Notícias / Cidade

26/04/2018 - 07:31

A uma semana do prazo de entrega, só 10% da obra da Zona de Exportação em MT foi executada

Por Eunice Ramos - TV Centro América

O contrato para construção da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, expira em maio, mas a obra não será entregue à população no prazo previsto. A empresa Primus Incorporação e Construção, que está fazendo a obra, venceu a licitação após uma batalha na Justiça e conseguiu avançar apenas 10% do projeto. 
 
A Secretaria Estadual de Cidades (Secid-MT) estuda o que será feito após o vencimento do contrato. À reportagem, a construtora alegou que o governo não teria feito os pagamentos necessários e que os atrasos teriam se iniciado em novembro do ano passado.
 
Por telefone, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-MT) reconheceu que deve R$ 182 mil à empresa e afirmou que a construtora ainda tem documentos para entregar. A pasta alegou, porém, que já foram liberados cinco pagamentos.
 
O engenheiro responsável pela obra não quis gravar entrevista, mas disse que a obra não avançou porque o projeto feito pela empresa contratada pela Azpec, responsável por administrar a ZPE, tinha erros. A Azpec, por sua vez, não quis se manifestar sobre o assunto.
 
A ZPE de Mato Grosso deve ser construída em uma área de quase 240 hectares, na fronteira com a Bolívia, região que é estratégica para o escoamento da produção do estado e para a integração econômica com os países sul-americanos. Quando a ZPE estiver operando, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 20 mil empregos.
 
Ao todo, deverão ser construídos cinco módulos com capacidade para abrigar 230 indústrias. Na primeira etapa, serão construídos oito prédios para a instalação da Receita Federal, administração, oficina mecânica, restaurante, apoio ao motorista e guaritas.
 
Os outros módulos serão comercializados com as empresas interessadas em se instalar. Em troca, elas terão isenção de impostos para exportação.
 
Várias empresas já demonstraram interesse em se instalar. O problema é que o projeto, que deveria ser executado em 12 meses, anda a passos lentos. No dia 1º de maio termina o contrato com a empresa responsável pela obra e, até agora, apenas 10% dos trabalhos estão concluídos.
 
Problemas na licitação
 
Na licitação coordenada pela Secid, quatro empresas que se candidataram para executar a obra foram desclassificadas por inconsistência nas planilhas.
 
Uma delas, a Primus, entrou com mandado de segurança na Justiça, que foi atendido pela desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues. A empresa, então, assumiu a obra, mas agora está pedindo prorrogação de prazo – o que ainda está sendo avaliado pela Secid.
 
A Primus pertence ao G|rupo Engeglobal – que atuou em obras da Copa de 2014 que até hoje não ficaram prontas, como os centros de treinamento da Barra do Pari e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. Procurada, a empresa não quis se manifestar.

Apenas 10% da obra da ZPE foi concluída até o momento (Foto: TVCA/Reprodução)

Projeto da ZPE prevê construção de cinco módulos e capacidade para abrigar 230 indústrias (Foto: TVCA/Reprodução)

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A REPORTAGEM:
https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/a-uma-semana-do-prazo-de-entrega-so-10-da-obra-da-zona-de-exportacao-em-mt-foi-executada.ghtml

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por BUGRE SÓ OBSERVANDO, em 26.04.2018 às 20:05

    OLHA, JÁ OUVI FALAR MUITO QUE OS PROJETOS TINHAM ERROS, INCLUSIVE ASSUMIDO PELO ARQUITETO GILBERTO GUIMARAES QUE INCLUSIVE SE MUDOU DE MATO GROSSO E ELE É O RESPONSAVEL CONTRATADO. AGORA RESTAR SABER, COMO A AZPEC CONTRA UM SERVIÇO SEM TER AS PESSOAS COMPETENTES. GONZAGA, TEM QUE COBRAR DA AZPEC, POIS ESSE PROJETO NÃO PODE SER TRATADO DA FORMA QUE FOI, BRINCARAM DE CONTRATAR E FAZER PROJETOS. ISSO É UM GRANDE PREJUIZO PARA O POVO DE MATO GROSSO, ONDE JÁ SE VIU, OBRA LICITADA E FICAR PERDENDO TEMPO CORRIGINDO PROJETO IRRESPONSAVEL.

  • por Juca, em 26.04.2018 às 15:50

    No Brasil pós PT, nada mais acontecerá em menos de 50 anos!

  • por Machado, em 26.04.2018 às 09:33

    Vai ser tema de politica esse ano...ano que vem...

 
Sitevip Internet