Notícias / Educação

02/05/2018 - 09:01

Túlio diz que espera que futuro reitor trabalhe pela melhoria da Unemat

Por Sinezio Alcântara

Arquivo/Ilustração

 (Crédito: Arquivo/Ilustração)
A população cacerense está na eminência de receber um “presente de grego” no ano em que se comemora 40 anos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Em uma ação orquestrada, coordenadores de 7 dos 13 campus da universidade, votaram a favor da chapa encabeçada pelo professor Rodrigo Zanin, de Sinop, para concorrer a eleição da reitoria que acontece no dia 5 de junho. A professora Edna Sampaio, da oposição, registrou chapa como representante de Cáceres. Porém, com menores chances. Por residir em Cuiabá, ela não exerce influência suficiente sobre o eleitorado, em Cáceres.

Os professores do campus de Cáceres, Celso Fanaia, Vera Maqueia e Anderson do Amaral, que até dias antes da escolha na sexta-feira (20/04) manifestavam o interesse na disputa recuaram, por falta de apoio dos campi. “Uma disputa em igualdade de condições já é difícil. Imagina sem apoio dos diretores dos campi?” indagou um dos pré-candidatos.

A possível eleição de Rodrigo Zanin causa preocupação, levando em conta que, ainda no ano passado, um grupo de professores de Sinop e Colíder apresentou uma proposta ao Conselho Universitário (Consuni) para transferir a reitoria da Unemat de Cáceres para Cuiabá. A iniciativa não prosperou, porque momentos antes da pauta ser colocada em apreciação, um grupo de delegados de Cáceres, liderado pela reitora Ana Maria Di Renzo, apresentou uma proposta para o fortalecimento do escritório da Unemat, na capital do Estado, para atender as demandas de alunos, professores e servidores dos campi do interior.

Lideranças políticas manifestam preocupação a respeito. O deputado doutor Leonardo disse que “o meu desejo pessoal é de que se eleja um professor de Cáceres. A Unemat é orgulho do povo cacerense. Seria uma forma de valorizar o esforço de tanta gente que lutou para implantação dessa universidade no interior do Estado. Mas, independente de quem seja o novo reitor, a sede da instituição vai permanecer em Cáceres. Existe um decreto governamental estabelecendo que só poderá haver mudança, através da Assembleia Legislativa. E, isso, comigo aqui não vai acontecer nunca”.

Suplente de deputado e reitor da universidade por duas gestões, o professor Adriano Silva, disse que é “lamentável” que isso esteja acontecendo. Na avaliação do ex-reitor faltou pessoas mais políticas para construir uma candidatura de Cáceres. “É muito lamentável que isso está acontecendo. Eu estou fora da Unemat, mas o que se percebe é que faltou pessoas mais políticas para construir uma candidatura de Cáceres”. E, acrescentou revelando que tem um projeto de sua autoria, um projeto de emenda a constituição estadual que irá garantir a permanência da sede da universidade em Cáceres.

“Embora esteja fora da Unemat a 4 anos, continuo lutando por ela. Estou apresentando um projeto de emenda a constituição estadual que fixa a sede da reitoria em Cáceres. O que eu puder fazer pela universidade vou fazer”.
Assim como os parlamentares, o prefeito Francis Maris Cruz, também demonstrou descontentamento.

“A minha preferência é de que seja eleito um reitor de Cáceres. Afinal, a Unemat é conquista da nossa gente. Mas, se for de outro campus, desejo que faça um trabalho, honesto e com transparência, como vem sendo feito pela reitora Ana Di Renzo”. Na mesma linha se posicionou o presidente da Câmara, vereador Domingos Oliveira dos Santos.

“É claro que essa situação é preocupante. Afinal a Unemat é nossa. E, independente do resultado das eleições, estaremos sempre aptos para defendê-la”.

Filho do ex-prefeito Antônio Fontes (falecido)- um dos que mais lutaram para implantação da Unemat em Cáceres -, o também ex-prefeito Túlio Fontes, lembrou que na década de 2000, trabalhos de infraestrutura foram imprescindíveis para consolidar a Unemat em Cáceres e impedir que forças políticas de Rondonópolis a levassem para lá. No que diz respeito a próxima eleição da reitoria disse que “espero que trabalhem pela melhoria da Unemat e respeitem a sua história em Cáceres onde nasceu e precisa continuar”.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Joaquim Barcelos, em 02.05.2018 às 19:02

    As duas chapas são com candidatos de Cáceres. Prof. Nice é de Cáceres de verdade... mora e trabalha em Cáceres. Edna "faz bico" em Cáceres...

 
Sitevip Internet