Notícias / Educação

26/04/2018 - 10:40

Impacto da privatização da Eletrobras na matriz energética brasileira é tema de palestra no IFMT-Pontes e Lacerda

Por Weverton Correa

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O impacto da privatização da Eletrobras na matriz energética brasileira será tema de duas palestras proferidas pelo professor doutor Dorival Gonçalves Júnior, do departamento de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Mato Grosso, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste. A primeira aconteceránesta quinta-feira (26), às 19h50, com entrada gratuita, aberta a comunidade, alunos do Ensino Superior e do Proeja (Educação de Jovens e Adultos)A outra será nesta sexta-feira (27), às 9h, também aberta à comunidade, com abordagem mais específica para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado. O evento é promovido pelo Campus, com apoio dos cursos de Licenciatura em Física, tecnólogo em Eletrotécnica Industrial e o do Projeto Educom.

Coordenador do evento, o professor mestre Claudio Aurélio Leal Dias Filho destacou dois dos objetivos: conhecimento da matriz elétrica nacional e a importância da Eletrobras nesse cenário e a relação da empresa com conjuntura política atual, além da análise dos feitos dpolítica privativa no cotidiano da sociedade brasileira. "Pensamos numa forma de se esclarecer melhor o que é a Eletrobras, o que significa essa possibilidade de perdermos o domínio dela. O Dorival é uma referência nacional, tem doutorado na USP (Universidade de São Paulo) justamente sobre essa questão da matriz energética brasileira. Queremos gerar esse debate dentro da sociedade lacerdense. A palestra é voltada não só para o Campus, como comunidade. Lógico que nosso Campus tem interesse porque temos o curso de Eletrotécnica Industrial e isso vai afetar o trabalho desses futuros profissionais que estamos formando. O tema vai também envolver outras áreas como sociologia, relação política e energia, que todos nós usamos. É um tema fundamental para todos nós".

A Eletrobras  é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão distribuição. Ela foi criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico brasileiro.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet