Notícias / Politica

07/05/2018 - 09:09 | Atualizado em 07/05/2018 - 09:14

Ao tentar justificar incitação a desobediência civil, vereador ataca colega e o chama de 'sabe tudo'

Por Sinezio Alcântara

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Vereadores da oposição criticam e às vezes até exageram nos discursos para desqualificar a administração do prefeito Francis Maris Cruz (PSDB). Na sessão do dia 30 de abril o vereador e pré-candidato a deputado estadual Dênis Maciel (Avante) conclamou os colegas para juntos fazerem um movimento contra o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O colega Wagner Barone (Podemos) disse que o prefeito “enganou” os vereadores. Eles usaram esses argumentos para contestar os aumentos nos IPTUs de alguns contribuintes.

No dia seguinte, após a repercussão negativa, mesmo gravado todo pronunciamento, Dênis tentou amenizar a situação. “Na verdade eu disse para que a população não pague, temporariamente, até que seja corrigida alguns distorções dos valores. Existem casos em que o IPTU aumentou em até 300%” citou afirmando que “seria necessário que a prefeitura, as pessoas como o vereador Cesare, que acha que sabe demais, esclarecesse, como foi feito para se chegar a esse valor. Mas não pedi para deixar de pagar”.

A administração reagiu ao pronunciamento, principalmente, do vereador Maciel. O prefeito disse que ele se equivocou. Afirmou que assim como houve casos em que o tributo sofreu aumento, em outros houve redução dos valores. Explicou que, a prefeitura não agiu de forma aleatória. Disse que, para a atualização da Planta Genérica, foi montada uma comissão denominada Comissão de Avaliação Territorial, composta por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), imobiliárias e vários sindicatos.

“Com a avaliação de representantes de vários órgãos, a Comissão de Avaliação Territorial se concluiu sobre esses valores. Os imóveis do centro da cidade, Vila Mariana, Cavalhada, Santa Izabel, entre outros bairros, foram mais valorizados e, por isso, os IPTUs tiveram aumento. Os dos bairros mais distantes do centro como DNER, Garcês, Empa, Santo Antônio, Cidade Nova, entre outros, tiveram os IPTUs com valores reduzidos” explicou.

Francis explicou ainda que, por não ter feito a atualização da Planta Genérica antes, a prefeitura de Cáceres, foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no dia 23 de abril, deste ano, que apontou como Gestão Fiscal Financeira Gravíssima, a não adoção da revisão e da atualização sistemática da base tributária do IPTU. “Estamos trabalhando dentro da legalidade e transparência. Os valores foram calculados de acordo com a valorização do imóvel. Além disso, foi formada uma comissão específica esse trabalho”.

O prefeito também questionou o fato dos vereadores Dênis Maciel e Wagner Barone, só agora se manifestarem contra. Ele disse que o Projeto de Lei Complementar sobre a atualização da Planta Genérica do Município foi encaminhado para a Câmara Municipal no dia 6 de novembro de 2017. Lá, ele tramitou por quase seis meses. “Dizer que a administração os enganou e que tem que ser refeita a revisão dos cálculos de uma comissão constituída por vários órgãos é impossível. Curioso que esse projeto foi encaminhado na Câmara ano passado e só agora estão apontando defeitos”.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lucas, em 07.05.2018 às 18:15

    Primeiro que o que esse sujeito fala ou deixa de falar não influencia em nada a vida ou situação dos moradores da cidade, esse sujeito mal sabe o que fala, nem se quer mede as palavras para poder se justificar depois, infelizmente são essas pessoas que se lançam em campanha e se fazem de bons servidores para conseguirem o que querem, depois que conseguem não sabem nem qual é o devido papel de um Vereador isso acontece no país inteiro e não temos nada o que fazer se os Poder judiciário e o MP não fazem nada, é dai pra pior, Denis, Donatoni, o pecuarista ignorante pra carai, o Baroni, minha nossa e outros mais, que salva é o Pastorello devido ser um conhecedor de leis e ter senso das coisas, mas ainda assim estamos fudidos em relação aos que nos representam, FU-DI-DOS, literalmente...

  • por Priscila Gomes, em 07.05.2018 às 16:26

    É um merd@... sem culhão. Já não existem mais homens como antigamente. É tudo desse tipo, (criado com vó) fala pelos cotovelos a hora que o povo vem cobrar já sabe né, espana que nem porca velha. Pra mim só olhando pra cara dele nessa foto, nota-se que ele é um coitado: de estudo, de caráter, de honestidade, de atitudes e de moralidade, não sabe nem o que está fazendo ali nesse ressinto.

  • por Fábio F, em 07.05.2018 às 12:39

    Incitação e desobediência civil agora tem justificativa ? Sabia disso não, falou tá falado e pronto, assuma O que foi dito

  • por Luciano, em 07.05.2018 às 12:27

    Isso é receio de que? Tipo falei e mais é bem assim, afffff vereadores de cáceres

  • por Cesar, em 07.05.2018 às 11:35

    Tá difícil, taaaaaaaaaa muiiiiiiiitttoooooo difiiiicilllllllllll

  • por WENDER, em 07.05.2018 às 11:35

    É isso que dá colocar qualquer um para representar o povo, afs meu povo essa tal politica é uma brincadeira mesmo em? Poxa vida ai tem vereadores que não tem perfil algum para representar a população, está ai simplesmente por salário. Vergonha, vergonha vergonha! Cáceres está uma novela e sem previsão de acabar.

  • por Pedro Souza, em 07.05.2018 às 11:34

    São um monte de vereador para que ? Sabem de tudo mais não fazem nada a não ser levante de poeira para chegar os munícipes, tapear para acharem que estão fazendo alguma coisa. O bonito e digno é reconhecer o erro e pelo menos tentar corrigir a pedi de trabalho e não ficar remediando e tentando distorcer, palavras lançadas não voltam atrás senhores competentissimos. Melhorem para poder assim reconhecer e ajudar quem colocou os votos nos senhores, até agora não vi desenvolvimento algum e muito menos motivo para colocar meu voto em novas candidaturas. Infelizmente.

  • por Fernando, em 07.05.2018 às 11:16

    Não sei como certos vereadores e outros conseguem uma vaga na política, às vezes fico pensando como isso pode vir acontecer

  • por Paulo Henrique, em 07.05.2018 às 09:51

    Prefeito errado, vereadores errado, deputados errados, governo errado, esses políticos municipal, estadual estão todos colocando as mãos pelos pes, ninguém sabe nem o que estão fazendo, essa política está cada vez mais um absurdo sendo sustentado por impostos da população, arcando com erros e inexperiência desses que se dizem representar e trabalhar para o povo, a pergunta é: quem irá acabar com essa lambança ? Já passaram dos limites com impostos, com deservicos, com conversa fiada, com mentiras, com uma política porcaria meia boca, suplentes assumindo pq o bonzão está com problemas pessoais, vai saber , vereadores que são 15 e não vemos serviço de 1, está uma bagunça, tudo uma bagunça, quem era para arrumar deixa pior a situação. Bagunça e vergonha

  • por Luiz cesar, em 07.05.2018 às 09:44

    A onda agora é dizer que falei mais mais não falei, se é que vocês me entendem. Ali nessa câmara, todos sabem de tudo e na verdade não sabem de nada. Estamos cheios desse povo, é babação de ovo, discussões sem fundamento, dança das cadeiras, salários alto, vereador deveria ganhar salário mínimo por fazer o que fazem está muito bem pago um salário mínimo é um vale refeição

Mais comentários
 
Sitevip Internet