Notícias / Educação

20/04/2018 - 08:58 | Atualizado em 20/04/2018 - 09:20

Protesto de estudantes comprova crime cometido por diretores de escolas estaduais de Cáceres

Por Chuenlay Marques

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Sem o mínimo de preparo para a função, professores da rede pública, acabam sendo levados as gestões das escolas.
 
Na maioria esmagadora das vezes, eles não possuem experiência para exercer a função e um dos exemplos pode ser visto atualmente em Cáceres.
 
Boa parte das 12 escolas estaduais estão sem merenda escolar porque o principal supermercado que fornece os produtos, está impedido de atender por decisão da Justiça, por estar sob investigação por suposto superfaturamento.
 
A situação que gerou inclusive um protesto ontem, 20, em uma das maiores escolas da cidade, é na verdade resultado da incompetência dos diretores.
 
Isso porque, apesar de terem autonomia financeira para comprarem os insumos para merenda escolar e produtos de limpeza, por incapacidade e vícios antigos, eles ignoram as leis que regem o sistema de compra do setor público e acabam por cometer crime de improbidade administrativa, neste caso, o de comprar fiado.
 
Mas isso não ocorre só em Cáceres. Na gestão pública de todo o País há um grave erro de colocar profissionais despreparados em funções de direção.
 
Há grande probabilidade de que a Procuradoria da República indicie os diretores de escolas da cidade por Improbidade, o que fará com eles jamais voltem a direção.
 
A repercussão do caso, poderá ser aproveitado pelo estado ou por algum legislador estadual, forçando a criação de mecanismo legais para impedir que apenas o voto democrático coloque professores na direção das escolas.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Junior, em 21.04.2018 às 13:51

    Aí eu pergunto: isso é fazer política ? Cadê os tais representantes do povo que vive Empencados em folhas de pagamentos como vereadores e tais suplentes que esquentam cadeiras e dividem salários ? Cadê os órgãos competentes ? Cadê a vergonha na cara ? Cadê a moral ? Será que só temos bunda moles e falação ? Falta vergonha e sobra canalhice ! Tem que investigar e se tiver que punir que sejam exemplar, tem que se esclarecer isso o quanto antes, pq eh uma falta de vergonha sem limites isso acontecer em nosso município, faltar merenda em tempos que vivemos, isso é andar para trás !

  • por cilene, em 20.04.2018 às 21:14

    Ao acessar Jornal Oeste me deparei com a falta de conhecimento do jornalista sobre determinados assuntos pois qualquer jornalista treinado constataria a veracidade da reportagem no último caso, na dúvida, a decisão mais acertada para um profissional pelo qual o texto acima descreve do campo seria reverberar o fato, antes de saber se ele se configurava como falso, ou verdadeiro. Acusar todos os gestores como se estivesse na mesma situação e deplorável pois o mesmo assunto esta sobre investigação da justiça para que seja apurado os fatos. Infelizmente, não foi o que ocorreu. http://www2.seduc.mt.gov.br/-/8221596-programa-de-alimentacao-escolar?ciclo http://www.sed.ms.gov.br/alimentacao-escolar/ http://www2.seduc.mt.gov.br/documents/8125245/9121200/IN 016 recursos financeiros do Programa Nacional de Alimenta%C3%A7%C3%A3o Escolar.pdf/acd8db7e-776c-6d70- alguns link para o jornalista tirar algumas duvidas

  • por Carlos Alexandre, em 20.04.2018 às 20:36

    Despreparado e incompetente é você, limpe a boca antes falar em educação, generalizando de forma equivocada esses profissionais da educação, que passam por tantas dificuldades, e vem você dar uma de moralista. Jornalista limpa vidro, acha que sabe muito. Cuidado com as palavras. Gostaria de saber de você, senhor "jornalista", o que fez ou contribuiu para a Educação. O bom jornalista é aquele que passa fatos concretos, procura saber dos fatos, antes de sair acusando gestores e assessores sem nenhum prova concreta. Pense nisso senhor "jornalista".

  • por FELIPE MICHELIN FORTES, em 20.04.2018 às 15:39

    Professores educam quando isso é dever da família, gerenciam, quando isso é função do estado, secretariam quando isso é função da comunidade. Os professores fazem muito mais do que sua função, mesmo sendo mal remunerados, mal estruturados, mal valorizados. E mesmo assim ainda são vitimas de calúnias e desprezo, como se fossem os culpados pelas mazelas dos estados. Nossos professores deveriam ser protegidos e valorizados não o contrario, por matérias mal informadas e sem a devida pesquisa.

  • por Lucia, em 20.04.2018 às 14:11

    Gostaria de informar ao senhor Marques que, o referido ato a que se refere não é contra a gestão da escola e sim em apoio, o senhor está equivocado, se buscasse a verdade não publicaria uma reportagem errônea dessa maneira, despreparado está o senhor, pois não há nada de errado ou irregular na referida escola, deveria responder sim o senhor, pois com sua reportagem, passando informações erradas coloca em risco a reputação de uma pessoa idônea e correta, o senhor sim e que está despreparado para a função que exerce.

  • por Romar, em 20.04.2018 às 12:44

    Acredito que devam ser respo sabilizadoa os culpados por está prática, mas não generaligem outras escola distorcendo o que realmente está acontecendo. Infelizmente as escola não tem autonomia de fazerem "fiados", pois dependem exclusivamente desta migalha que o governo chama de repasse de merenda escola, já que o estado não aceita doação dois pais, muito menos comprar de outra forma, assim responsabilizando a escola para que não comprasse de outra forma... A única prática que vejo de improbidade, é a que vcs praticam. Atacando e falando de gestões que está sofrendo por questões como esta de irresponsabilidades de outras gestão... tomole cuidado com as palavras, pois a escola da imagem não está sendo acusada por desvios de repasse da merenda escolar.

  • por Jacy, em 20.04.2018 às 12:42

    Acho que no comentario em acima a pessoa que descreveu não tem conhecimento de causa ou como funciona o sistema da educação como instituição acredito que em antes de publicar qualquer matérias deveria ser apurado os fatos pois gestão na educação tem vários e nem por isso deve dizer que todos tem uma ma gestão Acredito que o mesmo foi infeliz no seu comentario pois temos excelentes escolas isso se deve ao quadro de equipe que compõe estas escolas pelo fato de alguns gestores estão respondendo judicialmente isso que dirá a justiça se esta errado ou não em seu momento certo pelo qual a própria saberá através da mesma.

 
Sitevip Internet