Notícias / Educação

11/05/2018 - 09:45

Presidente do Sintep debate reforma da previdência com professores de Santa Clara

Por http://midiaflex.com.br

http://midiaflex.com.br

 (Crédito: http://midiaflex.com.br)
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), realizou ontem, 09 de maio, no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, mais uma etapa da rodada de debates que vem promovendo no estado com os profissionais da educação sobre temas relevantes à categoria.

O evento contou com a presença da diretoria estadual, com os professores Henrique Lopes do Nascimento (presidente), Jocilene Barboza dos Santos (vice-presidente), Edmilson José Ferreira (Regional Oeste II), e professora Ana Cristina Freire, presidente subsede Vila Bela, e também funcionários das escolas Escola Municipal Ponta do Aterro e Escola Estadual 11 de Agosto.

Antes da palestra, a senhora Vanda de Copacabana Vilas Boas, representante da Associação Chick Bela, apresentou um breve panorama sobre a cultura chiquitana, e brindou os presentes com a exibição de uma canção acompanhada pela caixa e outra tocada na flauta.

A presidente da subsede de Vila Bela, professora Ana Cristina Freires lembrou a integração dos profissionais da comunidade nas lutas e na busca de melhores condições de trabalho e de atendimento aos alunos, pais e toda comunidade escolar.

Jocilene Barboza dos Santos, atual vice-presidente do Sintep-MT, enfatizou a união dos profissionais da educação, e lembrou do envolvimento direto nas lutas da classe, que têm gerado ganhos expressivos aos representados pela entidade e a extensão dos benefícios as demais categorias, privilegiando a garantia de igualdade e legalidade dos profissionais.

A Reforma da Previdência (PEC 287/16) e suas consequências na vida do trabalhador, foi o tema tratado pelo professor Henrique Lopes, que discorreu ainda sobre a Emenda Constitucional nº 93, que prorroga a DRU (Desvinculação das Receitas da União), PEC 241/55/EC 95, PL 4.302/98 sobre a Terceirização da mão de obra, PL 6.787/16 (Reforma Trabalhista), e ainda o PDV para o funcionalismo público.

Para o presidente a reforma não trará benefícios nenhum aos trabalhadores, especialmente às mulheres professoras que terão o acréscimo de dez anos a mais de trabalho, e frisou que “nossas professoras se aposentam hoje aos 50 anos. Em consequência da própria realidade do trabalho, muitas já chegam a idade de se aposentar com doenças típicas do desempenho profissional como lesões, doenças respiratórias, e outras. Com a nova lei terão que ficar mais dez anos na sala de aula”.

Explanou sobre os recursos destinados à área da educação e apresentou um comparativo sobre o orçamento da educação do estado de Mato Grosso, de pouco mais de 3,3 bilhões de reais em 2018, que, embora seja 5% maior que o ano anterior, ainda é menor que os incentivos fiscais, tributários e administrativos a setores, como o agronegócio, com isenções de 3,5 bilhões de reais.

Henrique Lopes ressaltou o destaque e a importância do agronegócio para o estado, mas cobrou mais investimentos e interesse do governo do estado na educação, de forma a garantir qualidade e melhorias para a área, enfatizando a luta e garra do Sintep-MT, sempre presente nas principais reivindicações da categoria e na defesa dos direitos coletivos em geral.

Ao final da palestra, a professora Ana Cristina agradeceu aos presentes especialmente ao prefeito Wagner Vicente da Silveira (PV) pelo apoio logístico.
 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Vanda Copacabana VilasBoas, em 10.03.2019 às 01:00

    Foi muito legal esse trabalho na comunidade de Santa Clara do Monte Cristo, a presença da saudosa colega e vice presidente do sintep, naquela ocasião Josilene Barbosa que tenho o maior orgulho de tê-la conhecido e poder estar junto com ela, mas sabíamos que ela estava prestes a partir para a eternidade. Descanse em paz amiga jôse, seu legado lhe vivifica eternamente.

 
Sitevip Internet