Notícias / Politica

24/04/2018 - 08:08 | Atualizado em 24/04/2018 - 08:54

Adriano critica Taques por vetar homenagem a Maldonado na Unemat

Por Muvuca Popular

Muvuca Popular

 (Crédito: Muvuca Popular)
O Deputado Professor Adriano Silva (DEM), questionou a parcialidade do governador Pedro Taques após o recente veto à alteração do nome da Unemat, transformando-a oficialmente em Universidade Estadual do Mato Grosso – Carlos Alberto Reyes Maldonado - que vem a ser um dos fundadores da instituição. De acordo com o parlamentar, a sansão não traria qualquer ônus ao executivo estadual, uma vez que nada mudará, de fato, na fundação. 

O que o então deputado Adriano Silva quis fazer foi atender a um pedido comum dos acadêmicos, técnicos e alunos da instituição, que tanto reconhecem o que este educador fez a todo o Mato Grosso e que faleceu precocemente, aos 55 anos de idade. No início de 2016, o Conselho Universitário – formado por representantes dos 13 campi – solicitou ao parlamentar que sugerisse esta modificação na Assembleia Legislativa. 

Na época, como suplente de Eduardo Botelho, Adriano Silva encaminhou o projeto de lei, que foi levado em plenário duas vezes e acabou sendo aprovado, por unanimidade, em meados de março deste ano. “Nosso objetivo sempre foi homenagear este homem, tão importante para a educação em nosso estado. Ele esteve entre os principais responsáveis por implementar vários Campus da Unemat em diversas regiões de nosso estado”, afirma o professor Adriano Silva.

Taques, no entanto, acabou anunciando publicamente seu veto integral à Lei Complementar nº 03/2016. A base eleitoral do parlamentar, situada na região de Cáceres, acredita que o veto se deu pela mudança de partido do deputado, que migrou para o Democratas, numa clara demonstração de que foi para a oposição ao governo.

Para justificar o veto, o governo alegou inconstitucionalidade por Vício de Origem, afirmando, em breves palavras, que a criação ou extinção de órgão da administração pública só cabe ao executivo estadual. 

Mas este entendimento, segundo o próprio professor Adriano, é equivocado, uma vez que o projeto de lei não cria nem extingue nada. Somente altera o nome da Unemat, mantendo a fundação em todos os demais termos. 

“Fico indignado que uma manifestação coletiva tenha sido vetada apenas porque o governador quer me atingir, já que me tornei oposição”, comenta Adriano, que ressalta a vontade de todos os envolvidos no Conselho Universitário de alterarem o nome em homenagem a Maldonado.

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sandro, em 24.04.2018 às 17:59

    NÃO desmereço o trabalho de ninguém que lutou por melhorias enquanto vivo, mas a UNEMAT é a Universidade do Estado de MT e não deve, em minha opinião levar nome de ninguém, pois já existe a anos e tem seu nome como sigla, se fosse um monumento novo, uma rua nova, um prédio novo tudo bem, mas oque está ali a anos não tem nada a ver. Meus sinceros sentimentos a família mais nada a ver. Poderia construir um monumento dentro da UNEMAT In Memorian , quem sabe? Lembre-se que tantos professores/servidores que estão ali hoje que doam muito de si para o bem da nossa UNEMAT, vão morrer um dia, assim como todos nós, e se seguir esse raciocínio irá faltar UNEMAT para dar nomes.

  • por Marcio Lemes, em 24.04.2018 às 17:26

    Quando foi para defender os servidores da UNEMAT quando o Governador não quis cumprir com a constituição ao negar o RGA o nobre Deputado ficou pianinho, com o rabinho entre as pernas... agora que o Governo deu um pé na bunda tá achando qualquer futilidade para brigar e dizer que é a favor da Unemat... Realmente tem coisas mais importantes para fazer na instituição, ao invés de ficar mudando nome... tantos cursos com infraestrutura precária...

  • por Paulo Renato, em 24.04.2018 às 16:14

    Um conselho ao nobre Deputado e professor: Dê boas intenções o inferno está cheio, larga mão dessa palhaçada.

  • por Rafael, em 24.04.2018 às 14:55

    MT é o 4º estado no país com maior número de jovens fora da escola, diz estudo E deputadozinhos preocupados com homenagem de unemat. Parabéns senhores políticos do municípios e estado do Mato Grosso, fizeram seus papéis direitinho se importando com vergonha dos demais e esqueçam as próprias

  • por Pedro Lima, em 24.04.2018 às 14:33

    Cadê os resultados do seu serviço caro deputado ? Preocupado com unemat ? Tá blza

  • por Paulo César, em 24.04.2018 às 14:30

    João borgem, Priscila, Junior e Luzia, falaram tudo. Precisamos de falar mais alguma coisa ? Está e a política que nossos políticos competentíssimos fazem em cáceres para levarem votos, a política do oportunismo e tem ........ que cai

  • por André Correia Soares, em 24.04.2018 às 13:32

    Parabéns professor Adriano por resgatar a história da Unemat e de uma forma justa homenagear o saudoso professor Maldonado.

  • por joao, em 24.04.2018 às 12:18

    Esse ai so pensa no $$$$$$$ Nunca mais se elege nem para presidente de bairro! Uma pena estar buscando mudar o nome de uma Universidade em vez de se preocupar com outros assuntos mais importantes como a Saude, Educação, Cidade, Violência, etc... População só é lembrado em ano de eleições!!!

  • por Luzia, em 24.04.2018 às 10:24

    Tantas manifestações coletivas para o deputado e outro que também é deputado trazer alguma coisa e o que virou até hj? E não vai faltar um T.... aqui lambedor para falar esse é meu deputado ou dar parabéns para quem só aparece em época de eleições, por isso cáceres está do jeito que está

  • por Jr, em 24.04.2018 às 10:21

    Vai buscar melhorias para o campus deputado, p senhor em tanto tempo de mandato e não vemos nada de retorno dos votos DADOS ao senhor ! Muito fácil agora em uma guerrinha sem necessidade com governo ficar em falácias, mais se lembre que a muito pouco tempo o Sr estava lá sentado ao lado do excelentíssimo senhor baixinho e não trouxe nada pra nossa comunidade, agora quer ganhar votos com falação ? Tá fácil eleger em cáceres né ? Só esperar passar 4 anos e começar a falação e pronto, vai um desavisado lá e soca votos? Tá fácil hein Sr candidato.

Mais comentários
 
Sitevip Internet