Notícias / Cidade

26/04/2018 - 07:21

Cáceres recebe Círculos de Construção de Paz

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Círculo de Construção de Paz, uma das ferramentas da Justiça Restaurativa e que integra o projeto piloto do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), foi apresentado e implantado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá). A unidade é coordenada pela juíza Alethea Assunção dos Santos e, ao todo, foram dois dias voltados para uma dinâmica que visa o estabelecimento da pacificação.
 
Na oportunidade, três orientadoras do NugJur apresentaram a ferramenta a mediadores do Cejusc e da Primeira Vara de Família e Sucessões. Já com equipes de trabalho sediadas em Cáceres - Associação Remanso, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e funcionários de unidade socioeducativa - foi realizado o círculo de paz propriamente dito.
 
A apresentação consiste em mostrar qual o real significado e importância de se aplicar essa ferramenta na construção de paz, visando fortalecer o diálogo, a comunicação da equipe e inclusive fazer círculos de tomada de decisões.
 
A orientadora do NugJur, Ana Teresa Pereira Luz, falou da relevância de se apresentar e promover círculos de paz nas comarcas do interior para resolver as questões com conversa e não com litígio. "Os círculos foram feitos com cada grupo onde se tratou o tema relacionado a cada um".
 
Para a gestora do Cejusc de Cáceres, Adriana Del Castanhel, que facilitou o Círculo com a Equipe do CREAS, apoiada pela orientadora Roseli Barreto Coelho Saldanha, "a ferramenta é muito importante, pois cria um ambiente seguro permitindo conhecer melhor um ao outro, além de fortalecer os relacionamentos e resolver os problemas em grupo".
 
Segundo a gestora da Primeira Vara de Família e Sucessões da Comarca, Jackeline Márcia Dias Tingo, todas as pessoas que tiverem a oportunidade devem participar de círculos de paz pela experiência que fica. "Eu achei ótimo. Ficamos mais à vontade para falar. O círculo veio para vivenciarmos a realidade de cada um e se colocar no lugar do outro. Todos nós gostamos bastante", afirmou.
 
A tesoureira da Associação Remanso Fraterno João Gabriel, que atende idosos de nove bairros carentes de Cáceres, Mariseth Carneiro Guimarães, disse que aprendeu muita coisa e destacou a metodologia utilizada pelas orientadoras. "Foi muito bom, aprendi e o método que foi utilizado é ótimo. Os idosos têm uma carga emocional muito grande represada. Uns são mais abertos, mas outros têm mais dificuldade de se expressar. Acredito que se em todos os lugares houvesse mais diálogo, respeito e colaboração, o Fórum não teria tanta gente com demandas".
 
Quem também participou da ação foi a gerente do CREAS local, Denise Maria de Oliveira Carvalho. Ela parabenizou a iniciativa e disse que toda sua equipe estava presente. "Foi muito acolhedor, um momento ótimo, já que durante o dia a dia nós cuidamos tanto das outras pessoas que nos procuram e quando encontramos pessoas que cuidam da gente, como foi no círculo de paz, a gente até estranha".
 
Denise ressaltou que o momento foi ímpar, uma vez que recebem no CREAS muitos casos de violência doméstica e conflitos familiares. "Isso acrescenta no nosso trabalho e é ótimo para a rede. Nos fortalece enquanto equipe para nos unirmos ainda mais. A gente se olha e olha também para quem está ao nosso lado", enfatizou.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet