Notícias / Politica

21/05/2018 - 13:05

Pastorello defende o nome de Carlos Alberto Maldonado para a Unemat

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Depois de ter sido votado, no dia 07/05, na Câmara Municipal de Cáceres, uma indicação para que o Governador Pedro Taques mantenha o veto ao nome de Carlos Alberto Reyes Maldonado para a Unemat, Pastorello (Solidariedade) veio às redes sociais para justificar seu voto contrário à indicação.

"O nome de Maldonado para a Unemat foi uma decisão do CONSUNI, em 2016, quando foram ouvidos professores, acadêmicos e técnicos, de todos os campi da Unemat. A aprovação foi unânime. A partir dali chegou a ser anunciado que o nome havia mudado. Porém, a mudança dependia de um projeto de lei, que foi apresentado na Assembleia e vetado pelo governador, por vício de iniciativa. Já que foi só um vício de iniciativa, que o Governador Pedro Taques encaminhe à Assembleia Legislativa o projeto, e faça prevalecer a vontade da comunidade acadêmica," explica o vereador Cézare Pastorello.

Pastorello ainda diz que a UNEMAT, agora completando 40 anos, foi construída a muitas mãos, e que batizá-la com o nome de Maldonado não é desmerecimento nenhum para os outros que ainda a estão construindo.

"Beto Maldonado (como era chamado) foi muito mais que um professor na Unemat. Ele tem uma imagem que se confunde com a própria instituição. Maldonado foi o homem da Unemat, da Carta da Terra, da Unesco, da democratização do ensino superior... Uma figura ímpar que criava admiradores pela sua simples presença. Não por acaso, a Medalha de Honra ao Mérito Educacional, maior honraria concedida a pessoas e instituições com destaque na educação, com, no mínimo, 25 anos de resultado, leva o nome de Carlos Alberto Reyes Maldonado. Ou seja, ele é reconhecidamente um destaque, e o nome dele na nossa Universidade não é uma homenagem a ele, mas, uma homenagem às pessoas que poderão ter conhecimento da sua vida," enfatiza o vereador.

"Às vésperas da comemoração dos 40 anos da Unemat, seria muito bom termos essa lei já apresentada pelo Governador e aprovada, uma vez que ambos serão homenageados. Pessoalmente, eu penso que seria muito constrangedor termos as homenagens feitas ao professor Maldonado, e serão muitas, na presença do Governador que ainda guarda a imagem do veto. Entendo as razões do veto, de ordem técnica, mas, acredito que o executivo estadual terá a sensibilidade de atender aos anseios da comunidade acadêmica e validar a decisão do Consuni, ainda antes das comemorações" finaliza Pastorello.

A Assembleia Legislativa também instituiu a Comenda Carlos Alberto Reyes Maldonado, para homenagear até 5 pessoas ou instituições de 4 em 4 anos.

Comentários

inserir comentário
18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro L., em 26.05.2018 às 20:46

    Falta do que fazer isso sim

  • por Paulo Silva, em 22.05.2018 às 19:57

    Vereador que consultoria é está ? Pode dar esclarecimentos para nós por favor ? Larga mão de unemat e vamos ao que interessa

  • por Luciana, em 22.05.2018 às 15:53

    Fico feliz de ver os comentários, é a população cobrando retorno dos impostos investidos para arcar com salários e bancar instituições, retorno em forma de serviços sociais, isto é importante, este é o caminho. É a população ensinando políticos e instituições a trabalharem com retorno.Parabéns aos membros que comentaram e solicitaram melhoras para coletividade, o caminho é este, basta os demais se adaptarem e formalizarem projetos junto a sociedade, principalmente a parte carente.

  • por L. Claudio, em 22.05.2018 às 11:52

    Vdd, poderiam incluir orientações sobre inclusão social dentro da nossa sociedade, temos que trabalhar pelo e para o coletivo e não para saciar a minoria, passou a da hora da unemat tomar partido de serviços comum para com a nossa comunidade. Ótima idéia a ser amadurecida Paraná o vereador que queira realmente trabalhar e não enrolar.

  • por Jr, em 22.05.2018 às 09:04

    Vereador ao invés de renomear a Unemat, porque não apresentam um projeto junto a ela e os alunos para trabalharem na comunidade, na área de saúde serviço de orientação, prevenção, outros cursos poderiam agilizar uma área para ensinar a plantar e colher doando a comunidade carente, outros poderiam sair em campo aferindo pressão e conscientizando a comunidade sobre a importância de qualidade de vida, cada curso poderia pegar uma tarefa em campo para estarem mais próximos a população? Isso aumentariam o currículo dentro da universidade e o conceito com a população. Isso sim é digno e beneficia verdadeiramente coletivo, nome de universidade não enche barriga e nem altera na qualidade de vida dos munícipes Sr vereador

  • por Fernando, em 22.05.2018 às 08:43

    Enquanto na terra das ilusões, fantasia e dos políticos do faz de conta, um quer mudar nome de universidade e outro quer esportes radicais, cada projeto dos nossos políticos apresentam que me emociono, não sei se é de decepção ou de ódio por ver minha cidade do jeito que está passando por tanta coisa e nossos excelentíssimos, digníssimos, apresentando este tipo de coisa, quando não ficam igual o resto do resto dos outros políticos, quietos, mais sumidos que sapato de padre, só esperando receber salários e benefícios bem quietinhos, comendo pela beira. E há quem diga que tem mais candidatos a deputados que nunca fizeram nada e se julgam os bonzão da boca mole por ele se pelos partidos furados. Tá de zoação mesmo ou a cara é de madeira ? Vai saber.

  • por Luiz cesar, em 22.05.2018 às 08:36

    Enquanto esse deputado Alan está se destacando os nossos ficam na inércia, esperando os votos caírem guela a dentro na boca deles para mamarem mais 4 anos, esses políticos daqui e do estado só querem mesmo levantarem poeira e venha a nós o vosso reino nada. Política de vergonha.

  • por Leandro, em 21.05.2018 às 21:45

    O deputado Allan Rick apresenta projeto para diminuição do valor do combustível no Norte e Nordeste.... eu queria saber aonde estão os políticos meia boca que não nos representam ? O que estão fazendo para ajudar quem socou votos neles ??? Essa política de Mato Grosso está uma palhaçada !

  • por Marcelo, em 21.05.2018 às 18:14

    Essa casa ao invés de estar preocupada em certas situações fica colocando em pauta assuntos de estado, enquanto não ajudam resolverem assuntos do município. Para que vieram estes vereadores mesmo ? Para que tanto ?

  • por Priscila, em 21.05.2018 às 17:02

    Nossa, disseram que a Camara tinha aprovado uma nota de repúdio ao professor Maldonado. Fiquei chocada. Bom saber que tem alguem que repeita a história da nossa universidade!

Mais comentários
 
Sitevip Internet