Notícias / Economia

16/05/2018 - 09:34 | Atualizado em 16/05/2018 - 10:40

Pecuaristas se unem para instalação da primeira Usina de Etanol de milho de Cáceres

Por Joner Campos

Durante reunião, nesta terça-feira (15) no Gabinete da Prefeitura em Cáceres empresários e pecuaristas deram os primeiros passos para a instalação da primeira Usina de Etanol de milho de Cáceres.  

Os diretores da empresa EMTEP com sede em Cabo de Santo Agostinho – (PE) e Navegantes (SC) apresentaram uma planta com capacidade para processar mais de 250 toneladas de milho e produzir 104 mil de litros de etanol por dia, além de produzir um volume de (DDG) de 60 toneladas ao dia.  

Na verdade a expectativa maior dos pecuaristas é para a demanda reprimida pelo DDG que é um coproduto é bastante utilizado em dietas de bovinos confinados nos EUA, porém há pouco mais de um ano vem sendo usado em Mato Grosso, principalmente para tratamento de bovinos confinados, pois é uma fonte proteica que auxilia no ganho de massa nos bovinos.  

A planta a ser instalada em Cáceres poderá produzir Etanol Hidratado Combustível (EHC), Ração animal (DDG), e ainda poderá produzir o Etanol Anidro Combustível (EAC) a ser misturado na gasolina.  

Estiveram presentes na reunião o Presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, os pecuaristas e empresários Neto Gouveia, Claudio Oliveira, Marcelo Oliveira, Walace Antunes, Osmar Antunes, entre outros.
 
A Usina poderá operar com mais de 100 empregos diretos e mais de 200 indiretos. A instalação de uma usina de etanol à base de milho, segundo o Prefeito de Cáceres, Francis Maris, irá contribuir para dois importantes segmentos da cadeia produtiva da Região Oeste de Mato Grosso. “A grande quantidade de pecuaristas que são compradores de DDG de outras regiões, produto que serve de ração para engorda de bovinos em confinamento, outro ganho é o incentivo para os produtores de milho dessa nossa região, a Usina de Etanol ajudará a  incentivar a produção de milho e ainda alavancar a cadeia do milho em nossa região”, destacou.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedrão, em 05.06.2018 às 13:30

    Não acho que a implantação de uma usina aqui vai refletir no preço. O combustível não será distribuído aos postos diretamente pela usina. Normalmente alguma distribuidora entra pelo meio e encarece. Basta analisar o que acontece, por exemplo, nas usinas nordestinas de álcool. Quem abasteceu o carro naquela região sabe que o preço continua muito alto.

  • por Luiz, em 18.05.2018 às 20:04

    Vaza de políticos, eles são nocivos.

  • por Negão, em 16.05.2018 às 18:57

    Em Cáceres??? Kkkkk Os chineses, anunciaram um projeto desse, e em 180 dias depois INAUGURARAM a USINA produzindo a todo vapor. Sem POLITICAGEM BARATA.

  • por Paulo, em 16.05.2018 às 15:17

    A mais pura verdade, o que não vai faltar são os urubus da política querendo aparecer nas costas de quem trabalha de verdade. Fico feliz que a população esteja mais esperta com relação aos que querem mamar votos entrando de gaiato em Barco já pronto.

  • por Jr, em 16.05.2018 às 14:13

    Vdd Manezinho, eles têm que abrir fora da politicagem que apodrece nosso município e estado, se colocarem políticos no meio irão andar para trás, pode ter certeza.

  • por MANEZINHO, em 16.05.2018 às 13:01

    SE TIVER POLITICA ENVOLVIDO NESSA OBRA, PODE ESQUECER, TAI UM EXEMPLO CLARO É A """"ZPE""" NUNCA SAIU DO PAPEL SÓ CONVERSA FIADA.

  • por joao, em 16.05.2018 às 10:58

    A ideia é boa, quero saber se esses combustível será comercializando nos postos da cidade mais barato por ter uma indústria dentro da cidade. Por que é um absurdo o combustível de Cuiabá ser em torno de 20% mais barato e aqui em Cáceres. Irá gerar emprego, irá produzir Álcool e DDG para os pecuaristas. Vamos ver se esse projeto vai mesmo sair do papel!

  • por Jr, em 16.05.2018 às 10:14

    Eh tem que se virar lá esperar por políticos desse município e estado não vira nada ! Eh a população se virando para desenvolverem, o pior que tem que pagar impostos altos para ajudar pagar salários de certos parasitos dessa política inoperante, ineficiente e vergonhosa.

 
Sitevip Internet