.  Com relação a outras ações, a Secretaria de Turismo e Cultura não para, apesar de contar com uma equipe reduzida. Além de eventos, como Aniversário da Cidade, Festa da Banana – Vila Aparecida, Natal de Luzes, Caminhada da Natureza, dentre tantos outros, também desenvolvemos ações tais como: Sinalização Turística para pedestres no centro da cidade, sempre em parceria com o COMTUR.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Prof. José M. Guerreiro, em 19.06.2018 às 09:35

    Esse puxa saco é cacerense ? Acho que não !!! se for devo-lhe lembrar que a 10 anos atrás o FIP era de no mínimo 1 semana. E muitos na quela época deram de 10 a ZERO nessa. Agora estamos em ano político meu caro jovem, dinheiro da população com políticos desesperados tentando conseguir votos. Então para fazer festa o Sr. Secretário fala que é o melhor ?? muito bem !!! palmas para vc !!! e o limpeza da cidade, e a coleta de lixo, e os postos de saúde, e a linda avenida tancredo neves sem ser acabada - cade as placas de sinalização ?? etc, etc, etc. Eta secretarinho sem noção, sabe nada inocente.

  • por Juarez, em 19.06.2018 às 07:37

    Esse Zé Ruela nao conhece a história de Cáceres, não tem noção o que era o FIPE a 20 anos. Evento que durava 2 semanas e todos os dias estava lotado. Falado no pais todo, gente do Estado inteiro e até de outros países faziam caravanas para prestigiar o Fipe, hoje 99% do publico do Fipe são os Cacerenses mesmo, o apelo turístico acabou. Continua sendo um ótimo evento, mas o melhor NUNCA!!!

  • por Maria Jose, em 18.06.2018 às 11:58

    Como observadora, munícipe e participante dos 37 FIP, digo que nunca houve um FIP perfeito e nem haverá, pois o ser humano é passível de falha, mas digo que tem muito a melhorar ainda elenco aqui alguns. 1- Tenho ouvido reclamações dos jovens 13,14,15 anos que estão fora da pescaria. 2-Participantes inclusive mtos turistas reclamando da pesca motorizada que não dá suporte aos pescadores para chegarem com tralhas de pesca ate a raia, sugerem uma área livre para a carga e descarga, sem tumulto de veículos e pessoas. 3- Área de camping para pessoas de fora. 4- Uniforme dos SENIOR desde a criação é uma dificuldade para se conseguir retirar o KIT (será por que é grátis), vi idosos ficarem o dia todo na Sicmatur aguardando...... 5- Ouvi muitas reclamações quanto a falta de preparo das pessoas que estavam entregando os KIT turismo rima com cortesia, simpatia, carisma, presteza etc. 6- Falta de suporte aos pescadores na largada até a raia de pesca.... sugiro vários pontos de apoio no trajeto, pois a largada em sí é um salve se quem puder...caso aconteça uma tragédia só Deus na causa...ninguém pra socorrer.

  • por pescador, em 18.06.2018 às 11:21

    E para os Desenformado o FIP e os CANTORES LEVARAM AS ECONOMIA DE CÁCERES e para você ficou o seu Bairro Esburacado e sem assalto os posto de saudê sem médicos e você abandonado pelo poder Publico Parabéns para vocês Cacerense meus Patrícios. estamos na merda de novo.

  • por pescador, em 18.06.2018 às 11:14

    Você tem Razoa, Jr. Esse Pau rodado não Sabe o que E festa messo, Na Terra dele não tem água. e verde La e só Papagaio, Alveloz, Palma, e Mandacaru e um Verdadeiro Imbecil, que só sabe o que e festa de santo. e não deve ter conhecimento de nada e um verdadeiro Puxa saco.

  • por Victor, em 18.06.2018 às 10:08

    Esse cara deve estar delirando kkkkk ou nunca participou de FIP, isso que dá ficar colocando forasteiros para ocupar cargo. Show grátis somente em ano eleitoral, nos demais anteriores dessa gestão, foram pagos, mesmo artistas sendo patrocinado pelo estado. Essa gestão de tinta amarela, onde sobrevive criando espaço para multar, só engodo... me aparece um desse para pagar de competente! É muita cara de pau ter o atrevimento em falar uma asneira dessa!

  • por Jr, em 18.06.2018 às 09:27

    Ele não deve ter participado na época que FIPE era FIP, que vimos pessoas do mundo inteiro participar fazendo equipes, os munícipes eram um show à parte com a empolgação e alegria devida ao evento, de outros muncipios se deslocavam milhares de pessoas com caravanas, hotéis tinham que serem reservados com dias de antecedência, as pessoas tinham que sair das casas para alugar aos turistas para prestigiarem uma estrutura bem organizada, sabemos bem quando o FIPE começou ter sua decorracada, podem melhorar, porém o erro é acreditar em uma perfeição aonde o passado fala mais alto com fatos ! Mas entendo, hoje em dia, em época de caravanas, ilusionismo, pão, circo político, é normal se auto intitular a perfeição em fazer, só resta saber a opinião pública, e isso não vale “ amigos “ em redes sociais limitada.

 
Sitevip Internet