Notícias / Cidade

18/05/2018 - 12:43 | Atualizado em 18/05/2018 - 12:48

​Exposição sobre comunicações pode ser vista a partir de hoje no museu em Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Arquivo/Pedro Miguel

 (Crédito: Arquivo/Pedro Miguel)
O Dia Internacional dos Museus comemorado anualmente em 18 de maio, só não vai passar em brancas nuvens no Museu Histórico da bicentenária Cáceres, porque a diretora da instituição Ordilete Correia promove uma exposição alusiva aos meios de comunicação, como o telégrafo, telex, etc. No mais, será aquela rotina diária de visitações, coletas de dados de alunos pesquisadores, mas a prestimosa Ordilete, não se constrange da falta de recursos do museu, ela faz jus a sua nobre função, mostrando o acervo do museu aos visitantes e orientando as pessoas sobre a casa.
 
A exposição aberta hoje no Museu Histórico de Cáceres, localizada na Rua Antonio Maria, nº 244 no centro, com a mostra dos objetos de comunicações do passado, continuará aberta até o final do mês e Ordilete diz que estuda uma forma de informatizar futuramente o museu, para facilitar os trabalhos de pesquisas.
 
Criado pela Lei n°695 de 9 de maio de 1978, ano em que se comemorava o bicentenário da cidade, o Museu Histórico de Cáceres, ocupa desde então, o prédio foi construído em 1922, em estilo neoclássico, cuja finalidade inicial, era abrigar o Mercado Municipal.
 
Transformado em Museu, conta com um acervo de peças e documentos que fizeram parte da história de Cáceres; quadros pintados a óleo, busto de gesso do fundador da cidade, fotografias, medalhas, livros, mobiliário, documentos, potes de cerâmica, utilizados pelos índios como urnas funerárias.
 
Atualmente, o Museu dispõe de 11 salas, sendo 4 para Visitação, 1 Auditório, 1 Biblioteca Setorial, 1 Administrativa, 1 Arquivo Setorial, 1 de Imprensa, 1 Reserva Técnica, 1 Cantina e 1 Auditório ao ar livre.
 
Conforme a diretora Ordilete, as peças que ornamentam o Museu foram adquiridas através da campanha "Doe Peças Para o Museu" à Secretaria de Educação e Cultura para exercer a função de Diretora do Museu de Cáceres.
 
Esclareceu ela, que em 1980 o Museu desligou-se da Secretaria de Administração para subordinar-se a Secretaria de Educação e Assistência Social, e em 2003 desligou-se da Secretaria de Educação e passou a pertencer a Secretaria de Esporte, Lazer e Lazer onde permanece até hoje.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet