Notícias / Politica

12/05/2018 - 12:23

Fávaro defende uso da Hidrovia Paraguai/Paraná

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
“Mato Grosso está de costas para a América do Sul”. A afirmação foi feita pelo pré-candidato ao Senado e presidente do PSD, Carlos Fávaro, ao se referir a inabilidade do estado em abrir novos mercados e conquistar acordos comerciais com os países andinos.

Segundo ele, o estado precisa criar mecanismos para fomentar a utilização da hidrovia no rio Paraguai, no município de Cáceres (200 km de Cuiabá).

A discussão ocorreu nesta semana em reuniões que Fávaro participou com lideranças políticas e empresariais em municípios da região Sudoeste do estado.

“Essa região é muito produtiva e tem um potencial incrível, mas está olhando principalmente para o sul e sudeste do país. É preciso voltar os olhos para os 40 milhões de consumidores que compõem o mercado andino. Pessoas que vivem no Peru, Chile, Argentina, Bolívia... Mato Grosso apresenta um crescimento de fazer inveja à China e a América do Sul é um grande mercado para comercializar nossa produção. Mas para isso, o estado deve ser o indutor desse processo de desenvolvimento”, destacou.

O pré-candidato ressalta que Mato Grosso tem um mercado interno pequeno, pois conta somente com 3,3 milhões de habitantes, entretanto, é o líder nacional na produção agropecuária. “Já temos indústrias instaladas no nosso estado e isso tem verticalizado a produção, mas ainda há muitas ações que devem ser desenvolvidas para que o estado realmente se apodere do valor de suas riquezas. Temos uma hidrovia pronta que não está sendo utilizada e somos o único estado da federação que tem o Fethab para investir em infraestrutura, entretanto, sua finalidade está sendo desviada e, por conta disso, os municípios têm sido muito prejudicados”.

Durante reunião com Fávaro, o prefeito de Mirassol d´Oeste, Euclides Paixão, destacou que, atualmente, o governo do estado deve R$ 987 mil em repasses obrigatórios ao município. “Existem obras que já foram entregues há mais de dois anos e que o governo ainda não efetuou o pagamento dos convênios. O que nos deixa entristecidos é o que o estado cresce, mas em função da má gestão, prejudica o andamento das ações em todo o estado. Hoje, a gestão estadual é ineficiente”, enfatizou. 

Fávaro também lembrou a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), esperada há mais de 30 anos. “A ZPE já está velha sem nem mesmo ter sido inaugurada e tem que ser transformada em zona de livre comércio, pois esse modelo já não atende mais a finalidade”. Ele destacou, ainda, que a Unemat – Universidade de Mato Grosso, cuja sede é no município de Cáceres, deve ofertar cursos que sejam vocacionados para cada localidade. “Hoje, por exemplo, a instituição não oferece um curso de Comércio Exterior nesta região, que está na fronteira de outro país”. Para ele, Mato Grosso precisa deixar de ser o estado do futuro para ser o estado do presente. “Mato Grosso tem que servir aos mato-grossenses”.
  
Acompanhado dos pré-candidatos do PSD, Fávaro se reuniu com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais e participou de eventos com a população dos municípios de Cáceres, Mirassol d´Oeste, Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. Até amanhã (13.05), a comitiva cumprirá agenda nas cidades de Jauru, Figueirópolis, Reserva do Cabaçal, Araputanga e Indiavaí. 

Os pré-candidatos do partido que acompanham os eventos são: o empresário Roberto Dorner, o ex-presidente da Empaer, Layr Mota, os ex-prefeitos de Mirassol d´Oeste e Glória d´Oeste, Elias Leal e Nilton Borgato, respectivamente, os médicos Sérgio Arruda e Eduardo Marques, além do secretário-geral do partido, Stephano do Carmo, a representante do PSD Mulher, Carla Rondon, e do PSD Jovem, Cleiton Miranda.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz, em 13.05.2018 às 10:28

    Hipocrisia

  • por MOSSUETO, em 12.05.2018 às 22:30

    Concordo plenamente com o Cesar, pessoas que nem por aqui passam, nunca estiveram por aqui, a não ser para pedir votos, quando em palanque, prometeu mundos e fundos, assumiu o mandato por um ano e meio, nada fez, jogou os nossos votos ao vento, e nos volta com esse discursinho bobo, tentando nos enganar, vocês já tiveram a oportunidade de provarem quem vocês são e nada fizeram, quando votamos em vocês, acreditávamos que existia um projeto de governo, mas tudo era apenas mais uma farsa, então, cansamos e vamos votar em políticos iniciantes para ver o que acontece.

  • por Renato, em 12.05.2018 às 21:54

    Ainda não tem vergonha de tocarem em nome dessa merda de ZPE. Inacreditável

  • por Patrícia, em 12.05.2018 às 21:44

    Ladainha pra boi dormir. Pegou a ideia dos vereadores daqui ou foi orientado por partidos para ganhar votinhos ?

  • por Paulo, em 12.05.2018 às 21:41

    Ah quando chega essa época aí aparece mesmo preocupadíssimos em tudo, idiota quem cai na conversa mole desdenha povo. Depois que conseguem uma cadeira nem lembram que cáceres existe no mapa

  • por Rubens Francisco Barbosa, em 12.05.2018 às 20:37

    kkkk, Falou Luiz Carlos, quem é esse cara que agora aparece oferecendo soluções, vamos nos unir e eleger gente nossa de nossa cidade que tem compromisso para nossa região, pede para o Favaro cair de para-quedas em outro lugar, aqui não favarrão

  • por Luiz cesar, em 12.05.2018 às 13:19

    Kkkkkkkkkk em época de eleição o que aparece de políticos preocupados com cáceres não está escrito ! Querer não é poder, querer até nós queremos, parem de hipocrisia, demagogia e blábláblá para arrancarem votos daqui !

 
Sitevip Internet