Notícias / Politica

08/05/2018 - 07:15

Pastorello quer que shows do FIPe voltem a ser gratuítos

Por Assessoria

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
Ainda durante a campanha para vereador Cézare Pastorello (SD), sempre defendeu que o FIPe (Festival de Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres) voltasse a ser realizado em setembro e com os shows principais abertos à população.

Tanto foi assim que um dos meus primeiros requerimentos, em 2017, foi o da prestação de contas do FIPe 2016 e, depois, do FIPe 2017.

Neles ele pode constatar que as despesas realizadas, com dinheiro público, custearam os shows que aconteciam todos os dias no Palco 2 e nas atividades principais do FIPe, que envolvem o torneio de pesca, propriamente dito, nas várias modalidades, além das outras atividades culturais e esportivas.

Mas, ainda ficava aquela dúvida em relação aos shows nacionais, trazidos durante o FIPe, e explorados por empresa privada.

'Questionei muito isso, até que, não sem conflito, eu entendesse a composição. Quem me conhece sabe o quanto eu sou questionador, mas, o Secretário Júnior Trindade conseguiu me pontuar o porquê de ter sido feito assim. Os shows foram oferecidos por uma empresa, dentro do calendário do FIPe, porque não havia captação de recursos suficientes para que eles fossem de graça, em partes, por falta de certidões plenas da prefeitura. Então, ou era com uma empresa parceira, ou não teria os shows nacionais, que ainda são, para muitos, a grande atração', argumentou.

Conforme o vereador, tratava-se, portanto, de uma parceria público privada, onde o município entrou com o calendário e parte da estrutura, e um empresa privada entrou com o custeio dos shows e teve lucro. Parceria nos mesmos moldes como a que está sendo feita no Residencial Santa Efigênia, onde a prefeitura está usando seu maquinário para fazer a estrutura e os moradores estão pagando uma empresa privada para fazer a pavimentação.

Porém, isso ainda não é suficiente. Assim como a expectativa é de que toda a pavimentação da cidade seja feita com recursos públicos, já que pagamos tantos impostos, a expectativa também é a de que os shows, todos eles, sejam gratuitos, porque cultura também é obrigação do Estado.

Assim como a pavimentação tem um custo que o município não conseguiria arcar sozinho, o FIPe deve seguir o mesmo caminho para ser viabilizado: recursos estaduais e federais. Neste caso, das verbas destinadas à Cultura.

E não é pouco dinheiro que o Estado e a União têm para a cultura. Muitas vezes, ele é mal utilizado e direcionado para os grandes centros. Então, cabe aos gestores municipais e aos representantes locais buscarem essas fontes de recursos, que são vinculadas à cultura. Se esses recursos não forem aplicados aqui, serão aplicadas em outra cidade.

'E como eu disse, a fonte não é de poucos recursos. Para se ter uma ideia, só da Loteria Federal, 3% de todas as apostas vão para a Cultura. No orçamento do Estado, também são milhões. E ntão, já que por outros motivos, o FIPe não será realizado em setembro, que ele seja de portas abertas para a população cacerense, que tem direito e merece acesso aos recursos que são destinados para a Cultura, e que se multiplicam dentro da cidade, aquecendo sobremaneira o comércio e gerando milhares de empregos temporários. Por isso, a vontade da população cacerense é um FIPe para o povo, com entrada livre para toda a sociedade, finalizou.

Comentários

inserir comentário
20 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cesar, em 10.05.2018 às 15:14

    Fico feliz em ver a população expressando aqui em comentários, agora sei que não estou só em questão ao que penso e acredito sobre os vereadores da casa dos horrores, prolexalentes em matéria de falar, resultados zero e pq ir sobra ? Uma grande insatisfação de nós, munícipes que pagamos impostos e ajudamos pagar salários desses vereadores. Não há justificativas para o que deixou de fazer senhores vereadores.

  • por Luci, em 10.05.2018 às 13:25

    Isso é para mostrar que vereadores estão em sintonia com demais políticos, será que não sabiam que Leonardo já estava agilizando o circo ? Armadorismo mesmo hein?

  • por Luiz cesar, em 09.05.2018 às 23:18

    O povo não vive mais de pão e circo senhores. A era agora é outra, suas siglas e suas estratégias estão ultrapassaras. Povo instruído, povo esperto, população mais informada.

  • por Luiz Souza, em 09.05.2018 às 15:45

    Para quem quer festa e acha que estamos em época delas, olhe para as ruas que seus filhos andam, olha para a educação aonde eles estuda, a merenda, olhe para o saneamento, a água que chega na sua rua, olhe para falta de emprego em cáceres, olha para os políticos demagogos que só querem chamar atenção e nunca resolvem nada x nada. A população tem que parar de querer ser enganada para a coisa mudar, enquanto existir cegos politicamente falando, irá continuar essa mesma ...... do jeito que cáceres está

  • por Jr, em 09.05.2018 às 15:40

    Juca não dá ideia, que estas boas ideias que enchem o bolso deles, adoram e votam rapidinho. Nem da idéia!

  • por Fulano Cacerense, em 09.05.2018 às 08:46

    Sendo sincero , os carnavais fuleiros que eram feitos e o show de aniversário da cidade mostraram que o povo de Cáceres não tem educação pra ter show aberto , o povo perde a linha encha a cara de bebida e acabam brigando por motivos banais ... Deixando sempre um fulano com uma faca encravada no bucho ali no regional . A ideia de ser aberto é louvável como era no passado , porém quanto mais o tempo passa mais mal educado ficamos infelizmente . Acho que fechado , tenta coibir um pouco essas confusões . Além do mais não entendo os argumentos dos vereadores, se a prefeitura tira dinheiro pra trazer essas duplas sertanejas caras falam que é desperdício de dinheiro , se fecha com empresa privada criticam .... Enquanto olham pro shows do fipe , minha rua e um monte de outras parece a lua , o lixo é mal recolhido , iluminação pública não existe e o cruzamento aqui leva um pro hospital todo fds .... Vereadores vamos olhar o importante primeiro e deixar essas perfumarias pra depois ?

  • por Juca, em 09.05.2018 às 08:25

    E asfalto, saúde, educação, redução no número de sanguessugadores (sanguessuga vereadores) nada né? Daqui a pouco vão pedir 13º igual e Cuiabá.

  • por silva, em 09.05.2018 às 07:37

    será que da para fazer assim primeiro se concretize o feito e depois venha a divulgar pois querer todos nos queremos inclusive torna este jornal muito enjoativo com este tipo de matéria

  • por joao, em 09.05.2018 às 07:14

    Me desculpe, mais acredito que a cidade precisa investir em Saúde porque ja ja o Hospital São Luiz fecha como o bom samaritano! So tem buraco e sujeita na cidade inteira, bairros sem asfaltos, você não pode andar na rua depois das 19:00 que corre o risco de assalto, muitas pessoas desempregadas e o SR. Vereador vem falar de fazer show gratuito! Tudo bem 1 grande show em uma dia ser de graça mais acredito que o fip inteiro não dá!

  • por Cleomir Senábio, em 08.05.2018 às 22:12

    Esse é o único vereador que ouve a população, dá respostas e corre atrás. Se tivesse sido vereador na época do prefeito Túlio Fontes, Cáceres teria avançado uns 20 anos. Com esse prefeito aí, não me admira que ele seja podado, já que o que o prefeito Francis quer é ser um novo Pedro Henry e não deixar nenhuma liderança crescer. Pastorello tem liderança. Se o Túlio for candidato a federal, meu voto será de Pastorello e Túlio. Se Túlio for a estadual, voto no Túlio e anulo meu voto para federal.

Mais comentários
 
Sitevip Internet