Notícias / Cidade

18/05/2018 - 08:53

Livramento dá exemplo de promoção de turismo e preservação da cultura

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Quer provar da culinária livramentense e conhecer mais sobre a história do povo carinhosamente chamado de papa banana? Então venha participar conosco da grande programação cultural que acontece neste sábado e domingo (19 e 20/05) em Nossa Senhora do Livramento. Trata-se da "Feira de Artes, Música e Produtos Regionais", realizado pela Prefeitura do município, por meio das secretarias municipais; Cultura e Turismo, e Desenvolvimento Rural, em parceria especial com o SEBRAE/MT. O evento será na Praça Fernando de Barros (onde se realiza o Carnaval Banana-Folia), com início às 21 horas e tem como objetivo estimular a produção e o consumo de coisas produzidas no município papa banana, e ainda fortalecer a classe de pequenos produtores da agricultura familiar.
 
Denominada "É de Livramento", a Feira de Artes, Música e Produtos Regionais conta com um amplo espaço onde se comercializa inúmeras opções de comidas, salgadas e doces. Ali também são oferecidos queijos, bolos, tortas, frutas cristalizadas e hortaliças. Até bebidas artesanais provenientes de produtos do campo tem pra ser degustadas. Mas o bom mesmo são as comidas típicas da região, como o arroz branco e sem sal, com paçoca de pilão ou com carne seca. Tem arroz com galinha caipira, com costela de porco, e claro, pratos feitos com a matéria prima do lugar: a banana. Mas, se você tem uma leve queda por pratos à base de peixe, então você vem mesmo para o lugar certo. Haverá mojica de pintado, quibes e croquetes, pacu seco com arroz, e frito a palito. Tudo isso acompanhados de uma boa música e com preços bem acessíveis.

Este ano a feira tem um gostinho a mais, o que a torna bem especial. Ela reabre em 2018 exatamente no mês em que Livramento completa 288 anos de existência. Sendo assim, os dois dias de feira contarão com várias atrações regionais como: "Os Federais", "Os Dourados", "Os Pimentas", Jero Neto, e as duplas; Jorge e Miguel, e Igor Mariano e Sidnei Duarte (Viola Nativa). Também haverá apresentação do Grupo de Folclore local – Bacuri. O teatro também estará presente com o Grupo Teatral Imagem, que apresenta a peça; 'Um conto de amor nordestino'.

Vale ressaltar que a feira 'É de Livramento' contou com sete edições em 2017. Foi sucesso de público e de produtos comercializados. Tanto é que a feira se tornou um ponto de descontração nas noites livramentenses reunindo pessoas de Cuiabá, Várzea Grande e outras regiões circunvizinhas. A feira passou a ser considerada como um dos maiores eventos já realizado na atual administração do prefeito Souza.
 
Sitevip Internet