Notícias / Educação

28/04/2018 - 12:32

Unemat recebe doação de obras raras do acervo do escritor Eduardo Mahon da Academia Mato-grossense de Letras

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Revistas portuguesas literárias e artísticas, do século XIX e início do XX, foram cedidas pelo imortal da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Eduardo Mahon, à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A assinatura do temo de comodato ocorreu nesta sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Cáceres.

Os volumes da coleção das revistas Illustração PortuguezaPortugal/Brasil e António Maria ficarão alocados no câmpus de Tangará da Serra, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), sob curadoria do professor Agnaldo Rodrigues da Silva.

O escritor, Eduardo Mahon, explicou que essa iniciativa deveu-se à força da Unemat para divulgar os autores mato-grossenses, devido a sua presença em diferentes regiões do estado. “Nós escritores estamos sendo recebidos diretamente em cada município onde a Unemat se faz presente, como Sinop, Cáceres e Tangará da Serra, por exemplo. A Unemat virou um trampolim para o movimento literário de Mato Grosso. Não fiz mais do que retribuir”.

A Unemat desenvolve cursos de 43 municípios de Mato Grosso, por meio de 13 câmpus, 18 núcleos pedagógicos e 24 polos de ensino a distância. “Quanta coisa podemos fazer juntos pelo estado, inclusive neste espaço da história e da memória. É importantíssimo que os jovens tenham acesso a esse material para sabermos quem somos e o futuro que queremos”, disse a reitora Ana Di Renzo, ao enfatizar a importância da instituição para a inclusão social.

O material deverá ser utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Esses são documentos históricos e literários riquíssimos. É uma coleção que possibilita pesquisas nos diferentes gêneros literários, como prosa, conto, romance, poesia e teatro, podendo ser utilizado tanto de professores da Unemat, quanto estudantes de mestrado e doutorado”, ponderou o curador Agnaldo Silva.

Parte deste material já está digitalizada, mas alguns volumes ou fascículos ainda não estão disponíveis ao público. Essa investigação também vai fazer parte dos objetivos desse grupo de pesquisa. Para conhecer: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt

Também participaram da cerimônia de assinatura do termo, as acadêmicas da Academia Mato-grossense de Letras, Elizabeth Madureira e Olga Castrillon (professora da Unemat), o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Adilson Reis, e os pró-reitores de Extensão e Cultura (PROEC), Anderson Amaral e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Rodrigo Zanin.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet